Logística internacional: por que a visibilidade é tão importante?

Já se perguntou como a falta de visibilidade dos processos na logística internacional pode impactar negativamente a ponto de comprometer o sucesso de uma operação de comércio exterior?

Por sabermos a relevância do tema, preparamos o artigo de hoje exatamente sobre isso. Por isso, não deixe de ler as próximas linhas!

Temos certeza de que, ao final da leitura, você terá uma porção de insights que facilitarão a sua rotina de trabalho. Acompanhe!

O que é logística internacional?

Foi no auge dos conflitos armados da Segunda Guerra Mundial que a logística internacional de fato surgiu. Como você deve saber, o famoso “Dia D” é uma data celebrada pelos amantes da logística, pois essa foi a primeira operação logística de transporte em larga escala.

Ao envolver ataques aéreos e marítimos, a estratégia do “Dia D” foi caracterizada como uma megaoperação multimodal que envolveu uma cuidadosa estratégia e, portanto, inovadora para o ano de 1944. 

Qual o objetivo principal da logística internacional?

O principal objetivo dos sistemas de logística é integrar todas as atividades associadas ao intenso fluxo de mercadorias que as operações de comércio exterior demandam de um jeito colaborativo e, ao mesmo tempo, eficiente. 

Afinal, é preciso garantir que o produto negociado vá de uma ponta a outra do mundo. De modo geral, é preciso gerenciar 100% dos esforços para integrar fornecedores, fabricantes, armazéns, pontos de distribuição e todos os demais atores envolvidos nesse ecossistema. 

Quais são as atividades da logística internacional?

A logística internacional e aduaneira conta com um amplo ecossistema, que inclui companhias de transporte internacional, despachantes aduaneiros, armazéns e autoridades alfandegárias.

Agenciamento Internacional de Cargas

O agente de cargas é uma espécie de intermediador que o dono da mercadoria usualmente contratado pelo dono da mercadoria. A atuação do agente de cargas na logística internacional consiste em contratar o transporte e se certificar de que o produto seja entregue no local de acordo e no prazo estipulado entre vendedor e comprador. 

Ou seja, se os agentes de carga se enquadram como operadores logísticos internacionais. A expertise do agente de cargas está na organização dos processos logísticos para o sucesso da operação. Ou seja, executar um bom gerenciamento dos processos door to door, ou seja, basicamente de uma porta a outra.

Elaboração de documentos

Atividades como elaborar Fatura Comercial, Romaneio de Carga e certificados necessários, bem como conferir o Conhecimento de Embarque, são de responsabilidade do exportador.

Caso o exportador não tenha profissionais especializados para esse fim, deve contratar um despachante aduaneiro para tal. Terceirizar esse serviço com um parceiro de confiança é essencial, pois os documentos são oficiais e não podem apresentar nenhum tipo de inconsistência em relação à mercadoria comercializada.

Despacho aduaneiro

Usa-se o termo despacho aduaneiro somente no Brasil, mas em outros lugares do mundo ele também acontece, porém, com o nome de customs clearance. De modo geral, essa atividade representa a liberação da mercadoria para seguir o seu curso, por isso, acontece na exportação e na importação.

Logística doméstica

Chamamos de logística doméstica todos os trâmites relacionados à compra e venda de itens nacionais. Por mais que a mercadoria estrangeira percorra trechos em território nacional, como serviços de remoção da carga do aeroporto ou porto até o armazém do importador.

Projetos Logísticos Especiais

Carga projeto, embarque de amostras, admissão e exportação temporária são atividades peculiares que exigem conhecimento profundo do meio de transporte e da legislação para evitar multas e garantir a agilidade da operação.

Como funciona a logística internacional no Brasil?

Em geral, as atividades de comércio exterior devem seguir normas e regulamentos específicos que estão dispostos no Regulamento Aduaneiro (RA). A Receita Federal do Brasil (RFB) é a autoridade máxima nesse contexto, mas existem outras autoridades aduaneiras que se envolvem no processo.

Um bom exemplo a se citar é o tratamento administrativo, que acontece tanto na importação quanto na exportação. Ele se define como a análise dos procedimentos que a mercadoria a se importar ou exportar deve cumprir conforme a sua classificação fiscal.

Em alguns casos, órgãos anuentes farão uma minuciosa análise da mercadoria em questão, podendo exigir documentos adicionais ou não. Os principais órgãos são:

  • ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
  • MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
  • INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Por que a visibilidade é tão importante?

Aproximadamente 15 a 20 players se envolvem diretamente na operação, dentre eles: armadores, despachantes, agentes de carga, analistas, fornecedores, entre outros. E aí, você se pergunta: entre tantos embarques no cotidiano, como cuidar de todas as informações sem perder o controle?

Conheça a plataforma SaaS

Ao utilizar uma plataforma Software as a Service (SaaS), 100% online e na nuvem, é possível centralizar as informações de todas as suas operações pertinentes à logística internacional, além de acompanhar e realizar uma gestão eficiente baseada na previsibilidade e visibilidade em tempo real.

Com uma solução voltada à centralização das principais informações sobre a logística internacional de importação e/ou exportação, incluindo as movimentações aduaneiras, você obtém:

  • tem visibilidade global da operação logística internacional importação e exportação;
  • toma decisões proativas baseadas em dados;
  • acompanha a jornada da carga por meio do tracking em tempo real;
  • evite multas desnecessárias como a demurrage de contêiner;
  • gerencia o armazenamento de forma ágil e eficiente;
  • reduz o risco de ruptura de estoque, entre outras vantagens.

Conte com soluções inovadoras da Logcomex

No comércio exterior, agilidade é a palavra de ordem e, sendo assim, é imprescindível contar com soluções tecnológicas e inovadoras para otimizar as operações do seu time e focar na estratégia do seu negócio visando o ganho de vantagem competitiva.

Transforme a gestão da sua logística internacional de ponta a ponta e obtenha visibilidade em tempo real da jornada da sua carga. Clique aqui e conheça a nossa solução agora mesmo!