Plataforma de inteligência para a Importação: 1 ano de Search

Plataforma de inteligência para a Importação: 1 ano de Search

O ano de 2020 colecionou uma lista de eventos impactantes que marcaram para sempre a história mundial. Muitas coisas aconteceram no cenário global e nacional nos últimos 12 meses, afetando a economia e o desenvolvimento de novos negócios. No Comércio Exterior, a crise deixou clara a importância da tecnologia e dos dados para a elaboração dos próximos passos nas estratégias de mercado. Foi nesse contexto tão desafiador que nasceu o módulo Search, a plataforma de inteligência para a importação desenvolvida pela Logcomex.

Metodologias ágeis foram utilizadas desde a etapa da concepção da ideia até a entrega da sua primeira versão. De acordo com Mônica Gabriella, na época Product Owner responsável pelo projeto, o foco inicial foi o de atender os importadores brasileiros com informações relevantes para a tomada de decisões.

Para celebrar esse lançamento tão importante para o mercado da importação, preparamos um  um conteúdo que explica mais sobre o processo de desenvolvimento do produto! Vamos lá?

A concepção da ideia

A primeira etapa de desenvolvimento do projeto foi ter uma noção do caminho a ser trilhado para o lançamento. “Alguém já se perguntou como idealizaram soluções como Netflix, Spotify ou produtos de outros segmentos, como o Nubank? Para ser assertivo e construir uma solução que atenda uma necessidade, precisamos nos perguntar: que problema eu quero resolver?”, explica Mônica.

Por isso, o ponto de partida foi descobrir o problema que seria resolvido com o lançamento do produto. Com o objetivo claro — proporcionar aos importadores dados valiosos para uma tomada de decisão mais coesa — foi dado início à realização de uma design sprint* para o projeto.

Se você quiser ter acesso a esses dados e transformar sua estratégia de importação, clique no banner:

New call-to-action

O desenvolvimento

Uma *design sprint se trata de um processo com cinco etapas que devem ser realizadas em um tempo restrito. Tem o objetivo de reduzir o risco de trazer um novo produto para o mercado.

Design Sprint

As cinco etapas de uma design sprint

Etapas de desenvolvimento do projeto Search.

“Na Logcomex, envolvemos pessoas de diferentes áreas neste processo — comercial, engenharia, customer success e produto — e, ao final, validamos as soluções com os clientes”, conta a atualmente Product Manager. 

Segundo a especialista, esse processo facilitou a atividade de encontrar a direção certa para o andamento do projeto. “Isso nos trouxe o direcionamento e a certeza de que traríamos ao mercado de comércio exterior, especialmente para os importadores, a melhor solução de análise de dados do mercado”, afirma. 

Leia mais: Metodologias ágeis na Importação: como utilizar?

Search em números

Só no último trimestre, tivemos 120 trials do produto por mês. Em 12 meses de Search, tivemos muitas conquistas:

  • 344.627 pesquisas realizadas, utilizando diversos filtros (NCM, Importador, Descrição do produto, Fornecedor, Porto de origem, etc).

Leia mais: Importação: Inteligência de mercado para prospectar clientes

Ranking dos principais nichos de mercado dos nossos clientes: 

1º – Construção civil 

2º – Automotivo 

3º – Alimentício e bebidas 

4º – Tradings companies

Alguns dados sobre as principais pesquisas realizadas no Search:

  • O modal mais pesquisado foi o marítimo, com origem na China
  • O NCM mais pesquisado foi o 20041000, que faz parte do grupo de produtos alimentícios
  • 34,81% das pesquisas que usuários costumam fazer são para análise dos últimos 12 meses

Se você também quer utilizar dados valiosos para elaborar sua estratégia de mercado, clique aqui e saiba mais sobre como a Logcomex pode ajudar seu negócio de importação.

Nova call to action