Revolução da IA Generativa impulsiona nova era na indústria global

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está provocando uma transformação tão significativa quanto a invenção da imprensa, redefinindo como produzimos e consumimos conteúdo. O impacto dessa revolução tecnológica já movimenta diferentes setores industriais e promete remodelar o cenário comercial global.

Números que impressionam:

  • 95% das empresas planejam aumentar investimentos em IA até 2025
  • Mercado global de IA deve alcançar US$ 3,6 trilhões até 2034
  • Mais de 80% das companhias já testam interfaces conversacionais
  • Crescimento de 75% de empresas que aderiram à IA generativa em 2024

No entanto, desafios significativos emergem junto com estas oportunidades. A tensão comercial e geopolítica entre Estados Unidos e China ganhou novos capítulos a partir da produção de semicondutores e microchips. Neste embate, muitos países têm tentado se resguardar com a importação de semicondutores para não pender a um lado na guerra das IAs, e o Brasil não é diferente. Em 2024, o país importou US$ 575,5 milhões em valor FOB de semicondutores taiwaneses, segundo a Logcomex.

Fato é que, com um mundo acelerado, onde cada dia é suficiente para novas ferramentas surgirem como inovação, toda a estratégia de implementação destas inovações é fundamental. O caminho para uma adoção responsável de uma tecnologia como a Inteligência Artificial requer:

  1. Desenvolvimento de frameworks de licenciamento comum
  2. Estabelecimento de mecanismos de governança robustos
  3. Colaboração entre diferentes setores da indústria
  4. Engajamento multissetorial, incluindo governo e sociedade civil

Como mostram os dados comerciais, as empresas que se anteciparem na adoção estratégica de IA, especialmente em mercados emergentes, tendem a conquistar vantagens competitivas significativas no cenário global.