Nos processos de importação e exportação a questão do transporte é de extrema importância, uma vez que impacta nos custos e na logística de mercadorias. Neste cenário, a Carga Consolidada é uma alternativa para quem quer manter o controle da movimentação de suas entregas e ainda otimizar recursos.
Essa consiste em um sistema de padronização no qual as mercadorias são agrupadas em um mesmo conjunto, formando outro maior. Para isto, é feita a combinação de volumes e produtos que tenham as mesmas condições de entrega a serem realizadas.
É recomendado optar por uma Carga Consolidada quando a quantidade de produtos a ser transportada não é suficiente para preencher um container e/ou lote inteiro.
Este recurso também é uma alternativa quando consideramos as condições físicas da mercadoria, havendo a possibilidade da cobrança de frete ser realizada por peso ou por unidade. Nestes casos, a diferença de custos no transporte pode apresentar uma economia vantajosa.
Diferença entre Carga Simples e Carga Consolidada
A carga simples é toda mercadoria que pode ser transportada por qualquer tipo de veículo. Isso significa que os itens serão acondicionados de forma uniforme, com base em seu volume, a fim de reduzir os custos de transporte, tempo nos veículos e desembarque.
Já a carga consolidada, reúne diversos itens com um destino em comum, a partir do volume descrito no conhecimento master ou house, enviado pela empresa à companhia responsável pela consolidação da carga.
➡️ Leia mais: Da origem até o destino: entenda a jornada da carga
Como a Carga Consolidada funciona na prática?
Para que carga seja consolidada, entram em ação os agentes que podem ser os operadores logísticos e as transportadoras, responsáveis pela recepção, armazenamento e embarque dos produtos.
Assim, a empresa consolidadora é responsável por emitir o BL (conhecimento de embarque marítimo) ou o AWB (conhecimento de embarque aéreo) em dois tipos: master, com os dados da consolidação e o house, com os dados de cada destinatário.
Benefícios da Carga Consolidada
- Diminuição do custo junto às transportadoras;
- Facilidade no transporte de itens;
- Redução da quantidade de operadores envolvidos no processo;
- Otimização dos custos de frete;
- Redução da burocracia para a emissão de documentos.
➡️ Leia mais: Você sabe o que acontece com a sua carga?
Como trabalhar com uma Carga Consolidada?
Ao optar por Carga Consolidada, o procedimento deve ser intermediado por um agente de carga, empresa responsável por estabelecer o contato entre importadores e exportadores em diferentes localidades.
➡️ Leia mais: Liberar a carga somente com digitais, já é mesmo possível?
Conheça tudo sobre o despacho aduaneiro brasileiro
A Logcomex, analisando todas as informações disponíveis do setor, preparou o Panorama do Despacho Aduaneiro, trazendo as principais informações do mercado. Quer ler o material na íntegra gratuitamente? Então preencha o formulário abaixo!