Saiba como a visibilidade favorece o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos

Como a visibilidade contribui para o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos?

Em quase todos os setores, os especialistas de supply chain tentam alcançar um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos. Para isso, buscam visibilidade em tempo real para ajudá-los a mover bens e serviços para o lugar certo na hora certa.

Afinal, eles precisam se ajustar a um mercado em rápida mudança. E, para isso, se voltam para soluções de visibilidade em tempo real.

Na tentativa de acompanhar o ritmo, os líderes do gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) procuram soluções para ajudar a personalizar seus sistemas centrais existentes e compram soluções de software pontuais caras. 

Apesar de todos esses esforços, os especialistas em SCM ainda são limitados por sistemas inflexíveis e sem resposta e falta de visibilidade dos dados do fornecedor. O que os impede de apresentar um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos.

Porém, conforme a atmosfera de pandemia global se dissipa, muitas empresas reconhecem que ter visibilidade em toda a cadeia de suprimentos é um requisito urgente.



Deve ser por isso que, segundo dados da Gartner, estima-se que até 2023, 50% das empresas líderes globais terão investido em soluções real-time visibility.

Além disso, uma pesquisa da Capgemini Consulting aponta que entre 94% dos quase 400 executivos entrevistados, a visibilidade da cadeia de suprimentos é considerada fundamental para a eficiência dos processos.

Neste artigo, vamos analisar os desafios ao gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos. Também veremos o papel da visibilidade no SCM e por que ela é tão importante para o segmento.

Desafios ao gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos

Várias barreiras impedem os líderes SCM de implementar um gerenciamento eficaz da sua cadeia de suprimentos — trazendo como consequência perda de tempo e dinheiro.

Elencamos alguns destes desafios a seguir:

Falta de informações sobre o status dos embarques internacionais

O gerenciamento da cadeia de suprimentos começa com as matérias-primas, que precisam ser importadas para iniciar o processo produtivo.

Assim, quando não se tem visibilidade destes embarques, fica fácil ser surpreendido com atrasos inesperados (ou a carga chegar antes sem aviso) ou a necessidade de documentos adicionais. Imprevistos que podem causar custos adicionais imprevistos, com os quais a empresa não estava preparada para arcar.

Vamos tomar como exemplo o caso da sua carga chegar sem que você saiba.

O problema é que, em alguns lugares, caso a carga desembaraçada não seja retirada dentro do período em que aconteceu a liberação, pode haver multa de 100% do valor de armazenagem.

Assim, se você pagou 10 mil reais e não retirou dentro do período em que ela foi liberada, terá de pagar mais 10 mil reais de multa.

O preocupante é que, segundo um estudo da consultoria Statista, apenas 21% dos executivos do supply chain entendem os desafios da falta de visibilidade na cadeia de suprimentos

Forças externas que ameaçam a cadeia de suprimentos 

Não há fim para a lista de interrupções surpreendentes que estão fora do controle dos especialistas da cadeia de suprimentos. De mudanças nas rotas, atrasos e escassez de contêineres, a agitação causa dores de cabeça na cadeia. 

Por isso é tão importante ter visibilidade de tudo o que acontece ao longo da logística internacional da carga até o desembaraço aduaneiro: para ser capaz de reagir rapidamente para reduzir custos e riscos.

Sistemas em silos que não compartilham dados entre si 

A falta de compreensão dos dados espalhados por diversos sistemas ou fluxos de trabalho gerenciados fora dos sistemas centrais é uma preocupação fundamental para quem busca visibilidade. 

Afinal, sso não é apenas uma barreira ao gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos. Também é um entrave para a eficiência, causando erros e perda de tempo. Além de obscurecer os dados, reduzindo assim a visibilidade da cadeia de suprimentos.

Por que a visibilidade é fundamental para um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos?

A visibilidade, capacitada pela tecnologia, permite o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos, fornecendo dados logísticos em tempo real e insights sobre vários aspectos da cadeia de suprimentos.

Por exemplo, por meio da tecnologia, uma empresa pode revisar métricas que indicam escassez iminente da cadeia de suprimentos antes que se tornem graves e encontrar maneiras de se adaptar, remover gargalos ou se reposicionar para atender às metas, requisitos de conformidade e obrigações de entrega.

Além disso, de acordo com Smart Insights de Gartner para o mercado de soluções de monitoramento e visibilidade do transporte real, a visibilidade é uma das três principais iniciativas das cadeias de suprimentos financiadas em 2019, já que 46% dos líderes logísticos indicaram que é uma prioridade de investimento.

Além disso, a visibilidade promove o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos já que:

Ajuda a atender às expectativas do cliente 

Os clientes esperam os melhores produtos, os melhores preços e as melhores experiências das marcas das quais compram. 

A falha em atender a essas expectativas pode fazer com que os clientes se voltem para outras empresas, causando também um impacto negativo na reputação da marca e nos lucros. 

Neste sentido, a visibilidade suporta um gerenciamento eficaz da sua cadeia de suprimentos porque permite monitorar a qualidade, o custo e os prazos de entrega do produto e mantenha os clientes informados sobre quando devem esperar receber seu pedido. 

Aumenta a eficiência operacional

A visibilidade no gerenciamento eficaz da sua cadeia de suprimentos tem um grande impacto nos custos e lucros. Segundo Gartner, a visibilidade do início ao fim pode resultar em:

  • Redução de custos em 20%
  • Diminuição de rotatividade de estoques de 10 para 7 dias
  • Melhora da experiência do cliente e dos níveis de satisfação
  • Agilização do processo de transporte em 5%

Por fim, uma pesquisa da PwC mostrou que os investimentos em soluções de visibilidade em tempo real geram 8% de receita adicional e reduzem seus custos em 7%.

Além disso, uma visão geral de todas as atividades que suportam a cadeia de suprimentos e os recursos alocados para cada uma delas.

Afinal, fornecem informações sobre quaisquer ineficiências e o efeito indireto que elas estão causando em outras áreas do negócio. Assim, uma vez identificados, você pode fazer melhorias para abordá-los.  

Garante a conformidade

O cumprimento das regulamentações em toda a cadeia de suprimentos é essencial para reduzir o risco de consequências financeiras e de reputação associadas à não conformidade. 

Saber quais atividades da cadeia de suprimentos estão ocorrendo é essencial para garantir que você e seus fornecedores cumpram as regulamentações em todos os mercados em que operam. 

Antecipa interrupções 

Mudanças são comuns no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a visibilidade total das operações permite antecipar interrupções. Como, por exemplo, problemas com documentação, mudanças de rotas e possíveis atrasos. 

O acesso a essas informações permite que você tome as medidas necessárias para minimizar qualquer impacto que as interrupções possam ter na entrega do produto final aos clientes.

Além de promover o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos. 

Afinal, as organizações devem ter uma visibilidade transparente na rede de suprimentos para manter o controle. Eles devem rastrear as mesmas informações em todos os momentos.

Essa clareza é importante em momentos de extrema interrupção, para garantir que a organização seja capaz de funcionar com eficiência e ser lucrativa. Proporcionando, assim, excelente satisfação ao cliente.

Como a visibilidade favorece a gestão eficaz da cadeia de suprimentos?

A visibilidade apoia o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos porque fornece a capacidade de rastrear mercadorias intermediárias e finais conforme avançam no supply chain, começando desde as matérias-primas. 

Para obter visibilidade total da cadeia de suprimentos, os gerentes de SCM devem ter acesso às informações durante toda a jornada.

Neste sentido, ter uma maior visibilidade contribui para o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos porque fornece informações atualizadas para todas as partes interessadas relevantes.

Além de otimizar a cadeia de suprimentos e permitir a agilidade necessária quando as circunstâncias mudam. 

Visibilidade: a solução para um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos

A única maneira segura de obter visibilidade avançada em tempo real é investindo em tecnologia.

Não ser capaz de entregar aos seus clientes se traduz em perda de receita. E, mesmo alguns processos ineficientes dentro da cadeia de suprimentos podem resultar em custos significativos. 

Somente as organizações que se concentram agora na adaptação de informações e fluxos de trabalho de tecnologia – em vez de apenas empilhar mais soluções individuais e processos manuais – vão conseguir alcançar a agilidade operacional necessária para reagir e se adaptar mais rapidamente às necessidades em constante mudança do mercado.

A transformação digital do supply chain facilita as coisas, mas o LogManager é a melhor solução para o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos. Permitindo, dessa forma, melhorar a visibilidade e ter um supply chain bem lubrificado até a entrega final. 

Ele permite que sua empresa monitore todos os seus embarques. Sendo possível monitorar mais de 20 tipos de eventos diferentes durante a jornada de embarque da carga.

Com isso, você consegue :

  • Saber exatamente o momento de saída da sua carga, com respectiva estimativa de chegada
  • Acompanhar todo o trajeto do embarque e receber atualizações sobre mudanças de rotas e alterações da data de chegada
  • Se preparar com antecedência para a chegada da sua carga
  • Evitar custos adicionais, tendo controle de todas as etapas aduaneiras, até a liberação da carga no porto de destino
  • Ter processos mais integrados, robustos e ágeis, facilitando que sua empresa obtenha a certificação OEA.

Clique neste link para saber mais sobre a plataforma e entender todas as formas como ela pode apoiar um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos da sua empresa.

2 comentários em “Como a visibilidade contribui para o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos?”

  1. Pingback: Como obter redução de custos na cadeia de suprimentos?

  2. Pingback: Visibilidade: chave para gestão da cadeia de suprimentos eficiente

Comentários encerrados.