Como aplicar a metodologia OKR no comércio exterior?

O planejamento estratégico é a chave do sucesso para qualquer negócio —  e essa informação não é segredo para ninguém. Mas saber como e por onde começar na sua empresa pode ser um desafio. A metodologia OKR é uma maneira muito difundida e conceituada de se fazer isso.

Com esse artigo do blog da Log você vai entender mais sobre como funciona a definição de OKRs e, ainda, como aplicar esse método na realidade do comércio exterior. Para saber tudo isso, é só continuar lendo esse texto!

O que é o método OKR?

A sigla OKR é referente à expressão em inglês Objectives and Key Results que, traduzida para o português, significa Objetivos e Resultados-chave. Mas, muito além da terminologia, é preciso entender para quê esse método serve, não é?

A definição, desdobramento e execução de metas empresariais é super importante. A metodologia de OKRs tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento desse processo, focando no alinhamento e nos resultados.

Apesar de estar presente de forma massiva ainda hoje nas empresas, o método OKR não é novidade. Ele foi criado pelo Andrew Grove, fundador e ex-CEO da Intel em 1968 e, depois, se difundiu com a ajuda de John Doerr (que também trabalhava na Intel), chegando ao Vale do Silício.

Qual a fórmula do OKR?

O método OKR traz o conceito de que, para que seja possível atingir os objetivos esperados, é preciso estabelecer metas secundárias — key results — que levarão a esses objetivos principais. 

São essas metas menores que vão indicar o andamento das equipes na jornada para que seja possível alcançar os objetivos.

Basicamente, os key results serão o parâmetro para mensurar o progresso da empresa no atingimento dos objetivos. E, para acompanhar o andamento dos key results, é preciso observar as métricas corretas.

O objetivo do método OKR pode ser comum a toda empresa. Porém, os key results são determinados entre os diferentes setores — afinal, cada time irá colaborar para o atingimento da meta à sua maneira. 

Como definir o objetivo?

Para definição dos objetivos, é muito importante lembrar que eles precisam ser descrições qualitativas de algo que se deseja atingir na empresa. Eles costumam ser curtos e inspiradores, para incentivar a equipe a atingi-los.

Como definir os key results?

Ao contrário dos objetivos na metodologia OKR, os key results precisam ser mensuráveis e quantitativos. 

Não existe uma fórmula mágica para saber quantos KRs cada objetivo deve ter. Porém, indica-se que cada objetivo tenha pelo menos 2 KRs e no máximo 5. Caso contrário, é possível que eles se percam e ninguém se lembre de todos.

Quais são as fases do ciclo de gestão de OKRs?

Uma das maiores vantagens do método OKR é que as metas e objetivos não se perdem no tempo. Por isso, existe um ciclo de gestão dessas métricas, para que seja possível analisar o andamento da empresa em direção ao objetivo principal. Olha só quais são suas etapas:

  1. Definição dos objetivos de alto nível
  2. Validação dos OKRs pelo time
  3. Desenvolvimento dos OKRs em cada equipe
  4. Mapeamento e alinhamento de métricas
  5. Monitoramento semanal das métricas
  6. Revisão dos OKRs a cada três meses
  7. Análise dos resultados, com retrospectiva e lições aprendidas.

É preciso lembrar que esse processo é cíclico, ou seja, quando atinge-se a fase 7, o processo retorna ao seu início. O ciclo de OKRs costuma durar de 3 a 4 meses.

Existem dois pontos extremamente importantes nesse ciclo: revisão e alinhamento. Para que toda a empresa caminhe na mesma direção, essas duas palavras são essenciais e devem fazer parte da rotina de todas as equipes.

Não basta apenas definir os objetivos e KRs, é preciso acompanhá-los! Anotou? 

Como acompanhar os key results?

Bom, os objetivos e key results já foram estabelecidos e estão em andamento. Mas, e agora: como monitorá-los? Esse é outro desafio na implementação da cultura de OKRs dentro das empresas.

Acompanhar as métricas é muito importante e essa tarefa fica mais fácil quando se estabelecem maneiras visuais de se fazer isso.

Como?

Dashboards!

Eles são painéis de observação de resultados que simplificam muito a rotina do acompanhamento dos KRs.

Como implementar a metodologia OKR no comércio exterior?

A metodologia OKR pode ser aplicada em qualquer segmento, inclusive no comércio exterior! Essa metodologia deve fazer parte da cultura da sua empresa, independente de qual atividade ela desempenha.

Para implementar essa cultura na sua organização, você pode seguir os passos listados acima, que fazem parte do ciclo de gestão dos OKRs.

Além disso, o momento de definir os objetivos de alto nível para a sua empresa de comércio exterior é super importante! Separamos algumas dicas para você se lembrar:

  • Priorize aquilo que é mais importante no momento: quando decidem estabelecer OKRs, as empresas tendem a querer definir objetivos para acabar com todos os problemas ao mesmo tempo. Porém, acabam não sendo assertivas
  • Estabeleça objetivos claros e específicos: evite objetivos muito abrangentes e difíceis de serem compreendidos pelo restante da equipe
  • Estabeleça objetivos viáveis e realistas: as metas precisam (e devem) ser desafiadora. Mas elas também precisam ser alcançáveis considerando o contexto atual da sua equipe.

Para entender ainda melhor como aplicar essa metodologia na sua empresa, separamos alguns exemplos práticos de OKRs possíveis nesse segmento. Olha só:

Exemplos de OKR no comércio exterior

Objetivo: encontrar fornecedores confiáveis para a Importação de insumos químicos

KR 1: Criar um departamento de inteligência de mercado até dia 10/11

KR 2: Contratar um software de inteligência de mercado até o dia 10/12

KR 3: Analisar fornecedores de 5 empresas concorrentes até dia 10/01.

Objetivo: reduzir os custos da importação

KR 1: Contratar um software de automação até dia 10/11

KR 2: Criar um processo de revisão para a documentação pré-embarque até dia 10/12

KR 3: Estabelecer uma rotina de acompanhamento dos fretes internacionais até dia 10/01.

Esses são apenas alguns exemplos de OKRs para empresas de comércio exterior. Viu como é possível utilizar essa metodologia na sua empresa?

Planejamento estratégico e inteligência de mercado andam juntos

Estabelecer seus objetivos e seus key results pode ser muito mais fácil quando se conta com a inteligência de mercado.

Realizar a análise de concorrentes e mapear seu market-share são práticas que, com certeza, podem ajudar na definição das suas metas empresariais.

Para isso, ter o acesso à uma plataforma de inteligência que reúne inúmeros dados do comércio exterior é uma grande vantagem competitiva.

A Logcomex possibilita análises por meio de dashboards interativos, reunindo e facilitando o acesso a informações estratégicas do comércio global.