Saiba o que é Automatic Identification System e sua importância para o rastreamento de cargas marítimas

O que é Automatic Identification System (AIS)?

Comércio exterior e tecnologia são dois mundos paralelos, mas que caminham lado a lado. Ainda mais nos dias de hoje. Os meios digitais são grandes aliados quando se trata de visibilidade na cadeia de suprimentos e monitoramento. O assunto do nosso artigo de hoje trata justamente disso. O Automatic Identification System é parte desse processo que vai facilitar e desempenhar um papel importante na vida de quem exporta e importa. Você sabe o que é? 

Fica ligado com a gente, vamos explicar tudo logo abaixo!

O que é Automatic Identification System (AIS)? 

Automatic Identification System (AIS) em tradução livre significa ‘Sistema de Identificação Automática’. Trata-se de um sistema de monitoramento de curto alcance que é utilizado em navios e Serviços de Tráfego de Embarcações. Esse serviço foi desenvolvido por militares e a tecnologia, então, transferida para o setor com apenas algumas mudanças e adaptações.

O AIS tem a função de identificar e localizar as embarcações através de troca eletrônica de dados com outros navios e estações que utilizam a mesma frequência, conhecidas como VTS. As informações fornecidas através dele são identificação, posição, curso e até mesmo velocidade do navio. Tudo é mostrado em uma tela ou ECDIS. O equipamento juntamente ao sistema serve para auxiliar os oficiais das embarcações e autoridades a conseguirem rastrear e monitorar o deslocamento dos navios. 

O referido sistema integra o transceptor VHF padrão como Loran-C ou receptor GPS, junto com outros sensores de navegação, eletrônicos ou não, como por exemplo, girobussola, indicadores de velocidade, rotação e direção. 

No mar, o sistema AIS tem potencial de revolucionar a comunicação, mesmo que o principal objetivo seja apenas o rastreamento e a segurança. A infraestrutura disponibilizada por ele é composta por outros componentes que podem ser explorados no futuro por órgãos reguladores internacionais, além de possíveis ligações referentes à segurança. Tudo que for possível a fim de otimizar ainda mais o serviço, desde que não interfira na função fundamental do sistema. 

Qual o propósito do Automatic Identification System?

A tecnologia AIS já existe há algum tempo, onde os navios comerciais e cargueiros já são equipados com os transponders que comunicam os satélites proporcionando informação sobre a localização em tempo real. A sua obrigatoriedade tem como objetivo tornar as operações marítimas mais seguras, além de:

  • Permitir a identificação do navio;
  • Informar a localização do navio em tempo real;
  • Permitir o rastreio pelas autoridades portuárias, outras embarcações e serviços de tráfego marítimos.

Essa tecnologia permite a visibilidade sobre a localização do navio, fornecendo informações ágeis, assertivas e confiáveis sobre o ETA Preditivo e a Actual Time of Arrival (ATA) — data de atracação do navio no porto de destino.

Estimated Time of Arrival — ETA

Para entendermos melhor, O Estimated Time of Arrival — ETA — nada mais é do que a data estimada de chegada da carga ao porto de destino final. A combinação de tecnologias de ponta, através de inteligência artificial (IA), Machine Learning e Automatic Identification System (AIS) e informações atualizadas em tempo real via satélites, no traz a estimativa sobre a data que o embarque chegará de fato. Por isso, chama-se ETA Preditivo. 

Leia mais: Alta do frete, perspectiva de futuro e inovação no transporte marítimo

Além da visibilidade de ponta a ponta da operação de comércio exterior, a previsibilidade é outro ponto-chave para o sucesso da cadeia de suprimentos. Assim, é possível planejar a gestão de estoque, armazenagem e estar preparado para a chegada do embarque, sem despender custos extras como demurrage, detention e multas por perda de prazos voltados ao manifesto da carga, por exemplo. 

Saber onde a carga está e quando ela vai chegar é uma pergunta recorrente nas importações e exportações. A necessidade de fazer follow-ups e reportes aos clientes torna essa informação imprescindível no cotidiano dos operadores logísticos. 

Por isso, a tecnologia é fundamental em todo o processo, já que permite a centralização de informações em um único local, diminuindo o uso de controles paralelos como planilhas e inúmeras trocas de e-mails com os players envolvidos, além de trazer informações automatizadas, diminuindo trabalhos manuais, repetitivos e demorados.

É válido ressaltar que a visibilidade avançada na cadeia de suprimentos, não se restringe apenas a saber onde e quando a carga vai chegar.

Papel do AIS no comércio exterior

De maneira geral, quando falamos do AIS, precisamos entender que se trata de um sistema automatizado de identificação e rastreamento em tempo real de navios e embarcações e tem os principais impactos e propósitos no Comex: 

  • Rastreamento de cargas;
  • Previsibilidade: Através de dados históricos e análise preditiva, o AIS fornece informações ágeis, confiáveis e assertivas sobre a estimativa de chegada da carga e a data de atracação do navio no porto de destino;
  • Redução de custos operacionais;
  • Integração com sistemas de informação;
  • Controle aduaneiro e alfandegário;
  • Transparência e visibilidade avançada da cadeia de suprimentos.

Outro ponto interessante é que o ecossistema da cadeia de suprimentos de fabricantes, fornecedores, prestadores de serviços, centros de distribuição, distribuidores e clientes, demandam cada vez mais visibilidade de ponta a ponta e de forma inteligente sobre os seus pedidos, remessas e estoques. 

Assim, é possível obter dados críticos e importantes sobre o que está acontecendo dentro e fora da organização a fim de otimizar o controle e o fluxo do supply chain, como por exemplo: 

  • Monitoramento de local e condição (por exemplo, temperatura, umidade); 
  • Rastreamento em tempo real; 
  • Atualizações de status/condição; 
  • Gerenciamento de exceções; 
  • Cálculos de ETA (horário estimado de chegada); 
  • Chegada/partida automática; Gerenciamento de documentos.

Leia mais: Relação entre os portos brasileiros e a importância do transporte marítimo

AIS + Inteligência Artificial e Machine Learning para rastrear suas cargas

Já deu pra perceber que estar interligado com a tecnologia faz total diferença no transporte da carga. Por isso, a combinação AIS, AI e Machine Learning para o rastreio de cargas pode ser ainda mais útil. Tudo isso pode ser feito através de uma plataforma de planejamento, gestão e monitoramento das operações de importação e exportação mais completa da América Latina.

A solução da Logcomex oferece:

  • Informações atualizadas em tempo real sobre os status da etapa aduaneira, logística internacional e última milha
  • Gestão de embarques de todos os modais, com informações centralizadas em um único local
  • Visibilidade avançada e previsibilidade de ponta a ponta às operações de supply chain
  • Informações confiáveis, ágeis e assertivas sobre a estimativa da data de chegada da carga (ETA Preditivo) e de atracação do navio no porto de destino (ATA)
  • Integração com o sistema AIS, com informações atualizadas em tempo real fornecidas via satélites. 

A solução conta ainda com dashboard intuitivo, onde fornece informações sobre as principais rotas, tempo médio nos portos, fretes e concorrentes, baseadas na movimentação de mercado e otimizadas com inteligência artificial e machine learning.