Portos Automatizados

Portos Automatizados

Os portos têm um papel de grande relevância no Brasil e no mundo, aproximadamente 90% de todos os trâmites logísticos internacionais são realizados via modal marítimo. Por esse motivo, instituições públicas e privadas investem bilhões de dólares todos os anos em tecnologia para para otimizar a capacidade e agilidade portuária. Infelizmente, essa realidade está um pouco distante do Brasil, e ao longo deste texto saberemos o motivo.

É chamado de porto organizado aquele que é aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, sendo automatizado ou não. Em porto automatizados, ou inteligentes, todas as máquinas e equipamentos são controlados remotamente por profissionais, em seus escritórios, assim reduzindo 85% da mão de obra humana.

Big Data - LogComex

No comércio exterior sabemos que tudo que está parado é prejuízo, seja a carga ou o navio. Através de automatização e inteligência artificial os portos conseguem dobrar a velocidade da operação e do tráfico de cargas e dessa forma aumentar a lucratividade dos portos. 

Atualmente, os maiores portos do mundo contam com automação, a maioria deles se encontram no continente asiático, em sua maioria China, Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. A China assumiu a liderança da implementação da tecnologia 5G que possibilita uma uma comunicação mais rápida entre equipamentos portuários.

Com a Inteligência Artificial nos portos, é possível a integração da infraestrutura portuária e com a redução do trabalho humano, graças a isso há a drástica queda nos acidentes de trabalho.

No caso da redução da necessidade de trabalhadores, deve ser levado em consideração no planejamento a realocação no mercado de trabalho. Na Alemanha e Holanda, só foi possível a automatização do porto de Hamburg e Roterdão graças a participação dos estivadores no processo de automação.

A automatização dos portos traz mais eficiência às operações portuárias e mais agilidade, pois reduz os congestionamentos de carga, otimiza espaços e há o melhor uso de dados e informações. Abaixo as vantagens da automatização portuária:

  • Sustentabilidade;
  • Menos gargalos logísticos e erros operacionais;
  • Melhor utilização das informações;
  • Segurança;
  • Redução de gargalos logísticos;
  • Redução de custos a longo prazo.

Há diversos desafios para a implementação da automatização em portos brasileiros, como por exemplo, a falta de padronização entre máquinas e equipamentos, leis que impossibilitam a tecnologia, falta de recursos para o projeto, falta de investimento e altos custos para implementação. Mesmo assim, cada vez mais há investimentos em portos inteligentes no mundo.

Agora é com você, leitor! Você conhece os portos inteligentes? Deixe nos comentários!

 

Artigo escrito por Kauana Benthien A. Pacheco

Kauana tem seis anos de experiência no comex, é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É criadora da página de conteúdo sobre comércio exterior, a  ComexLand, onde escreve sobre Economia Global e Comércio Internacional.