Entenda a Importação por Conta e Ordem

Entenda a Importação por Conta e Ordem

10 de maio de 2019 Off Por Thaynara Oliveira

O ingresso no mercado do Comércio Exterior tem se tornado cada vez mais comum em empresas interessadas em expandir suas operações a nível internacional e gerar novas oportunidades de negócio.

Um recurso que tem facilitado este acesso é a importação por conta e ordem, ou seja, o serviço terceirizado de uma trading, que realiza o Despacho Aduaneiro de itens adquiridos em nome de outra empresa, a adquirente.

Esta prestação de serviço pode abranger desde a execução do despacho de importação até a intermediação da negociação no exterior e todas as etapas que envolvem o processo. Ainda assim, todas as ações são uma ponte realizada pela empresa contratada mas a importação real é da adquirente, que detém os recursos financeiros.

Quais são os recursos necessários para realizar uma Importação de Conta e Ordem?

Para firmar um serviço de importação de conta e ordem, tanto a empresa adquirente quanto a importadora deve apresentar os seguintes documentos:

  • Habilitação no Siscomex;
  • Apresentação na Receita Federal para fiscalização aduaneira;
  • Cópia do contrato de serviço entre importadora e adquirinte.

Como escolher uma trading para realizar uma importação?

Ao optar por uma importação de conta e ordem, a empresa adquirente deve estar atenta algumas questões relacionadas a trading. A importadora deve ser especializada no ramo do produto a ser importado, o conhecimento de campo. Além disso, é preciso checar a autorização junto a Anvisa, licença para importação, separação da carga para conferência, fiscalização e vistoria. Conferir todos esses aspectos evita atrasos e gastos de dinheiro desnecessários.

Interessado em mais informações sobre o mercado das importações? Conheça as soluções e saiba como a LogComex pode te ajudar a alcançar melhores resultados clicando aqui.