Saiba como se preparar para o Qingming: o feriado de 3 dias dedicado a homenagear os ancentrais

Qingming: quais os impactos no comex? Como se planejar para o feriado chinês?

Quando atuamos no mercado do comércio internacional, precisamos entender um pouco mais sobre a cultura mundial. Tudo está inserido em um mesmo contexto comercial e o que acontece do outro lado do mundo pode, sim, refletir em diversas áreas de diferentes países. Por isso, é importante que a gente saiba e entenda a influência de cada um dos principais eventos ao redor do globo, como o Qingming, um feriado chinês que dura três dias e, portanto, traz grande impacto e importância para os asiáticos. Antes de mais nada, precisamos lembrar que a China é uma das maiores potências que temos na economia. Então, o que é esse feriado e como ele influencia no comex?

Continue acompanhando o artigo que vamos responder essas perguntas. Explicar tudo isso e muito mais sobre a tradição e o impacto que ela traz. Boa leitura. 

Como a China alcançou destaque no comércio internacional?

Para entendermos como a China alcançou destaque no comércio internacional, precisamos voltar no tempo e relembrar alguns pontos da trajetória do país asiático no comércio exterior. Afinal, foi preciso muita estratégia econômica e investimento para o gigante asiático ser a potência que é hoje.

A saber, o crescimento do país no comex veio a partir de sua capacidade de articular a própria economia ao processo de globalização produtiva.

Desde os anos de 1980, a migração acelerada das empresas transnacionais de países desenvolvidos para nações ainda em desenvolvimento. O que resultou, por conseguinte, na integração das cadeias de produção e expansão do comércio intra-firma.

Esse cenário culminou com a inclusão da China nos fluxos globais de comércio. Com a injeção de capital estrangeiro, o país pôde enfim criar amplas redes de comércio

Papel da política econômica chinesa em sua evolução no comex

Contudo, as redes não se limitaram ao processo de globalização produtiva, graças ao conjunto de reformas de abertura da economia chinesa. 

Afinal, as reformas chinesas seguiram uma estratégia bem articulada coordenada pelo Estado. Especificamente para o comércio exterior, as mudanças começaram principalmente com a gestão de políticas macroeconômicas favoráveis à expansão dos fluxos comerciais

Nesse sentido, a política cambial, desde os anos de 1990, manteve o iuane depreciado para apoiar as exportações e, como última instância, impulsionar o acúmulo de reservas cambiais em patamares mais elevados.

Já as políticas fiscal e monetária foram articuladas de maneira que a expansão do crédito fosse permitida e dirigida para a realização dos investimentos públicos na indústria, infraestrutura e ainda apoiar o desenvolvimento dos setores exportadores mediante concessões de isenções tarifárias, bem como melhores condições de financiamento

A China também estabeleceu um conjunto de incentivos com o intuito de promover a entrada de empresas estrangeiras exportadoras em determinadas regiões do país: as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs).

Para tanto, o Estado conduziu e limitou a entrada de capital de fora em locais onde a concorrência das empresas estrangeiras poderiam afetar a indústria nacional. Além disso, o comércio ficou controlado por meio das Trading Companies (TCs).

As empresas tinham inúmeras restrições para importar e ficavam responsáveis pelos setores estratégicos da indústria nacional. 

Dessa forma, os dois regimes de comércio proporcionaram ao estado chinês a oportunidade de impedir a entrada de importações em setores prioritários e ainda conseguir aproveitar o capital estrangeiros em setores transnacionais exportadores.

Assim, o movimento fortaleceu as exportações chinesas, além de fomentar o crescimento das TCs, em especial nos setores de alta tecnologia.

A China atual perante o comércio global

Atualmente, além de ser o maior parceiro comercial do Brasil, o país asiático tem enorme influência na economia global. É o maior exportador do mundo e o ritmo de crescimento das importações vem batendo as maiores marcas da década, apesar do cenário afetado pela pandemia de Covid-19 e o período de fronteiras fechadas.

Entre 1978 e 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) da China saltou de cerca de US$ 150 bilhões para US$ 14,7 trilhões. De acordo com os dados do Banco Mundial, o PIB chinês entrou para a casa dos trilhões de dólares apenas em 1998. De lá para cá, o crescimento segue contínuo.

Leia mais: Importação da China: como o gigante asiático vai continuar a dominar o comércio exterior

O que é o Qingming?

O Qingming é um tradicional festival da cultura chinesa com duração de três dias. É popularmente conhecido como o dia dos antepassados e considerado um dos feriados mais importantes para os asiáticos. Ele faz parte do calendário anual desde 2008 e coincide com o início do mês de abril. A data muda de ano para ano, mas celebra-se sempre no primeiro dia do quinto período solar

Em 2023, a celebração está datada para o quinto dia do mês de abril. Comunidades chinesas espalhadas pelo mundo todo celebram a homenagem, mas é no sudeste da China que a data tem consolidação mais forte.

Em tradução literal, Qingming significa ‘claro e brilhante’ e é um dos 24 termos solares que pertencem a um calendário complementar que utiliza períodos ligados à agricultura. Por isso, os chineses utilizam esse calendário na produção dos vegetais e faz parte do cotidiano, até mesmo influenciando no chá (vamos entender mais abaixo).

História do feriado chinês em homenagem aos antepassados

O festival teve origem durante a Dinastia Tang (618 – 907), quando os cidadãos mais ricos realizavam diversas cerimônias aos antepassados.

A tradição era considerada cheia de luxos e excessos. Por isso, o imperador Xuazong decretou e fixou apenas uma data (contemplando 3 dias) para que se realizassem os cultos àqueles que já se foram.

Desde então, apenas uma vez por ano os antepassados e mortos são celebrados durante o Qingming. Como homenagem, as pessoas vão até os cemitérios – que ficam cheios – para limpar e enfeitar os túmulos da família.

É uma forma de manter as lembranças e respeitar as gerações que vieram antes. É como o Dia de Finados para os brasileiros. 

Por ser uma data muito importante e considerada feriado para os chineses, quem trabalha com comércio exterior precisa estar atento com prazos e datas ao fazer negócios no mês de abril.

Afinal de contas, quando se trata do comex, eventos específicos como esse podem desencadear um aumento na demanda e até mesmo atraso em prazos de entrega.

Assim, nesse período do Qingming é preciso organização entre quem exporta e importa para evitar dor de cabeça durante as operações. 

Colheita do chá no Qingming

Ao falarmos do Qingming, precisamos lembrar de uma outra cultura que faz parte da tradição chinesa: a colheita do chá. Em outras palavras, um outro significado para o feriado. 

Os chás verdes colhidos antes do festival são conhecidos como ‘pré-Qingming’ ou ‘Minggian’ e têm o preço muito mais elevado. Essas são expressões utilizadas pelos asiáticos para indicar que a colheita foi anterior às férias de abril. 

É a primeira colheita do chá do ano na China, depois do inverno, quando a planta estava descansando. Nesse momento é que se colhem os primeiros brotos tenros e as folhas novas. 

Esse tipo de chá, especificamente, é considerado de altíssima qualidade e até raro. Isso acontece porque os chás são mais aromáticos, com destacadas notas das flores e sabor muito leve. É diferente dos chás colhidos após a celebração em outros períodos. Justamente por isso, consome-se a grande maioria do produto no próprio mercado interno, o que gera escassez. 

Leia mais: Importação da China: produtos mais importados e estatísticas

Impactos do Qingming na cadeia de abastecimento

A China é um dos principais exportadores e importadores do mundo. É por isso que esse feriado chinês tem um impacto direto na economia mundial, refletindo nas operações internacionais das empresas. Os principais impactos que a cadeia de abastecimento pode sofrer são:

  • As produções das indústrias chinesas se interromperem por, pelo menos, três dias, o que pode causar escassez de produtos
  • Antecipar ações, já que é preciso fazer as remessas no porto de carregamento chinês, pelo menos, uma semana antes do início do feriado. Se não, é provável a incidência de taxas de armazenamento desnecessárias no porto e aeroporto. Esse impacto pode repercutir em outros países asiáticos, já que parte dos processos de produção podem estar ligados diretamente à China
  • O envio das cargas pode atrasar até em um mês por conta do feriado
  • Muitas empresas fazem estoque de mercadorias o suficiente para cobrir as necessidades por determinado período – cerca de uma semana após o feriado. A situação pode causar uma corrida de cargas antes do feriado
  • Por fim, deve-se reservar as remessas com, no mínimo, duas semanas de antecedência. Afinal, o espaço é preenchido rapidamente. Além disso, os embarques planejados após o feriado costumam ser executados uma semana após a abertura do porto.

A importância de antecipar o embarque de cargas 

O feriado chinês exige muita preparação de parceiros comerciais do sudeste da Ásia e China, especificamente. É necessário fazer os pedidos com programação e prazos também precisam ser cumpridos. Só assim não haverá surpresa ou prejuízo durante a tramitação da exportação ou importação.

Essa organização contempla toda a estrutura, incluindo remessa, transportes e armazenamento. É necessário pensar de forma macro para que uma interrupção em qualquer seção da cadeia de suprimentos não afete ou comprometa a produção.

Outro ponto que vai ajudar nessa programação são os relacionamentos e parcerias construídos com os fornecedores.

Essa relação é fundamental para oferecer vantagem quando as redes de transporte estiverem paradas devido a alta demanda. Assim é possível ainda atender melhor às necessidades dos clientes, já que haverá capacidade de contingência

Através desses cuidados extras e trabalho em conjunto com os parceiros comerciais para o embarque antecipado de cargas, com certeza, será possível lidar com os potenciais desafios sem o aumento de custos e outros impactos negativos.

Nesse sentido, a antecipação do embarque vai fazer toda a diferença no período de feriado.  

Leia mais: Confira dados da economia e comércio internacional da China

Analise tendências e tenha previsibilidade com a Logcomex 

Quando se trata de se preparar para uma sazonalidade como o Qingming (bem como outros feriados internacionais que impactam o comércio global), reduzindo riscos de prejuízos, antecipando processos e reagindo proativamente, ter visibilidade avançada e em tempo real faz toda a diferença.

O LogManager, da Logcomex, é a maior plataforma de visibilidade avançada de cargas em tempo real da América Latina, responsável por ajudar as empresas a terem visibilidade sobre as principais informações da operação de comércio internacional e a jornada dos contêineres, desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro.

Assim, é possível gerenciar os embarques com eficiência e autonomia para agir proativamente caso algum imprevisto (como, por exemplo, um atraso) aconteça:

A plataforma oferece:

  • Monitoramento desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro
  • Alertas de atualização automáticos para todas as etapas do processo
  • Integração facilitada entre sistemas para processos automatizados
  • Possibilidade de antecipação de documentações e pagamentos de encargos
  • Melhor planejamento logístico, do lead time e das despesas envolvidas, reduzindo custos.

Quer saber mais sobre a plataforma e como ela pode ajudar sua empresa a ter maior previsibilidade em sua logística internacional e aduaneira? Preencha o formulário abaixo e agende já sua demonstração gratuita: