Xangai inicia testes do maior terminal automatizado de contêineres do mundo

Xangai inicia testes do maior terminal automatizado de contêineres do mundo

A China iniciou os testes na operação do maior terminal automatizado de contêineres do mundo – o Shanghai Yangshan Deep Water Port – durante o final de semana, de acordo com a mídia estatal oficial.

Com um enorme projeto de infra-estrutura, o terminal de contêineres automatizado acrescenta ao ranking de Xangai como o porto mais movimentado do mundo.

“O terminal automatizado não só aumenta a eficiência de manuseio no porto, mas também reduz a emissão de carbono em até 10%”, disse Chen Wuyuan, presidente do Grupo Internacional de Portos de Xangai, citado pela Agência de Notícias Xinhua.

Aberto no domingo, o porto de Yangshan inicialmente irá lidar com 4 milhões de contêineres de 20 pés, e em breve expandirá para 6.3 milhões de contêineres, com a eventual implantação de 26 guindastes e 120 pórticos montados no trilho.

Localizado no sul da Ponte Donghai, a fase quatro do porto de Yangshan abrange 2.667 milhões de metros quadrados e tem uma costa de 2.569 jardas.

Segundo a Xinhua, a Shanghai Zhenhua Heavy Industries Co. fez todos os equipamentos envolvidos na atualização.

Dos 10 maiores portos do mundo, nove estão na Ásia – Xangai, Singapura, Shenzhen, Hong Kong, Ningbo-Zhoushan, Busan, Qingdao, Guangzhou Harbour e Tianjin. APenas o Dubai Jebel Ali Port está fora da região, de acordo com os rastreadores de fretes globais.

Mês passado (novembro/17), as exportações da China subiram mais de duas vezes a taxa prevista de acordo com dados oficiais, deixando os analistas a esperar mais tensão na relação econômica Washington-Pequim. Em 2017 o superávit comercial da China em relação aos EUA aumentou em 18.8% nos termos globais de yuan.

 

Fonte: The Washington Times.