Quem atua no mercado das importações enfrenta inúmeros desafios. Mas, o conhecimento de que a atividade do importador é desafiadora não é segredo para todos aqueles que fazem parte desse universo, não é?
A questão, de fato, é entender como enfrentar os obstáculos de maneira mais ágil, tomando decisões mais assertivas sem perder o timing ideal. Muito mais que entender os processos e o beabá da importação, é extremamente importante estar de olho no mercado. Ou seja, às oportunidades e aos sinais que ele apresenta.
Para isso, analisar o mercado deve ser uma atividade presente no dia a dia dos importadores. O conceito dessa atividade não é difícil de entender, mas a compreensão de como aplicá-la de verdade ainda está em evolução no segmento.
Por que estudar o mercado na importação? Confira 5 motivos
Antes de aplicar e abraçar a análise de mercado no seu negócio de importação, é interessante entender quais são as reais vantagens de desempenhá-la na sua estratégia.
Por isso, fizemos uma lista de 5 bons motivos para começar agora! Olha só:
1) Ajuda a identificar novas oportunidades de negócio
A importação gera diversas informações ao longo de seus processos. E, para identificar novas oportunidades, atentar a essas informações pode trazer conclusões muito mais assertivas.
Mas como essas conclusões podem auxiliar o seu negócio a ter mais lucratividade?
Para entender melhor, é preciso buscar saber quais são os seus diferenciais competitivos e também quais são os diferenciais da concorrência.
Para isso, a análise do mercado é essencial e pode impulsionar o crescimento do seu negócio.
Leia também: Motivos para realizar a análise da concorrência
2) Promove a gestão e desenvolvimento de fornecedores
Um bom exemplo de aproveitamento das informações obtidas ao analisar o mercado para gerar novos negócios é a busca por fornecedores.
Afinal, para reduzir os custos da importação e ter acesso aos melhores prazos, é muito importante realizar uma triagem e ter uma boa gestão de fornecedores.
Essa prática é essencial porque eles possuem um papel extremamente relevante na atividade de importação.
Além disso, o acesso à matéria-prima de qualidade possibilita a realização de um serviço com qualidade. Consequentemente, o impacto desses critérios no trabalho do importador é enorme.
Por isso, estudar os fornecedores para o seu mercado e conhecer pode trazer uma grande vantagem competitiva.
3) Impulsiona a prospecção estratégia de novos clientes
A prospecção de clientes também se torna muito mais assertiva com a análise do mercado. Isso porque, com esse estudo, é possível compreender as reais necessidades do seu cliente e entender qual é o seu target.
Esse maior entendimento do mercado é viável com a realização de pesquisas. Aliás, esse processo pode ser muito mais simples com a utilização de uma plataforma de comex, que reúne informações relevantes. Como, por exemplo, quais são os produtos que estão gerando mais oferta e demanda.
Assim, fica mais simples encontrar as empresas que demandam os produtos que você tem a oferecer e consequentemente realizar propostas mais competitivas para fechar negócio.
Leia também: Como ter mais assertividade ao prospectar clientes na importação
4) Contribui para a identificação de tendências de mercado
A análise de mercado possibilita uma compreensão muito maior sobre as variações do cenário econômico e, consequentemente, sobre as tendências do mercado.
Além disso, observar os concorrentes é uma prática muito benéfica e que ajuda na descoberta de novas inclinações.
Igualmente, interpretando as ações externas e dos clientes é possível identificar padrões — e são eles que vão auxiliar a sua empresa a entender os direcionamentos que o mercado está seguindo. O que faz com que você não fique para trás nesse contexto.
Leia também: Quais são as tendências para o futuro do comércio exterior?
5) Favorece um processo de tomada de decisão mais assertivo
Você consegue acompanhar as variações que estão acontecendo na economia? É capaz de acompanhar as oscilações do mercado de importação?
Caso a resposta tenha sido não, saiba que usar apenas o feeling para decidir o direcionamento estratégico envolve inúmeros riscos. Principalmente se tratando de tomar decisões para o seu negócio na importação.
Por outro lado, ao analisar seu mercado, você tem à mão as informações-chave que irão determinar a sua estratégia comercial. O que torna muito mais simples tomar decisões assertivas, concorda?
Afinal, o acesso às informações sobre NCMs, preços de importação e classificação de mercadorias é essencial para fazer com que a escolha do seu direcionamento seja mais segura e baseada em fatos concretos.
Como fazer a análise de mercado na importação?
O primeiro passo é estabelecer uma cultura aprofundada de gestão da informação. A definição de KPIs — que são métricas para analisar e estruturar parâmetros de avaliação — também é essencial para o estabelecimento dessa cultura.
Além disso, a utilização de uma plataforma tecnológica de importação possibilita a criação de relatórios e apresenta as informações em forma de gráficos. O que facilita muito a análise do seu mercado na importação.
Como a Logcomex pode te ajudar a analisar seu mercado na importação?
A tecnologia tem um papel fundamental no fornecimento de insights práticos para fundamentar a tomada de decisões no mercado de importação.
Portanto, se você é importador e ainda não utiliza a tecnologia para facilitar o seu trabalho, não está aproveitando todo o potencial do seu negócio.
Aliás, você sabia que a Logcomex tem a missão de criar soluções que ajudem a planejar o supply chain global — incluindo as importações?
Nossa plataforma permite análises estratégicas do mercado de importação para basear suas decisões e aumentar seu poder de negociação em um mercado ultra competitivo.
Ao usar nossa solução de análise do mercado de importação, por exemplo, você consegue consultar:
Classificação fiscal: o que te ajuda a classificar corretamente seus produtos importados, evitando cobranças indevidas e encontre possíveis reduções nos custos de importação
Rotas alternativas para importação: o que facilita a identificação de novas rotas para mercadorias importados através de análises de lead time e custo do frete
Oportunidades de negociação: o que favorece a descoberta de oportunidades de importar e negociar com novos países, através do entendimento da média de preço do seu produto importado, facilitando também o controle suas margens e qualidade
Novas origens de produtos: otimizando a procura de novas origens de produtos através de informações de Preço FOB, detalhamento da NCM, frequências de operações e redução no tempo de desenvolvimento da sua cadeia de suprimentos.