Saiba como evitar quebras em sua cadeia produtiva com a Logcomex

Como evitar quebras na cadeia produtiva?

As quebras na cadeia produtiva são um dos fatores que podem impactar o fornecimento e o desempenho operacional das empresas. 

Apesar de envolver muitos fatores externos, ou seja, cujos quais as empresas não têm controle direto no foco do problema, existem formas para mitigar os riscos e reduzir impactos na produção.

Leia mais: Descubra como evitar problemas na cadeia produtiva 

Situações como guerras, greves e fenômenos naturais nem sempre são tão imprevisíveis e exigem plano de ação estruturado para manter a competitividade e a saúde financeira

Nesses cenários, muitas empresas buscam aumentar o estoque como uma maneira de minimizar perdas, mas nem sempre é a melhor opção. 

Entretanto, eventos como a pandemia forçaram a estruturação de alternativas para determinados riscos, e com o planejamento adequado é possível que a empresa tome decisões com mais agilidade e assertividade

Por outro lado, produção parada gera uma série de consequências e gargalos que demandam tempo para voltar à normalidade. Contudo pode-se evitar muitos deles a partir de procedimentos preventivos e um gerenciamento efetivo de riscos. 

Causas que levam a quebras na cadeia produtiva 

Tanto fatores internos como externos podem determinar as causas que levam à quebras na cadeia produtiva, o que define diretamente o poder de atuação da sua empresa na solução e prevenção. 

Cenários macroeconômicos determinam o andamento do mercado e a projeção de consumo, além de outros vários fatores que podem ser analisados previamente a partir de um plano de ação

Naturais 

Lidar com a força da natureza é algo incerto. Apesar do avanço tecnológico que antecipa a informação de eventos climáticos através de avisos e monitoramento, ainda assim é um elemento desafiador. 

Eventos como terremotos, tsunamis ou vulcões são catástrofes naturais cujas consequências podem somar diversos prejuízos. 

Biológicas 

A globalização possibilitou acesso mais fácil entre países e maior número de empresas no mercado internacional.

Dessa forma, facilitou também a propagação de vírus, gerando epidemias ou pandemias — como a enfrentada recentemente pelo coronavírus, que certamente teve efeito direto para quebras na cadeia produtiva. 

Políticas 

Períodos de eleições, decisões governamentais e guerras comerciais impactam o mercado global de fornecimento.  

A guerra entre Ucrânia e Rússia, por exemplo, foi um fato recente que afetou o mundo em razão da dependência no fornecimento do gás pela Rússia, causando impactos na produção de várias empresas europeias. 

Tecnológicas 

Um ataque cibernético é um dos grandes riscos existentes na tecnologia a partir do vazamento de dados, bem como problemas com servidores, que podem ser causados por falta de manutenção ou o uso de soluções seguras.  

Consequências das quebras na cadeia produtiva 

Independentemente da causa ou complexidade das quebras na cadeia produtiva, ela sempre gerará impacto em alguma etapa da produção ou logística

Isso atingirá principalmente fatores como atraso e custos extras, podendo impactar ainda a competitividade do seu negócio

Dentre todas as consequências ocasionadas, de forma abrangente, podemos destacar: 

Atraso no processo produtivo e nas entregas 

As vulnerabilidades que existem dentro da cadeia produtiva geram situações novas — dependendo da preparação de cada empresa. 

Atrasar a produção pode resultar perda nas vendas futuras, além de clientes insatisfeitos. Conforme o segmento da empresa, pode-se inclusive gerar multas contratuais

Gargalos na produção 

Ocasionar um gargalo na produção acaba virando uma bola de neve. Afinal, isso acaba impactando diversos outros processos e departamentos, gerando dificuldades para toda a organização. 

Além disso, após o gargalo o tempo de retomada de uma operação padrão pode demorar e será preciso avaliar outras alternativas.

Como evitar quebras na cadeia produtiva? 

É fundamental a empresa criar um gerenciamento de risco efetivo para evitar quebras na cadeia produtiva, além de criar planos de ação a partir de eventos passados, evitando a ocorrência deles novamente. 

Mapeie sua cadeia de suprimentos com rastreabilidade 

Crie procedimentos formais com o fluxo operacional, mapeando e rastreando toda sua cadeia de fornecimento. Entender o cenário de forma micro ajuda a acompanhar todo o abastecimento para sua produção. 

Existem soluções digitais que auxiliam no acompanhamento logístico da sua operação tornando o processo mais seguro.

Diversifique seus fornecedores e parceiros de fabricação 

É importante estar atento ao mercado e criar relacionamento comercial com mais de um fornecedor. Principalmente no mercado internacional, quando a situação do país também pode gerar problemas no seu processo produtivo. 

Nesse caso, uma alternativa é manter parceria comercial com mais de um país ou até mesmo identificar um fornecedor nacional. 

Automatize suas operações e continue a buscar novas tecnologias 

A automatização de processos é fundamental para reduzir a margem de erros humanos. Além disso, agilizam nas tomadas de decisões e estratégias da empresa, assim como a gestão de dados é primordial para estabelecer estratégias em qualquer negócio. 

Leia mais: O que é automação de processos no comércio exterior?

Invista na tecnologia certa

Da mesma forma, é essencial continuar a buscar e testar novas tecnologias, pois já existem diversos softwares e plataformas digitais disponíveis no mercado com diferentes soluções e acessíveis para qualquer tamanho de empresa.  

Tanto que o desafio atual, perante tantas opções, é encontrar o ideal.  

Gerenciando quebras na cadeia produtiva: o que fazer? 

Existem riscos mais recorrentes do que outros que podem impactar a cadeia produtiva, neste caso a empresa precisa manter um controle predefinido para situações imprevistas

São diversas ações necessárias que variam de acordo com cada empresa, mas de modo geral deve-se considerar:  

Analisar causas e consequências 

Identificar o que ocasionou o problema certamente pode evitar que aconteça novamente. Analisar a causa e consequência é fundamental para que a correção e solução imediata do problema. 

As consequências podem variar desde perda de materiais e insumos até avarias graves

Priorizar conforme a importância   

Deve-se manter o foco no problema com maior impacto negativo, alguns casos podem ser máquina parada por problemas mecânicos, falta de peças, problema na logística e até mesmo documentação. 

Ouvir todos os envolvidos 

Para que o gerenciamento ocorra com eficiência, é necessário o monitoramento e controle constante e isso deve ser considerado por todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos

Deve-se considerar todos os responsáveis por determinada área ou função, independentemente do nível hierárquico. 

Como o LogManager pode contribuir para evitar quebras na cadeia produtiva? 

Sabemos o quanto é difícil agir diante de uma situação imprevisível ou complexa, mas existem alternativas que podem facilitar, e muito, na gestão de risco da sua empresa. 

O LogManager é uma solução desenvolvida pela Logcomex que visa o planejamento, monitoramento e redução de custo da sua operação com visibilidade em toda sua logística

Afinal, com ele, é possível evitar custos extras com um gerenciamento efetivo de seus embarques. 

Essa solução possibilita acessar informações confiáveis em tempo real do seu embarque, tendo previsibilidade de todas as etapas da jornada da carga, além de alertas preventivos de custos operacionais. 

Através dessa automatização, sua equipe estará pronta para tomar decisões com antecedência e proatividade, reduzindo assim possíveis atrasos e seus impactos na sua operação. 

Preencha o formulário abaixo e conheça a maior plataforma de visibilidade avançada em tempo real, que inegavelmente facilitará a gestão do seu negócio: