Conheça as vantagens da cadeia de suprimentos integrada e como a tecnologia contribui para alcançá-la

Como alcançar uma cadeia de suprimentos integrada?

Neste artigo iremos compreender melhor sobre o que se trata a cadeia de suprimentos integrada, buscando informar mais detalhes a respeito do tema para os profissionais do comércio exterior.

A cadeia de suprimentos das empresas que atuam nos mais diversos segmentos do comércio internacional envolve uma logística integrada de muitos departamentos. Isso acontece para que consigam trabalhar de forma sincronizada nas operações de distribuição com maior qualidade e agilidade.

Leia também: O que é supply chain? Qual a importância da visibilidade?

Indo além da distribuição de mercadorias com mais organização processual, a cadeia de suprimentos gerencia as variadas operações entre outras empresas parceiras e que compõem essa rede de relacionamento As quais fornecem desde a aquisição de recursos e de insumos, passando pela produção em escala até finalmente chegar na entrega ao cliente final.

Ou seja, ambas ideias entre logística e cadeia de suprimentos cooperam uma com a outra para um bom desempenho no alcance do resultado esperado.

Não deixe de ler este conteúdo e saiba mais!

O que é Cadeia de Suprimentos Integrada?

A cadeia de suprimentos é um procedimento utilizado em qualquer rede de parceiros que compõem o ciclo produtivo e operacional da linha de produção. Bem como da distribuição dos produtos ou serviços finais oferecidos aos consumidores.

O gerenciamento desse complexo contexto vai além do monitoramento da produção e inclui gestão das informações, tempo e dinheiro utilizados nos processos logísticos.

Diante disso, a cadeia de suprimentos integrada tornou-se estratégica para as empresas de vários segmentos e portes do comércio exterior. 

Trata-se portanto de uma parte essencial, com funcionamento colaborativo entre todos os interessados — auxiliados pela tecnologia de ponta.

Assim sendo, a cadeia de suprimentos consiste na rede que agrega as empresas, os recursos, as atividades operacionais e a tecnologia envolvida na produção e na venda do produto final. O que significa a entrada de materiais e insumos pelo fornecedor até a fábrica, com o intuito de entregar ao cliente.

Isto é, o conceito de cadeia de suprimentos integrada baseia-se na comunicação fluída e facilitada entre todos os participantes. Isso para que haja a compreensão do objetivo principal, que é a redução do tempo perdido nas demandas operacionais. Fazendo, assim, com que a chave do sucesso do negócio seja alcançada com a entrega ao consumidor com maior agilidade e eficiência.

Quais são as características principais das cadeias de suprimentos integradas

Antes de mais nada, sabemos que a cadeia de suprimentos integrada tem as suas funções estratégicas em trabalhar com todos os envolvidos. Isso para proporcionar um aumento na vantagem competitiva, assim como a busca por uma integração intra-empresarial.

Isso significa que ocorre uma conexão entre todos os departamentos de cada empresa parceira da rede comercial. O objetivo disso é tornar as operações flexíveis e capazes de resposta rápida para as demandas que surgirem.

Diante de um ambiente empresarial bem competitivo e de mudanças rápidas, as quais oscilam constantemente pelas operações de comércio exterior, surge a necessidade do desenvolvimento de soluções capazes de adaptar a oferta do produto e serviço às novas condições exigidas pelo mercado internacional.

A cadeia de suprimentos integrada exige também um bom gerenciamento estratégico e logístico. Isso para auxiliar o gestor do comércio exterior no planejamento que permitirá maior flexibilidade conforme os relacionamentos se estreitam. Permitindo, assim, utilizar operações para o monitoramento entre economias internacionais com a intenção de se antecipar a possíveis crises.

Da mesma forma, podem ser utilizadas informações das necessidades dos consumidores para moldar melhores produtos. Bem como alinhar as equipes para projetar e desenvolver uma padronização na produção, para que seja desempenhado o trabalho com redução de custos operacionais.

Nesse sentido, importante citar algumas características fundamentais para que se obtenha uma cadeia de suprimentos integrada bem-sucedida, tais como:

  • Controle de fornecedores para melhoria no custo-benefício e cumprimento dos prazos
  • Padronização de processos ágeis, maior produtividade e redução de desperdícios
  • Comunicação clara, eficiente e organizada
  • Foco no cliente para mensurar a qualidade do trabalho e a satisfação com o produto.

Benefícios da Cadeia de Suprimentos Integrada

Inegavelmente, constata-se que uma cadeia de suprimentos integrada tem a capacidade de fomentar com relevância a flexibilidade dos processos logísticos

Afinal, os benefícios trazidos por ela aos empresários do comércio exterior auxiliam-nos a seguir um caminho bem coordenado. 

Isso se dá especialmente por conta do investimento na sincronicidade das tarefas integralizadas.

Leia também: A visibilidade como chave para uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente

Abaixo listamos os principais benefícios dessa prática para o seu negócio no comércio internacional:

Maior agilidade

Certamente que a cadeia de suprimentos integrada aumenta significativamente a agilidade nos processos logísticos das empresas. 

Isso ocorre  por meio de um planejamento assertivo e com o auxílio de sistemas integrados. Afinal, somente assim é possível visualizar o fluxo de suprimentos sem a necessidade de tanta burocracia e formalidade.

As ações ágeis podem ocorrer nos processos de todos os departamentos, tais como: compras, separação e envio de pedidos.

Redução nos custos das operações

Diante dessa total agilidade para a realização das tarefas operacionais poupa-se tempo de trabalho. Além de reduzir o custo operacional em atividades diversas, o que ajudará na economia dos gastos empresariais.

Leia também: Como obter redução de custos na cadeia de suprimentos

Maior vantagem competitiva

A cadeia de suprimentos integrada sempre garantirá para as empresas do comércio exterior uma maior competitividade perante os seus concorrentes. 

Isso porque elas terão a capacidade imediata no atendimento da necessidade dos clientes. Os quais ficarão bem satisfeitos com a eficiência no desempenho dos processos logísticos em sua experiência de compra.

Gestão facilitada e inteligente

Ao optar pelo gerenciamento integrado da cadeia de suprimentos, a automatização dos processos logísticos da empresa permite que o gestor tenha o foco total. Direcionado totalmente para as informações fornecidas por um sistema facilitado, alimentado a todo instante e em tempo real.

Impulsionamento da performance

Como resultado da boa gestão do planejamento da empresa, haverá um grande aumento na performance do negócio. 

Isso porque as etapas tendem a fluir melhor, os dados são disponibilizados constantemente e a comunicação torna-se uma via de mão dupla otimizada.

Aumento da lucratividade

Por fim, depois de tantos benefícios é certo de que o lucro da empresa do comércio exterior aumentará exponencialmente.

Ou seja, serão diminuídos os riscos e o tempo gasto nas operações, a exemplo dos custos operacionais. Havendo, ainda, uma melhoria na performance e na agilidade da empresa. 

Sem contar a satisfação do consumidor que, por meio de atitudes proativas, transformarão as empresas em exemplos a serem seguidos pelas demais.

Como obter uma cadeia de suprimentos integrada usando o LogManager?

Com o LogManager, você mantém todos os envolvidos na cadeia de suprimentos da sua empresa na mesma página. 

Afinal, com a plataforma de real time visibility da Logcomex, todos os seus departamentos têm acesso em tempo real aos embarques internacionais. Com isso, podem planejar suas ações para cada importação.

Todos os departamentos envolvidos no supply chain da sua empresa são favorecidos pelo LogManager:

  • Logística: permite o planejamento logístico, do lead time e das despesas envolvidas, reduzindo custos em até 20%
  • Compras: apoia o planejamento estratégico das próximas aquisições, evitando a ruptura de estoque e a interrupção da produção
  • Produção: a previsibilidade de entrega da(s) matéria(s)-prima(s) garante evita a interrupção da linha de produção
  • Estoque: ao saber de antemão se haverá algum atraso, é possível reagir proativamente para evitar a ruptura do estoque
  • Financeiro: favorece a manutenção do fluxo de caixa e a busca por linhas de crédito, fornecedor maior controle financeiro
  • Contabilidade: contribui para uma atuação diligente no processo burocrático envolvendo os embarques
  • Despacho aduaneiro: viabiliza a antecipação de documentações e pagamentos de encargos, reduzindo o tempo do desembaraço aduaneiro em até 40%.

Quer saber todas as formas como o LogManager apoia uma cadeia de suprimentos integrada em sua empresa? Preencha o formulário abaixo e agende já sua demonstração gratuita!