Dados no Despacho Aduaneiro: como conseguir?

Dados no despacho aduaneiro

Dados no Despacho Aduaneiro: como conseguir?

Grande parte do serviço de Despacho aduaneiro prestado pelo Despachante passa pelas informações recebidas, tanto por clientes, quanto por outros agentes do Comércio Exterior. Mas, como usar os dados no despacho aduaneiro a seu favor, na hora de prospectar, atender e manter um cliente na casa? É o que você vai poder entender neste artigo do Blog da Log! 

Por que o Despachante Aduaneiro precisa de dados? 

Na era da informação e da revolução tecnológica, a obtenção de dados é cada vez mais importante para as organizações. E no Comércio Exterior não é diferente. 

Imagina ter acesso a uma fonte enorme de dados que podem trazer sucesso ao seu serviço de Despacho Aduaneiro, seja na prospecção, no atendimento, na manutenção e na hora de negociar os valores de cada operação? 

Imaginou? Vamos além.  

Imagina poder verificar os gargalos existentes nos fluxos de seu processo, os melhores procedimentos a serem utilizados em determinadas operações, bem como gerenciar isso por conta própria?  

Definitivamente, os dados são importantes aliados para se ter controle sobre o seu negócio. 

Avaliar a própria performance

Como eu estou executando o meu serviço? Será que estou performando melhor ou pior do que outros no mercado? O que será que existe por aí de bom que eu não tenho/faço? 

Essas e mais algumas são dúvidas corriqueiras de quem trabalha no Despacho Aduaneiro.  

Afinal, são centenas de pessoas e empresas executando os mesmos procedimentos. O que muda é como e em quanto tempo você executa o seu serviço, gastando o menos possível de energia vital e tempo. 

Por exemplo, para determinados tipos de mercadorias o procedimento muda e, com isso, o tempo de execução varia também.  

Além disso, cada cliente é único. Ou seja, vai ter aquele que é mais detalhista, aquele que possui processos mais complexos e aquele que não sabe absolutamente nada da operação e que só quer o produto no estoque. 

Com os dados certos em mãos é fácil descobrir o que pode melhorar no serviço prestado, o que se pode oferecer como diferencial, entre outros negócios envolvendo processos, clientes e procedimentos. 

Nova call to action

Avaliar a performance perante outros terminais 

Com informações precisas, também é possível avaliar onde o processo será melhor operacionalizado. Isso significa saber como as cargas têm chegado ao Brasil, via FCL ou LCL, por exemplo, além dos já citados tipos de mercadorias, o tempo de trânsito, desembaraço e carregamento. 

Os processos aéreos também podem ser verificados e avaliados quando se está munido dos dados certos: quanto tempo demora a nacionalização? Quem está trazendo? Por onde? Quais os canais de parametrização recorrentes? 

Essas e outras perguntas podem muito bem ser respondidas com um estudo aprofundado, através das informações e dados obtidos. 

Encantar o seu cliente no despacho aduaneiro

E como outras profissões, engana-se quem diz que o Despachante Aduaneiro não precisa encantar o cliente. 

Oferecer serviços diferenciados, com maior qualidade, no menor tempo possível é o sonho de qualquer profissional da área, porém, como a burocracia demanda muitos procedimentos, nem sempre é possível apresentar os resultados de forma organizada, prática e bonita. 

Então, ter em mãos uma ferramenta que lhe auxilia nessa obtenção e organização de dados, facilita e melhora a apresentação deles ao cliente. Com isso, fica mais fácil barganhar qualquer negócio. 

Além disso, o tempo que o Despachante perderia fazendo relatórios, filtros, dashboards é economizado e pode ser despendido em atividades da própria profissão ou na elaboração de projetos e operações a favor de seu cliente. 

Auxiliar cliente do Despacho Aduaneiro a restituir o pagamento indevido da Taxa Siscomex 

Atualmente, está cada vez mais comum os clientes pedirem restituição da Taxa de Utilização do Siscomex (TUS). Isso porque houve um aumento, em 2011, considerado abusivo pelos usuários. 

Leia mais: Cálculo da Taxa Siscomex: como simplificar?

Com a decisão favorável especialmente aos importadores (em 2018), muitos precisam comprovar que pagaram esses valores desde a publicação da portaria. Isso gera um retrabalho gigante, seja para o cliente, seja para o Despachante.

Time Release Study (2020) 

A RFB, juntamente com o Secex, a Anvisa e o Mapa, realizou o primeiro Estudo de Tempos de Liberação de Cargas, seguindo a metodologia da Organização Mundial das Aduanas (OMA).  

De forma inédita, o estudo serve como uma medida prevista no Acordo de Facilitação de Comércio (AFC), da OMC, e tem como objetivos prover maior transparência nas informações relativas ao Comércio Exterior e engajar os diversos atores do processo em busca de melhorias. 

A medição dos tempos compreende desde a chegada do veículo transportador até a entrega da carga ao importador, envolvendo todas as unidades nos modais aéreo (21 unidades) e marítimo (22 unidades), além de 2 unidades no modal rodoviário. 

Amplie seus resultados no despacho aduaneiro

A Logcomex desenvolve soluções tecnológicas para o comércio exterior. Os processos de despacho aduaneiro podem ser muito facilitados com a tecnologia. Além disso, todas as operações do comex necessitam de uma boa estratégia. 

Solicite um trial gratuito pelo formulário abaixo e saiba como podemos ajudar o seu negócio:

Nova call to action