software-de-comex-benefícios

Software de comex: conheça os benefícios

A tecnologia, cada vez mais, facilita as atividades de diversas empresas e operações. No universo da importação e exportação não é diferente: um software de comex é extremamente importante não apenas para simplificar o dia a dia das equipes, mas também para trazer muito mais assertividade para a sua estratégia. 

Historicamente, o acesso às informações de comércio exterior é complexo e pouco explorado. Afinal, os dados estão distribuídos em diversos lugares diferentes, o que torna sua visualização pouco compreensível.

Se você já está pensando em como melhorar os resultados e otimizar os processos de importação e exportação na sua empresa, o blog da Log preparou um conteúdo para te convencer de que essa é, de fato, a melhor decisão para 2021! Vamos lá?

Vantagens de utilizar um software de Comex

Usar a transformação digital para revolucionar seus resultados no comércio exterior pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Mas, para deixar tudo muito mais claro, fizemos uma lista! Olha só:

Elaborar estratégias sólidas com base em dados

Basear a tomada de decisões na intuição é extremamente perigoso para a saúde de qualquer negócio. Ter uma cultura data-driven, por outro lado, pode trazer uma enorme vantagem competitiva. O ano de 2020, com todas as suas surpresas, provou isso. 

A análise de mercado é uma estratégia essencial para atingir uma maior maturidade na condução dos processos de importação e exportação. Um bom software da Comex vai tornar o estudo de tendências e da concorrência possível. 

Leia mais: Como a tecnologia Big Data auxilia nas vendas do comércio exterior

Ter mais facilidade para encontrar fornecedores

A busca por parceiros de negócio pode ser um desafio para empresas atuantes no comércio exterior. A análise, rastreamento e acompanhamento do relacionamento de empresas com outras companhias no exterior é uma maneira eficaz de validar fornecedores.

Para isso, um software de comex que permite o estudo do mercado é um ponto extremamente forte em qualquer estratégia. 

Acessar todas as informações em um só lugar

Nas operações de comércio exterior, existem diversas fontes públicas de dados. Porém, com as informações espalhadas em diferentes plataformas, a compreensão de todo o cenário acaba sendo muito mais confusa. 

Utilizando um software de Comex mais robusto é possível ter todos os dados compilados e organizados em uma só plataforma.

Além disso, a visualização por meio de dashboards é uma excelente vantagem, pois permite um entendimento mais claro das informações.

Leia mais: Conheça 5 motivos para analisar o mercado na importação

Ter maior controle no andamento dos seus processos

Um follow-up automatizado e digital da sua importação oferece muito mais facilidade no dia a dia das atividades.  

Com uma ferramenta de automação é possível ter muito mais agilidade e assertividade na busca pelas informações. Além disso, torna muito mais simples a rotina com o cliente, devido à centralização dos dados.

Prospectar novos clientes

A prospecção de clientes, com o estudo de mercado, também se torna muito mais assertiva. Com o entendimento dos dados — possibilitado por um software de Comex — pode-se entender muito mais as necessidades do seu target. 

Uma plataforma que organiza informações relevantes de produtos e concorrentes faz com que fique simples a tarefa de se realizar propostas mais vantajosas e competitivas.

Conheça a plataforma de inteligência da Logcomex

Empresas que não utilizam um software de Comex acabam perdendo muito tempo na busca e assertividade das informações que precisam. 

A Logcomex conta com uma enorme agilidade na entrega de dados. Com a plataforma, é possível realizar uma busca por fornecedores a nível mundial e o monitoramento de acordos comerciais. 

A ferramenta também oferece mais objetividade na busca de um produto, disponibilizando um refinamento por NCM ou descrição.

E, ainda, com a análise da concorrência a sua empresa é capaz de saber de quem seu concorrente está comprando.