Traçando um panorama do mercado de exportação, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e ocupa a 23ª posição no ranking de exportação, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
A partir de dados do módulo de exportação, nós da Logcomex analisamos o desempenho do setor durante o primeiro trimestre de 2019. Confira os resultados a seguir:
Performance trimestral de exportação das frutas brasileiras
Nos meses de janeiro à março, alguns itens obtiveram destaque no que se refere a exportação em 2019.
Na análise trimestral, a laranja foi a fruta mais exportada somando 27.223,99 toneladas em oposto à banana, com 1.226,58 toneladas nos últimos três meses.
Veja no gráfico:
Estado e porto de origem
Outro ponto importante da amostra são os dados referentes a estado e porto de origem.
A produção de banana é concentrada no estado do Ceará com exportação pelo Porto de Fortaleza. Limão e mamão aparecem na região litorânea, com os Portos de destino de Itapoá e Navegantes, respectivamente — além de Santos.
As demais frutas tem a origem da exportação no Porto de Santos, em São Paulo.
Todas utilizando contêiner nos modelos reefer e dry.
Como pesquisar informações de exportação no Logcomex Product Intel Export
Essa é a tela inicial do Logcomex Product Intel Export
Vamos pesquisar informações do código NCM de 07133190, para “Feijões das espécies Vigna mungo (l.) Hepper ou Vigna radiata (l.) Wilczek, secos, em grão, mesmo pelados ou partidos”.
Assim, você obtém um panorama completo da exportação do produto.
Você tem acesso a valor exportado, peso exportado, diferenciação por NCM, modais, país de destino, unidades de desembaraço, exportações por estado e detalhes dos embarques. Se interessou? Agende uma demonstração!