Conheça os 10 maiores portos do mundo

Os 10 maiores portos do mundo

O comércio marítimo é a principal modalidade de transporte no comércio mundial desde tempos históricos, tornando-se fundamental para a economia mundial contemporânea. 

Os portos são fundamentais para a economia mundial, principalmente para o comércio exterior, uma vez que o modal marítimo é responsável por cerca de 90% da movimentação de cargas. 

Os 10 maiores portos do mundo controlam grande parte da movimentação financeira no comex, e, neste texto, listamos quais são eles.

O modal marítimo possui uma série de vantagens, como o baixo custo do frete, a maior quantidade de carga transportada, a capacidade de transportar para longas distâncias, além da segurança e versatilidade de mercadorias que podem se beneficiar deste transporte. 

São alimentos, medicamentos, tecnologias, vestuários e objetos transportados que garantem postos de trabalho e fazem a roda da economia girar no mundo todo. 



Agora que lembramos a importância estratégica para as importações e exportações no mundo todo, vamos conhecer os maiores portos globais e suas características.

Leia mais: “Transporte marítimo: alta do frete, perspectiva de futuro e inovação no setor

1) Porto de Xangai, na China

Encabeçando nossa lista está o porto de Xangai, na China. É conhecido por ser um porto de terminais marítimos, águas profundas e fluviais. 

Nova call to action

Nele, há o encontro do mar da China Oriental, a baía de Hangzhou e os rios Yangtze e Huangpu. O porto é responsável por 17% do tráfego de contêiner e 27% das exportações do país. 

O porto movimentou 43 milhões de TEUs em 2020, um aumento de 0,5% com relação ao ano anterior, segundo o ranking One Hundred Ports. 

Construído a mais de 180 anos, passou a ser o primeiro lugar da lista em 2010, superando o Porto de Cingapura. Em 2022, com a volta dos casos de Covid-19, o porto ficou sem operar por mais de um mês, criando um congestionamento sem precedentes.

2) Porto de Singapura, em Singapura

O Porto de Singapura já foi considerado o maior do mundo, mas atualmente figura na segunda posição. Desempenha papel crucial por ser responsável pelo transporte de 50% do fornecimento total de petróleo bruto, além de movimentar um quinto do número total de contêineres

Movimentou mais de 37 milhões de TEUs em 2020, segundo o ranking One Hundred Ports, uma diminuição de 0,9% com relação a 2019. Também sofreu com o congestionamento dos portos em decorrência da Covi-19. 

3) Porto de Ningbo-Zhoushan, na China

Em terceiro lugar na lista, aparece o porto Ningbo-Zhoushan, na China. Trata-se de um porto fruto de uma colaboração entre as duas cidades, ao sul da baía de Hangzhou.

Também foi um dos portos que fecharam na pandemia, em julho de 2022, causando congestionamento e problemas logísticos. 

Em 2020, foi responsável por movimentar mais de 28 milhões de TEUs, de acordo com o ranking One Hundred Ports, um crescimento de 4,3% com relação ao ano anterior. 

4) Porto de Shenzhen, na China

O quarto colocado é mais um representante chinês: o porto de Shenzhen. É conhecido por ser um conjunto de portos ao longo da costa de Shenzhen em Guangdong. Em 2020, movimentou cerca de 26 milhões de TEUs, representando um aumento de 3% com relação ao ano anterior.

5) Porto de Guangzhou, na China

Já na quinta posição encontra-se o porto de Guangzhou, na cidade de mesmo nome, localizada na província de Guangdong, na China. 

Atinge mais de 300 portos em 80 países do mundo, representando extenso comércio marítimo. 

No ano de 2020 foi responsável pela movimentação de 23,5 milhões de TEUs, com crescimento de 1,2%.

Leia também: “Frete internacional marítimo: como funciona? Como calcular?

6) Porto de Qingdao, na China

No último ranking One Hundred Ports de 2021, o porto de Qingdao, na China, ultrapassou o porto de Busan como sexto colocado entre os maiores portos do mundo. 

Com crescimento de 4,8%, o porto chinês atingiu a marca de 22 milhões de TEUs movimentados, superando o concorrente sul-coreano. Em 2019, o porto registrou o maior aumento entre os 10 maiores portos do mundo.

7) Porto de Busan, na Coréia do Sul

Segundo porto fora da China no top 10, o porto de Busan fica na Coréia do Sul. É localizado no rio Naktong e é conhecido por ser o porto de ligação entre o oceano pacífico e a Eurásia.

O porto perdeu uma posição no ranking após fechar o ano com queda de 0,8% no volume movimentado. Fechando o ano com 21,8 milhões de TEUs movimentados, ele não resistiu ao crescimento constante do Porto de Qingdao.

8) Porto de Tianjin, na China

Outra modificação no ranking de 2021 é a subida do porto chinês de Tianjin — da nona para a oitava posição. 

Dentre os maiores portos do mundo é o que mais registrou crescimento em 2020, totalizando 6,3% de aumento e 18,3 milhões de TEUs movimentados no período. 

Próximo à cidade de Pequim, o porto é responsável pela conexão da capital chinesa com os demais países. 

9) Porto de Hong Kong, na China

Mais um representante do gigante asiático, o porto de Hong Kong é um dos que registraram queda de movimentações em 2020. Foi um declínio de 2,2% — seguindo a tendência dos anos anteriores — e o suficiente para decair uma posição no ranking One Hundred Ports. 

O porto totalizou pouco menos de 18 milhões de TEUs movimentados no período. É conhecido pelo comércio de produtos manufaturados.

10) Porto de Roterdã, na Holanda

O maior porto da Europa ocupa a décima posição no ranking de portos. Essa posição pode estar ameaçada, já que é um dos portos que vem apresentando queda de movimentações. 2020 foi um ano especialmente difícil, com 3,1% negativos. 

Ainda assim, o porto movimentou 14,3 milhões de TEUs. Mesmo com a queda, o porto permanece no top 10 porque o 11º colocado, Porto de Dubai, registrou negativa ainda maior, de 4,4%.

Posição do Brasil na lista

Longe do top 10, o único representante brasileiro na lista é o porto de Santos, que ocupa a 45ª posição, caindo duas posições com relação ao ranking anterior. 

Nosso representante é um porto fluvial e marítimo entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no estado de São Paulo. 

Apesar do número, é o maior complexo portuário da América Latina e perde em volume de movimentações apenas para o Porto de Colón, no Panamá. A queda no ranking não significa que o porto não cresceu. Em 2020, registrou-se aumento de 1,6% nas movimentações, totalizando 4,1 milhões de TEUs no período.

Quer saber tudo sobre o porto de Santos?

Um dos maiores complexos portuários do mundo, o Porto de Santos é essencial para o comércio exterior brasileiro. A Logcomex preparou um guia completo sobre o assunto, quer conferir? Preencha o formulário abaixo.