Frutas brasileiras: números de exportação no primeiro trimestre do ano

Frutas brasileiras: números de exportação no primeiro trimestre do ano

21 de maio de 2019 Off Por Thaynara Oliveira

Traçando um panorama do mercado de exportação, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e ocupa a 23ª posição no ranking de exportação, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). A partir de dados do módulo Big Data Exportação, nós da LogComex analisamos o desempenho do setor durante o primeiro trimestre de 2019. Confira os resultados a seguir:  

 

Performance trimestral de exportação das frutas brasileiras

Nos meses de Janeiro à Março, alguns itens obtiveram destaque no que se refere a exportação em 2019. Na análise trimestral, a laranja foi a fruta mais exportada somando 27.223,99 toneladas em oposto a banana, com 1.226,58 toneladas nos últimos três meses. Veja no gráfico:

 

 

Dados extraídos referentes aos meses Janeiro-Março de 2019 extraídos da plataforma Big Data/Exportação

 

 

Estado e Porto de Origem

Outro ponto importante da amostra são os dados referentes a estado e porto de origem. A produção de Banana é concentrada no estado do Ceará com exportação pelo Porto de Forteleza. Limão e Mamão aparecem na região litorânea, com os Portos de Itapoá e Navagantes de destino respectivamente, além de Santos. As demais frutas tem a origem da exportação no Porto de Santos, em São Paulo. Todas utilizando container nos modelos Reefer e Dry.

Gostou? Você também pode ter acesso a esse e outros dados com o módulo Big Data da LogComex. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre as nossas soluções!

 

Saiba você também