Conheça os benefícios e aplicações do machine learning no comex

Quais são os benefícios do machine learning para o comex?

Você sabe o que é machine learning e qual seus benefícios para as empresas — especialmente as atuantes no comércio exterior?

Diariamente acompanhamos as transformações tecnológicas pelo mundo e como ela possibilita diversas transformações na sociedade em todos os segmentos, inclusive nas empresas.

As novidades são tantas que, às vezes, é até um pouco difícil de acompanhar, afinal nos últimos 10 anos vimos a tecnologia avançar de um jeito extraordinário.

Um exemplo disso é o machine learning que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, já faz parte do nosso cotidiano.

Apesar de a tecnologia ser uma tendência que cresce a cada dia, o investimento nesse meio gera inúmeras dúvidas entre os empresários, principalmente no que diz respeito a segurança, muitos podem ficar em dúvida sobre o que ela pode fazer.



Por isso é importante desmistificar todas as ideias que foram criadas sobre a tecnologia — e especialmente quando se trata de machine learning.

O conceito de machine learning diz respeito a máquinas que são capazes de aprender. Pode até parecer um pouco assustador, mas nesse artigo você vai entender um pouco melhor sobre essa tecnologia.

Podendo aprender a sua importância, exemplos práticos de como aplicá-la em sua empresa, assim você vai conseguir aproveitar tudo de melhor que essa tecnologia pode oferecer para o seu negócio.

Além de conseguir entender que esse recurso tecnológico nem é tão complexo assim — afinal você provavelmente já usa o machine learning, na sua empresa há tempos. Só não sabia que se tratava desse termo.

Afinal o que é machine learning?

Em uma tradução literal, machine learning quer dizer “aprendizagem de máquina”. É uma tecnologia que permite que as máquinas aprendam por meio de dados e experiências.

Podemos, assim, dizer que o machine learning faz parte de uma área da ciência da computação, que desenvolve sistemas para treinar um software de sistema industrial por exemplo, a fim de realizar tarefas simples ou complexas com maior eficiência e precisão do que já se tem feito através dos humanos.

Afinal, o computador tende a ter menos falhas que as pessoas — por isso, ao usar o machine learning, você otimiza toda a cadeia produtiva da sua empresa.

Alguns especialistas dizem que essa tecnologia deseja que os computadores aprendam como os humanos. Isso pode soar um pouco assustador quando lembramos das várias teorias de que a inteligência artificial vai dominar o mundo (como nos filmes de ficção).

Mas essa tecnologia está presente no nosso dia a dia, muito mais do que você imagina — ou ainda pior: sem que ao menos você perceba, pois a tecnologia faz com nos adaptemos sem nem ao menos percebermos.

Porém, diferentemente do que acontece nos filmes de ficção, o machine learning não vem para nos dominar, mas sim para nos ajudar — principalmente no trabalho.

Como no caso da gestão de documentos eletronicos, onde antes era preciso acumular pilhas e pilhas de documentos, o que hoje se faz com apenas um clique.

Simplificando o conceito de machine learning, podemos dizer que os dispositivos são capazes de detectar padrões e conectar as informações, elas utilizam o Big Data e algoritmos.

Leia também: O que é Machine Learning? Quais suas aplicações no comércio exterior?

Importância do machine learning

O machine learning é uma forma automatizada onde os softwares encontram informações importantes em meio a uma grande quantidade de dados, sem que haja a necessidade especificar algo que eles devem procurar.

Conforme esses programas são alimentados com mais dados, eles são capazes de aprender e reconhecer padrões, fornecendo assim percepções relevantes para as empresas.

Por isso o machine learning é tão importante nas corporações: traz maior praticidade em seus processos.

Um exemplo do uso do machine learning seria o software de data analytics para o comex — já que essa tecnologia ajuda os profissionais do comércio global a elaborar estratégias sólidas com base em dados, ter mais facilidade para negociar com fornecedores, centralizar o acesso a informações, aumentar o controle sobre seus processos, prospectar os melhores clientes, entre outros.

À medida que esses dados são coletados tanto dentro das empresas como fora, elas conseguem adquirir conhecimentos estratégicos para o seu negócio — sendo que esse é um dos maiores benefícios do machine learning.

Conceitos fundamentais

A seguir, vamos explicar um pouco melhor os conceitos do machine learning, para você conseguir uma melhor compreensão do que essa tecnologia pode proporcionar.

Modelagens matemáticas

Para descobrir os padrões e prever os resultados, as ferramentas de machine learning tentam descobrir as equações — que são modelos matemáticos. Isso a ajuda a extrair o significado a partir desse conjunto de dados.

Classificação

A classificação é justamente montar uma lista, um ranking, com os requisitos selecionados pelo usuário.

Por exemplo, em uma plataforma de data analytics para o comex — como o Logcomex Search — a partir de uma pesquisa utilizando simplesmente o número da NCM de seu produto mais importado, as empresas conseguem acessar uma lista com os principais países de origem daquelas mercadorias, um ranking das unidades de desembaraço, entre outros.

Leia também: Software de Comex: conheça os benefícios

Todo o sistema irá cruzar os dados que foram disponibilizados no sistema, para conseguir chegar a essa classificação.

Aprendizagem supervisionada

Nesse conceito, o sistema recebe um conjunto de dados, conseguindo desta forma treinar e entender como eles se relacionam.

Em um exemplo, o mesmo sistema de data analytics, ao treinar esses dados, quando o software precisa analisar novas informações, vai saber exatamente qual será o problema que precisa resolver, chegando a conclusões por conta própria.

Aprendizagem não supervisionada

Nesse caso é um pouco diferente do exemplo acima, pois o sistema até recebe os dados necessários, mas não sabe exatamente qual solução deve procurar.

Com isso, assim ele fica tentando descobrir alguma relação entre essas informações ou tendências, tentando encontrar a melhor forma para facilitar a tomada de decisão, usando algoritmos para descobrir o que pode ser feito e criar uma análise.

Exemplos práticos do machine learning no comex

No comércio exterior, assim como são muitos os benefícios do machine learning, também são muitas as suas aplicações.

Por exemplo, ao analisar dados de uma plataforma de data analytics voltada para a importação, uma empresa descobre que pode importar um produto alternativo ao que ela já importa, a um preço mais atrativo. Ou uma rota alternativa para o tráfego de suas mercadorias.

Outro exemplo é a automação dos processos relacionados ao comércio exterior, que eliminam as tarefas manuais, poupando tempo e aumentando a produtividade — outros grandes benefícios do machine learning.

Leia também: Por que investir em automação no comércio exterior?

Como vimos, o machine learning facilita em tarefas do cotidiano, ajudando as empresas a melhorarem cada vez mais o seu serviço, por isso é importante estar atento às mudanças que a tecnologia tem a oferecer.

Através deste recurso é possível simplificar muitos processos que, antigamente, só podiam ser feitos de forma manual.

Além disso, com o machine learning os custos — e principalmente os erros — são diminuídos, tornando as equipes mais produtivas e engajadas (que representam mais benefícios do machine learning).

Esteja aberto a mudanças, assim sua empresa será capaz de acompanhar o mercado e crescer cada vez mais, pense que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e se manter atualizado é uma necessidade e não mais apenas um diferencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba tudo sobre machine learning no comércio exterior

A Logcomex criou um guia completo sobre Machine Learning (incluindo aplicações em comércio exterior). Para ter acesso, é só fazer preencher o formulário e conferir o material gratuitamente.