Ano Novo Chinês 2025: impactos no comércio exterior e logística

Blog By

Logcomex

O assunto mais aguardado do primeiro trimestre do ano chegou: o Ano Novo Chinês!

Se você trabalha no comércio exterior há mais tempo, já sabe que o tema rende poucas e boas. Afinal, este é um período crítico de pausa global e por isso, envolve uma série de acompanhamentos e atualizações que vão além de conhecer os processos aduaneiros.

Calendários e feriados, por exemplo, devem ser acompanhados de perto, pois impactam diretamente a rotina dos agentes atuantes na área. E o mesmo nível de atenção deve se dar às datas comemorativas de outros países, como é o caso do Ano Novo Chinês.

Este não é um guia de sobrevivência, mas um artigo esclarecedor sobre o tema e algumas dicas para não passar muito trabalho. Acompanhe e boa leitura!

O que é o Ano Novo Chinês?

O Ano Novo Chinês é um grande recesso em comemoração ao calendário lunar, seguido na China em vez do gregoriano. No calendário oriental, a virada ocorre após 12 ciclos da lua ou a primeira Lua Nova após o solstício de inverno.

Este período equivale a cerca de 354 dias, o que dá aproximadamente 12 meses.

Em 2025 o Ano Novo Chinês acontecerá, entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025. Ou seja, sete dias de feriado, entretanto, é comum que algumas fábricas fiquem um pouco mais de tempo em ritmo de recesso, afinal, este é um dos pouquíssimos feriados oficiais da China.

Impactos do Ano Novo Chinês na economia e comércio exterior

A relevância econômica da China impacta a economia global, pois o país lidera segmentos como informática e telecomunicações. 

A China é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, especialmente na importação. Por isso, o feriado prolongado resulta em uma pausa nas importações brasileiras. 

Devido à sua importância nas balanças comerciais, é essencial planejar minuciosamente as negociações com fornecedores chineses ou as exportações para a China.

A retomada das negociações, fluxos aduaneiros e produção ocorre só depois da Golden Week. Ou seja, é preciso planejar a gestão de estoque para antecipar ou postergar remessas para depois do término do recesso na China.

Por exemplo, um dos produtos mais importados da China para o Brasil são equipamentos de telecomunicações, como celulares e seus acessórios. Assim, varejistas que atuam nesse segmento do comércio exterior devem conversar meses antes da chegada da data com seus fornecedores para entender se será necessário reorganizar o destino de recursos.

Dicas para se preparar para o feriado

Durante o período do Ano Novo Chinês, a maior preocupação é compreender como não furar o planejamento de estoque que foi idealizado. Se você está se perguntando: Como evitar atrasos no comércio exterior durante o feriado chinês e sobreviver com entusiasmo e alegria, acompanhe nossas dicas a seguir para não fazer feio no seu planejamento.

  • Faça um pente fino na curva ABC e priorize a previsão dos estoques: avalie suas necessidades de estoque e antecipe pedidos para que sejam produzidos e despachados antes do feriado.
  • Pedidos adiantados: identifique os produtos críticos e formalize o pedido antecipadamente. A última coisa que você precisa é ruptura no seu estoque.
  • Comunicação pró-ativa com os fornecedores: esteja em contato com seus fornecedores para entender seus cronogramas de produção e embarque.
  • Solicite pré-reserva para o frete internacional: confirme com os agentes de carga a disponibilidade de espaço e janelas de embarque antes e após o feriado. Se isso não for possível, verifique a possibilidade de utilizar modalidades de transporte alternativos ou ainda optar pela contratação de um novo operador logístico.
  • Estude rotas alternativas: explore opções de transporte por outros países ou portos que possam reduzir os tempos de espera.
  • Confira os termos das negociações: inclua cláusulas específicas sobre entregas em períodos críticos, como o Ano Novo Chinês. Em certos casos, cabe considerar a inclusão de penalidades por atrasos em relação à prontidão de carga, ou até mesmo solicitar entrega prioritária após o feriado.
  • Monitoramento da cadeia de suprimentos: não abra mão da tecnologia e use ferramentas capazes de rastrear pedidos e prever possíveis atrasos. A ideia é que você consiga ter informações valiosas sobre como gerir um plano B, pois a parada de uma ou mais linhas de produção não é uma opção.

Como a Logcomex pode ajudar sua empresa durante o Ano Novo Chinês?

A gestão da cadeia de suprimentos é de suma importância para o planejamento das importações e é por isso que uma das nossas maiores premissas é garantir a visibilidade do seu embarque internacional.

Com a Logmanager é possível planejar, monitorar e reduzir os custos da sua operação internacional com transparência e assertividade.

Nosso objetivo é proporcionar que você tenha autonomia para gerenciar suas importações e assim evitar custos extras.

Então clique aqui e saiba mais detalhes sobre a Logmanager e aproveite para agendar uma demonstração.