Calendário com a data 05/10 (data do ENAEX 2023) circulada em vermelho

Conheça o Enaex: o Encontro Nacional de Comércio Exterior

O ENAEX é, sem dúvida, um evento fundamental no cenário do comércio internacional brasileiro. Organizado por uma entidade com mais de 50 anos de história, o evento tem desempenhado um papel inegavelmente crucial na promoção do diálogo entre empresários, autoridades governamentais e demais partes interessadas do comércio exterior. 

Esse ano, novamente marcaremos presença no encontro e esperamos te encontrar lá também! Por isso, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o Encontro Nacional de Comércio Exterior — cujo credenciamento é gratuito.

O que significa ENAEX?

Se você está entrando no mundo do comércio exterior, pode se perguntar: o que significa ENAEX? Em suma, é uma iniciativa que existe desde 1972, tratando-se de um dos maiores e mais renomados eventos do mercado internacional brasileiro. 

Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil, uma instituição de direito privado criada em 1970, o evento congrega e representa empresas envolvidas na exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como atividades correlatas.

A saber, o evento originou-se da missão da AEB: defender os interesses de seus associados. Para isso, mantém uma comunicação constante com os poderes Executivo e Legislativo, buscando políticas e ações que promovam a inserção competitiva do Brasil no mercado global. 

É importante notar que a associação não depende de fontes oficiais para financiar suas atividades; ela conta principalmente com as contribuições das empresas associadas e patrocínios de eventos como o ENAEX.

ENAEX Brasil

Certamente, o ENAEX Brasil é muito mais do que um evento; ele é um fórum de reflexão e interação, oferecendo um espaço vital para o debate de propostas objetivas e a colaboração entre empresários e autoridades governamentais. 

Este encontro anual é, de fato, essencial para discutir estratégias destinadas a fortalecer o comércio exterior brasileiro. Afinal, durante o evento, questões cruciais são analisadas e debatidas, com foco em eliminar entraves que reduzem a competitividade dos produtos e serviços brasileiros. Esses obstáculos, aliás, podem variar desde questões logísticas e sistemas tributários até burocracia, acesso a mercados e custos financeiros.

Quando será o ENAEX 2023?

O ENAEX 2023, atualmente em sua 42ª edição, acontecerá em dois dias, nos dias 5 e 6 de outubro. O tema central do evento será “Comércio Exterior Competitivo: Base para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Durante esses dois dias, o evento oferecerá 8 horas de painéis exclusivos e estratégicos, abordando temas que impactam diretamente as operações das empresas no contexto internacional.

Programação do ENAEX 2023

A programação do ENAEX 2023 é, sem dúvida, rica e diversificada, prometendo proporcionar insights valiosos para todos os participantes do mercado global. Alguns dos tópicos que serão discutidos incluem, por exemplo:

  • Mecanismos do BNDES em apoio às exportações de manufaturados
  • Inteligência Artificial e outras tecnologias no comércio exterior
  • Lean comex com ESG
  • Estratégias para ampliar as exportações de manufaturados
  • Despacho aduaneiro e sua relevância na cadeia do comex
  • Perspectivas para o agronegócio em um mundo geopolítico instável
  • Mecanismo de ajuste de carbono na fronteira (CBAM) da União Europeia
  • Aperfeiçoamento do sistema de financiamento às exportações
  • Integração do comércio exterior na América do Sul via Brasil
  • Redução dos custos logísticos no transporte internacional
  • Desenvolvimento sustentável da indústria brasileira
  • O mercado externo como estratégia para pequenos negócios
  • Transformações geopolíticas, nova economia e nova ordem internacional.

Programação alternativa

Além disso, o Encontro Nacional de Comércio Exterior incluirá, nesta edição, uma programação alternativa, oferecida pelo Centro AEB de Capacitação em Comércio Exterior.

O propósito central do Centro AEB de Capacitação é, em resumo, enriquecer a educação e a formação dos profissionais envolvidos no comércio exterior. Por isso, este programa inovador oferece gratuitamente um conhecimento excepcionalmente sólido sobre as discussões mais recentes relacionadas às transações internacionais de produtos e serviços.

Este projeto inclusivo está sendo lançado como parte integrante da iniciativa “INCLUI AEB”. Sendo que essa agenda abraça diversas propostas dedicadas a apoiar a participação universal no crescimento do comércio exterior brasileiro. 

Independentemente de fatores como capacidade financeira, cor, raça, idade ou gênero, o objetivo é promover a igualdade de acesso e oportunidades. Participar das aulas do Centro AEB de Capacitação não apenas expande seu conhecimento, mas também oferece a oportunidade de obter um certificado de participação reconhecido. 

Para garantir sua vaga, você deve fazer sua inscrição antecipadamente no site do evento, escolhendo o curso que mais se alinha com seus interesses e necessidades. Lembrando que as vagas são limitadas. A seguir, alguns dos cursos ofertados:

  • A reforma aduaneira da União Europeia
  • Estratégias de internacionalização para conquistar o mercado chinês
  • Como elaborar um plano de negócios internacional
  • Importância do comércio exterior para a política de desenvolvimento local
  • Exportação sustentável com métodos ágeis/lean comex
  • Nova legislação relacionada à redução de carbono (CBAM)
  • Preços de transferência e a valoração aduaneira
  • Exportação para micro e pequenos negócios, startups e empreendedores
  • Tarifa Externa Comum do Mercosul e instrumentos de alteração definitiva e temporária.

Por que participar do ENAEX?

Participar do ENAEX é, inegavelmente, mais do que apenas comparecer a um evento; é uma oportunidade valiosa para se inteirar sobre os temas mais relevantes do mercado global e expandir sua rede de contatos. 

Afinal, o público do evento é diversificado, composto por dirigentes empresariais, autoridades do governo federal, exportadores, importadores, profissionais do comércio exterior e estudantes universitários. Essa diversidade cria, assim, um ambiente propício para a interação, colaboração e aprendizado.

Em resumo, o ENAEX é o local onde as mentes mais brilhantes do comércio exterior se encontram para discutir, debater e propor ações que impulsionam o Brasil para uma inserção global competitiva e sustentável. 

Não perca a chance de fazer parte deste evento que molda o futuro do comércio internacional brasileiro! Participe do ENAEX 2023 conosco, visite nosso estande e aproveite para conhecer na prática nossas soluções com o atendimento presencial de nossa equipe comercial. Junte-se a nós no evento e faça parte dessa jornada rumo a um comércio exterior mais forte e resiliente para o Brasil. Clique aqui para fazer seu credenciamento gratuito!