Portos brasileiros e a importância do transporte marítimo

Portos brasileiros e a importância do transporte marítimo

O modal marítimo é um dos meios de comércio mais antigos do mundo. Foi através do mar e com o auxílio das estrelas que as nações iniciaram a realização de suas transações internacionais. 

É claro que, ao longo dos anos, o setor se desenvolveu. As inovações tecnológicas trouxeram inúmeras mudanças para o setor e, consequentemente, para a importação e a exportação.

Por isso, ele exerce uma enorme importância para o trade global e também para o país, afinal, o litoral brasileiro possui mais de 9 mil quilômetros de extensão. 

O transporte marítimo no Brasil

Mesmo com milhares de quilômetros de costa marítima e inúmeras bacias hidrográficas, esse modalidade de transporte de cargas ainda é pouco explorada em território nacional se comparada ao modal ferroviário e ao rodoviário. 

Alguns fatores responsáveis por esse cenário são a lentidão, a burocracia e uma maior possibilidade de ocorrerem avarias nas cargas.

Leia mais: Os desafios da importação marítima no Brasil

Ainda assim, existem soluções tecnológicas que podem ajudar muito a contornar essas desvantagens e fomentar ainda mais o transporte marítimo. Até porque esse modal promove o fortalecimento do setor de comércio exterior e a geração de inúmeros novos empregos.

Em meio à crise instalada atualmente devido à pandemia do Coronavírus, essa importância se mostrou ainda mais: o fechamento das fronteiras ocasionou a suspensão de diversos voos e, por isso, um grande prejuízo para a cadeia logística.

Enquanto isso, o transporte marítimo não foi tão afetado quanto os outros modais para o transporte internacional de cargas e, assim, seu papel para o trade global se mostrou ainda mais essencial. 

Em território nacional, contamos com aproximadamente 175 instalações portuárias para o transporte das cargas tanto dentro do país quanto internacionalmente. 

Para entender a importância desse modal para o Brasil, é necessário também falar mais sobre os principais portos nacionais e como eles são responsáveis por fomentar o comércio exterior. Olha só:

Portos do Brasil: conheça 5 deles

Porto de Santos

Responsável por gerar milhares de empregos da cidade de Santos, em São Paulo, é o maior porto do América Latina em movimentação de cargas. 

E isso não é à toa: ele tem aproximadamente 16 quilômetros de cais e uma área de 8 milhões de metros quadrados. Seu tamanho é equivalente à 1200 campos de futebol.

Em seus praticamente 130 anos de história, hoje ele representa quase um terço das trocas comerciais do Brasil. 

De janeiro até agosto deste ano, o Porto de Santos agrupou aproximadamente 806 mil TEUS. Esse número representou mais do que os portos de Paranaguá, Navegantes, Itapoá e Manaus juntos.

Porto de Paranaguá

É o mais importante em transporte de grãos na América Latina. Desde 1926, o Porto de Paranaguá tem papel imprescindível na movimentação da balança comercial do país.

Com uma área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4,2 mil metros de extensão de cais, é um dos canais mais importantes de escoamento da nossa produção agrícola e, por isso, conta com uma área de influência de 10 estados brasileiros. 

De janeiro até agosto, o Porto de Paranaguá movimentou mais de 12 milhões de quilos em cargas e agrupou mais de 210 mil TEUS.

Porto de Navegantes

O Portonave possui aproximadamente 400 mil metros quadrados de área e 900 metros de cais. Suas operações tiveram início em outubro de 2007 e foi o primeiro terminal privado de contêineres do Brasil.

Atualmente, emprega mais de mil colaboradores e atua no escoamento da produção das regiões Sul e Centro-Oeste e outros países da América do Sul, recebendo também cargas de todo o mundo.

No período de janeiro até agosto, movimentou mais de 105.861 TEUS — dado retirado da plataforma de inteligência da LogComex.

Porto de Itapoá

O Porto de Itapoá fica localizado no litoral norte de Santa Catarina, integrando a baía de Babitonga. Iniciou suas operações em junho de 2011 e conta com 250 mil metros quadrados.

O terminal de carga marítimo possui estrutura para movimentar 1,2 milhões de TEUS por ano. De acordo com dados da plataforma de inteligência da LogComex, movimentou mais de 195 mil TEUS de janeiro a agosto de 2020.

Porto de Manaus

Maior porto flutuante do mundo, o Porto de Manaus possui mais de 77.600 metros quadrados e atende os estados de Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso.

Inaugurado em 1907, sua história teve início com o grande desenvolvimento econômico ocasionado pela borracha.

De janeiro até agosto, movimentou 163 mil TEUS. Você pode consultar mais dados sobre a importação no Infográfico gratuito referente ao mês de agosto produzido pela LogComex.

Tome decisões mais assertivas na importação marítima

Muito mais do que uma base de dados, nossas soluções de inteligência utilizam a tecnologia para localizar, cruzar e enriquecer informações em uma plataforma de fácil navegação.

A LogComex pode cuidar das cargas de qualquer origem para qualquer destino, tudo de maneira segura, otimizando operações e reduzindo custos. 

Saiba mais sobre o que a LogComex pode fazer por você.