pagador

Por que ser bom pagador ajuda no fluxo de caixa da importação? Entenda

Se tentar realizar uma importação que não respeite seu fluxo de caixa, ela irá emperrar em algum trâmite que, além de causar prejuízos, vai lhe distanciar de ser considerado um bom pagador no mercado de comércio exterior.

Aliás, se você não tiver caixa, complicará até para conseguir o Radar acima do Expresso.

A fim de ser reconhecido como bom pagador é preciso, além de fluxo de caixa, a virtude de honrar seus compromissos em dia.

Sabemos que o momento não é financeiramente favorável para muitos segmentos que importam, mas aqueles que construíram a reputação de bom pagador antes da pandemia, estão passando por essa situação com mais facilidade.

Os benefícios são intangíveis, mas valiosos para o sucesso tanto das importações, quanto de sua empresa.

Mas, o que é ser um bom pagador?

Assim como soft skills, quem vai dizer se você é ou não um bom pagador, são as pessoas. Porque ser um bom pagador, é sinônimo de confiável.

Pois a confiabilidade faz fluxos de caixa premeditarem corretamente suas entradas, acontecer como planejado, saca? Igual sempre almejamos no comércio exterior, não é satisfatório quando a importação ou exportação flui sem entraves?

Isso vale tanto no Brasil que não teria coragem de carregar no bolso

Então, o recebedor do dindin se sente igual quando recebe em dia e isso reflete positivamente ao bom pagador em benefícios como:

Você alivia o fluxo de caixa dos próximos processos

Da mesma forma que avaliamos um prestador de serviço na prática, a boa fama de bom pagador será desenvolvido com o passar dos processos.

E sem gerar dificuldades, sempre tem aqueles clientes com exigências novas só para ganhar tempo.

Agindo dessa forma, eles poderão reduzir a margem de segurança média deles contigo, cotando um preço melhor para o próximo embarque ou contrato.

Mas você não vai conseguir isso se trabalhar com qualquer um por causa de preço, é preciso desenvolver um pequeno grupo prestadores de serviço, para que tenha maior recorrência e colha esse benefício antes.

Os processos do bom pagador são tratados com maior prioridade

Essa te respondo num exemplo bem prático:

Digamos que seu Despachante Aduaneiro tem duas D.I para registrar (de perfil, tamanho e valor similar) de diferentes clientes.

Porém, só há tempo para registrar uma para parametrizar no mesmo dia.

O cliente de uma das D.I, pagou o adiantamento do numerário hoje, ainda não caiu na conta mas ele jura que pagou, seguidamente ele tenta esse dibre.

O outro cliente, pagou o adiantamento ontem, como sempre faz, um dia antes da atracação do navio.

Sim, dá para pensar em muitas variáveis nesse simples exemplo, mas com toda certeza que esse despachante está inclinado a registrar a D.I de quem não o faz de bobo.

Maior poder de barganha

Caso você, humilde importador, quer se destacar em algo que as grandes empresas do Comércio Exterior não fazem bem, basta pagar em dia.

Além de pedirem prazos longos como Transit Time marítimo de armador pinga-pinga, ainda são capazes de atrasar.

Por mais que seu prestador de serviço tenha grandes empresas na carteira, ele precisa dos pequenos bom pagadores para evitar utilizar o próprio crédito. Pagar em dia é moralmente uma obrigação, contudo ainda é visto como um diferencial entre tantos maus pagadores, e isso tem poder de barganha para quando for cobrar ou renegociar valores.

Quando o fluxo de caixa do bom pagador apertar, confiarão nele.

Ninguém está livre de passar apertos financeiros, de fato que estranhamos quem diz não ter passado por dificuldade alguma no atualmente,

Às vezes o problema financeiro nem é dinheiro, pode ser um sistema que falhou justamente no dia do pagamento do frete para o agente de carga ou do numerário ao despachante aduaneiro.

Sendo um bom pagador, certamente que quando isso ocorrer, seus prestadores de serviço aceitarão lhe dar um prazo afim de que sua importação não absorva prejuízos.

Apesar de parecer um poder de barganha, na prática ocorre de forma inconsciente, por haver confiança.

Se não confiarem, estará se sujo na praça do comércio exterior.

É um assunto delicado, mas alguém precisa lhe dizer isso:

Não são apenas bancos que trocam informações sobre inadimplentes.

Duvida? Teste com um prestador de serviço que nunca trabalhou antes, de perfil similar aos que normalmente trabalha, e solicite-o seu prazo de sempre:

  • Se for rapidamente aprovado, sua fama de bom pagador está intacta
  • Se for negado ou recebeu muito abaixo do pedido, ele sabe como você tratou os outros antes dele.

Talvez consiga ficar na tênue linha entre bom e mau pagador e tenha apenas uma fama de ”enrolão”, Desorganizado ou Perdido, que seja, entenda que, se ficar tratando seus prestadores de serviço como bancos, você está pagando por esse crédito.

A confiança é uma das moedas mais valiosas.

Ser reconhecido como bom pagador leva tempo, um setor de Marketing não vai ter tornar relevante em um mês ou esperar que um departamento de Importação resolva todos os entraves e prejuízos em uma semana.

Tampouco consigo provar com números, mas lhe digo por experiência própria, tanto como prestador de serviço quanto cliente que, ser bom pagador reduz custos, conflitos e as cargas chegam mais cedo até você.

E você, leitora(o)?

Como seus clientes têm lhe tratado nesse assunto? Eles são bons pagadores? Algum segmento tem sofrido mais pela pandemia? Vamos continuar conversando nos comentários.

Escrito por: Jonas Vieira