Imagem representando a internacionalização com a silhueta de pessoas sobreposta pela imagem de uma cidade e mapa mundi com os países interligados por linhas.

Internacionalização: tipos, vantagens, desafios e estratégias

No atual contexto econômico, a internacionalização é uma estratégia básica para atuar em território estrangeiro. Essa abordagem permite explorar novos mercados e obter vantagem competitiva. Num mundo altamente globalizado, a abordagem sem dúvida ajuda a garantir o desenvolvimento sustentável das empresas.

Essa prática permite que as organizações de fato compartilhem conhecimentos e aprimorem suas interações no mercado internacional, seja por meio de parcerias seja através do fornecimento de produtos e serviços. Isto, por sua vez, acelera o  crescimento, expande a base de clientes e aumenta os lucros. 

O que é internacionalização?

Para quem não sabe o que é internacionalização, representa a expansão das operações de uma empresa a mercados estrangeiros. Isto inclui estratégias como exportar produtos, estabelecer joint ventures e/ou franquias, investir direta e indiretamente no exterior, bem como produzir bens e serviços em países do exterior, etc. 

Em suma, a internacionalização visa alcançar novos mercados e estabelecer presença significativa e competitiva num cenário internacional. Ela envolve analisar o novo mercado que uma empresa deseja alcançar, entendendo aspectos como por exemplo cultura, regulamentação, concorrência e preferências do consumidor. 

A partir desta análise, a empresa desenvolve estratégias adequadas para atender às necessidades específicas dos mercados externos. Assim, a internacionalização representa um passo importante para as empresas que não apenas procuram crescimento, como também a diversificação e oportunidades à escala global.

Quais são os tipos de internacionalização?

Quando pensamos em expandir os horizontes das empresas brasileiras para mercados estrangeiros, diferentes tipos de internacionalização se destacam. A seguir, vamos explorar algumas dessas opções, entender como funcionam e descobrir as suas vantagens de optar por cada uma das alternativas disponíveis.

Exportação

A exportação é uma estratégia que requer menor investimento inicial, apresenta baixo risco e permite fácil adaptação ao mercado internacional. Ao optar por esta abordagem, a empresa pode tanto conduzir diretamente o processo como optar por contratar um agente especializado para realizar os processos relacionados. 

A seguir, listamos algumas das vantagens e principais vantagens de optar por cada um dos tipos de exportação desta abordagem. Lembrando que a escolha entre um ou outro vai depender do orçamento disponível para o projeto, o perfil e os objetivos da empresa que deseja vender seus produtos para o exterior. 

Exportação direta

Na modalidade direta, a empresa assume o controle total do processo de exportação. Isso significa que ela lida diretamente com os clientes estrangeiros, sem intermediários. Confira na lista abaixo o detalhamento que preparamos sobre algumas das principais características e vantagens desta modalidade:

  • Controle total: a empresa tem controle direto sobre cada fase do processo de exportação, desde a produção até a entrega ao cliente no exterior
  • Relacionamento: lidar diretamente com os clientes estrangeiros permite construir relacionamentos e entender melhor necessidades do mercado
  • Maior margem de lucro: como não há intermediários, a empresa pode manter uma margem de lucro maior em suas operações internacionais
  • Adaptação: o contato direto com o mercado estrangeiro permite adaptação mais rápida às tendências e mudanças nas demandas.

Exportação indireta

Na modalidade indireta, a empresa utiliza intermediários, como, por exemplo, agentes de exportação, distribuidores ou tradings, para facilitar o processo de venda no mercado estrangeiro. Vejamos na lista abaixo algumas características e vantagens deste tipo de exportação:

  • Menos complexidade: a empresa pode se concentrar em sua atividade principal, enquanto os intermediários cuidam da exportação
  • Menor risco financeiro: pode envolver menos risco financeiro, pois os intermediários podem assumir parte desse ônus
  • Acesso à experiência local: os intermediários costumam ter conhecimento do mercado local, ideal para empresas iniciantes nesta abordagem
  • Redução de custos logísticos: os intermediários podem lidar com questões logísticas, simplificando o processo e reduzindo custos associados
  • Ampliação da rede de distribuição: os intermediários permitem à empresa expandir sua rede de distribuição internacional de maneira mais eficiente.

Independentemente da modalidade escolhida, leve em consideração que é fundamental contar com a inteligência comercial ao exportar. Afinal, somente com decisões e estratégias baseadas em dados sólidos e atualizados você consegue garantir a total eficiência da sua operação, bem como o sucesso no mercado externo.

Franchising

No franchising, em poucas palavras, a empresa se torna uma franqueada, pagando uma taxa e também royalties à franqueadora. O que proporciona acesso a uma marca consolidada e dá direito à utilização do sistema de negócios da franquia. Geralmente, esta alternativa é uma opção com um menor investimento inicial. 

Joint venture

Em suma, a joint venture é uma associação econômica temporária entre duas ou mais empresas, superando barreiras locais e aproveitando o conhecimento do mercado estrangeiro. Essa estratégia normalmente é escolhida quando as normas locais dificultam a criação independente.

Investimento direto

Envolve aquisição total ou parcial de entidade comercial existente ou a criação de uma nova empresa no exterior. Isso dá controle substancial sobre as decisões no mercado estrangeiro e pode ser feito através da abertura de subsidiária, participação controladora em empresa estrangeira ou fusão/joint venture.

Quais as vantagens da internacionalização? 

Atuar no mercado exterior abre a porta para um mundo de oportunidades e desafios no mundo dos negócios. A seguir, listamos algumas das principais vantagens da internacionalização e porque investir nesta estratégia que é um verdadeiro catalisador de crescimento e desenvolvimento empresarial.

Alcance de novos mercados

A internacionalização dá às empresas a oportunidade de procurar mercados com potencial de crescimento maior do que aqueles já saturados no cenário nacional. Esta busca por novos horizontes expande o alcance da empresa e impulsiona inovação e a adaptação às necessidades dos consumidores.

Independência da sazonalidade local

A internacionalização é uma excelente opção para negócios que trabalham com mercadorias que dependem da sazonalidade do mercado local. Por exemplo, produtos que possuem maior saída no inverno ou no verão. Ao ampliar os horizontes para territórios estrangeiros, a empresa pode vender o ano inteiro.

Obtenção de know-how de parceiros

A colaboração com parceiros internacionais dá acesso a uma riqueza de conhecimento, tecnologia e recursos locais que podem melhorar as operações de negócios de formas não acessíveis internamente. Inclusive, aproveitar este know-how é uma parte verdadeiramente essencial do processo de internacionalização.

Diversificação do risco da empresa

Ser demasiado dependente de um mercado único pode deixar uma empresa vulnerável às flutuações económicas locais. Nesse sentido, a internacionalização surge como uma alternativa que ajuda a dispersar os riscos empresariais, criando uma base mais forte e mais resiliente contra as flutuações económicas.

Redução da carga tributária

A escolha estratégica de um local para expansão pode proporcionar benefícios fiscais significativos. Dependendo da estrutura da empresa e do país de atuação, a internacionalização pode se tornar uma alternativa que proporciona uma redução significativa da carga tributária, melhorando dessa maneira os lucros.

Construção e consolidação de uma marca global

Uma presença internacional de sucesso é sem dúvida uma oportunidade estratégica para estabelecer e fortalecer uma marca reconhecida a nível internacional. Além disso, uma marca forte não apenas atrai consumidores no mercado externo, como também eleva a empresa a um patamar superior no mercado interno.

Inovação constante

A exposição a diferentes culturas, necessidades e demandas de mercado impulsiona a inovação contínua. Assim, a internacionalização permite que as empresas evoluam e se adaptem constantemente, garantindo  relevância e competitividade num cenário global em constante mudança.

Como funciona o processo de internacionalização?

O processo de internacionalização envolve etapas estratégicas que permitem às organizações expandir as  suas operações em mercados internacionais. Desde a pesquisa inicial de mercado até o crescimento gradual, cada etapa desempenha um papel vital no sucesso de todo o negócio. No tópico a seguir, veremos quais são elas.

Quais são as estratégias de internacionalização?

A preparação para o ingresso no mercado estrangeiro é um processo fundamental que inclui uma série de estratégias de internacionalização imprescindíveis  para garantir o sucesso da empresa em seu projeto de alcançar mercados no exterior. Vamos detalhar os principais preparativos:

Avaliação da viabilidade do projeto

Antes de mais nada, ingressar no mercado exterior requer pesquisas detalhadas para identificar as áreas com maior potencial para seu produto ou seu serviço. Além disso, não esqueça de avaliar a concorrência, assim como a demanda e as preferências dos consumidores estrangeiros.

Escolha do país e análise do mercado local

Se o projeto for viável, o próximo passo é escolher o país para a internacionalização. Isso inclui a avaliação do potencial de crescimento, a dimensão do mercado, a situação do setor de atuação local, as expectativas dos consumidores e a existência de concorrência. Dê preferência aos países com os quais o Brasil possui acordos comerciais. São eles:

  • Argentina
  • Uruguai
  • Paraguai
  • Bolívia
  • Equador
  • Chile 
  • Colômbia 
  • Cuba 
  • Panamá 
  • Peru
  • Venezuela
  • México
  • Guiana 
  • Suriname 
  • São Cristóvão e Névis
  • Índia
  • Israel
  • África do Sul
  • Namíbia
  • Botsuana
  • Lesoto
  • Suazilândia
  • Egito.

Além disso, um estudo de mercado detalhado é fundamental para garantir a efetividade do projeto. Lembre-se de, nesta etapa, abordar aspectos relevantes como, por exemplo, cultura local, bem como recursos disponíveis, práticas empresariais e também os hábitos de consumo dos estrangeiros.

Definição do método de internacionalização

Com o país escolhido, falta selecionar o método de entrada no mercado. As opções incluem exportação direta ou indireta, licenças, franquias, joint ventures, abertura de sucursais, filiais, centros de produção no exterior, etc. A escolha depende dos recursos financeiros, perspectivas e regulamentações do país. 

Elaboração do plano de ação

Iniciar a estratégia de internacionalização requer um plano de ação detalhado. Isso inclui estabelecer objetivos, indicadores de desempenho (KPIs), meios e recursos físicos e financeiros, ações a serem realizadas e prazos. Nomear colaboradores-chave e envolver parceiros também é importante nesta fase.

Adaptação da oferta ao mercado 

Além disso, para garantir o sucesso do seu processo de internacionalização, é fundamental adaptar o posicionamento comercial ao mercado-alvo. Afinal, diferenças culturais, hábitos de consumo e necessidades podem variar significativamente entre países e regiões. 

Nesse sentido, compreender profundamente o mercado-alvo, realizar pesquisas, criar personas representativas do público-alvo e ajustar a oferta comercial da sua empresa são passos cruciais para se adequar às expectativas dos consumidores no mercado internacional.

Suporte profissional e tecnológico

Visto que a internacionalização de uma empresa é um desafio complexo que envolve diversos aspectos, a utilização de tecnologia e o suporte de profissionais experientes desempenham papéis cruciais, conferindo uma série de benefícios que contribuem para o sucesso do processo. 

Ferramentas tecnológicas, como por exemplo as plataformas que proporcionam business intelligence, permitem a coleta e análise de dados relevantes. Isso proporciona insights valiosos sobre o desempenho no mercado internacional, bem como preferências do consumidor e análise de oportunidades inexploradas. 

Quais os desafios da internacionalização?

A internacionalização de empresas envolve uma série de desafios complexos e multifacetados. Afinal, ao expandir suas operações para mercados internacionais, as organizações se deparam com uma diversidade cultural que exige compreensão e respeito. 

Além disso, flutuações cambiais, com seu potencial impacto nos resultados financeiros, e riscos financeiros associados a transações internacionais adicionam camadas de complexidade à equação. Neste contexto, a gestão desses desafios é vital para o sucesso da internacionalização empresarial.

Diversidade cultural

Cada mercado internacional tem sua própria cultura, valores e padrões próprios de nível social. Portanto, ao internacionalizar, compreender e respeitar estas diferenças culturais é essencial para estabelecer relações comerciais bem-sucedidas e evitar mal-entendidos.

Flutuações cambiais

As alterações nas taxas de câmbio sem dúvida podem afetar significativamente os resultados financeiros de uma empresa que procura se estabelecer no mercado estrangeiro. Portanto, é fundamental monitorar e gerenciar de perto o  risco cambial para evitar impactos negativos.

Riscos financeiros

O processo de internacionalização pode trazer desafios financeiros, incluindo custos adicionais associados a transações internacionais, tais como taxas de conversão de moeda e impostos. Além disso, as mudanças nas condições econômicas e políticas no estrangeiro também representam riscos financeiros.

Como superar os desafios da internacionalização?

Para superar estes desafios, as empresas devem adotar estratégias específicas como as que destacamos a seguir. A superação deles é essencial para o sucesso do projeto. Afinal, assim é possível minimizar os riscos associados à expansão internacional e alcançar um crescimento sustentável e rentável.

  • Formação cultural: conscientize toda a empresa a respeitar as diferenças culturais, além de ajustar suas práticas empresariais de acordo
  • Estratégia de comunicação: criar estratégias de comunicação e marketing que considerem as nuances culturais e linguísticas do mercado-alvo
  • Gestão de riscos financeiros: use ferramentas como a cobertura cambial para reduzir riscos cambiais e implemente uma gestão financeira sólida.

5 exemplos de internacionalização de empresas 

Há vários exemplos de internacionalização de empresas brasileiras que superaram com sucesso o desafio de ingressar no mercado estrangeiro, consolidando suas marcas e ampliando seu alcance. Através desses casos, veremos como essas organizações se tornaram referências.  

1. Alpargatas

A Alpargatas, empresa brasileira de calçados e artigos esportivos, evidencia uma bem-sucedida estratégia de internacionalização iniciada em 2007 na Argentina. Proprietária de marcas como Havaianas, Topper e Timberland, a Alpargatas redesenhou seu perfil, associando sua marca à sofisticação. 

Atualmente, suas operações internacionais estendem-se para vários países do mundo, como por exemplo, os Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra e Itália. Consolidando-se, dessa maneira, como uma potência brasileira internacional na área da moda.

2. Tigre

Empresa brasileira de soluções em PVC fundada em 1941, trilhou seu caminho internacional a partir de 1971, iniciando no Paraguai. Hoje, está presente em mais de 25 países, sendo a 20.ª empresa brasileira mais internacionalizada. Com mais de 10 fábricas fora do Brasil, a Tigre é um exemplo de sucesso em seu segmento.

3. Embraer 

A Embraer — fabricante brasileira de aeronaves privatizada após sua fundação em 1969 pelo governo federal — é uma gigante global na indústria aeroespacial. Com ≃90% de suas produções destinadas ao mercado estrangeiro, é uma força reconhecida em mais de 60 países, oferecendo aeronaves e jatos executivos.

4. BRF

A BRF, resultante de uma fusão entre Perdigão e Sadia em 2012, traçou uma trajetória internacional notável. Atualmente, comercializa seus produtos para mais de 150 países, consolidando-se como um gigante global no mercado de alimentação. 

Com um claro foco estratégico em agregar marcas globais, a empresa brasileira continua a expandir seu portfólio, revelando sem sombra de dúvida a eficácia do investimento nesta abordagem para alavancar o crescimento e alcançar reconhecimento global. 

5. Vale

A Vale, uma renomada mineradora multinacional brasileira, trilhou com êxito o caminho da internacionalização, consolidando-se como uma das maiores do setor no mundo. Especializada na produção de níquel, pelotas e minério de ferro, a Vale expandiu suas operações para o mercado canadense em 2006.

Tendo conquistado uma presença significativa em 27 países, a marca tem a distinção de figurar entre as 10 empresas com maior índice de ativos no mercado estrangeiro. Dessa maneira, a Vale exemplifica a expertise brasileira ultrapassando as fronteiras globais.

Optou pela exportação para internacionalizar? Conte com a Logcomex!

Se você está considerando optar pela exportação para internacionalizar as operações da sua empresa, conte com as soluções avançadas da Logcomex. Nossos recursos fornecem eficiência, insights estratégicos e operações sem complicações! 

Nossas ferramentas estratégicas, como Shipment Intel Ocean Export, o NCM Intel e o LogManager, são especificamente projetados com o propósito de simplificar ao máximo seus processos de exportação, proporcionando uma jornada mais eficiente e lucrativa.

Shipment Intel Ocean Export – A plataforma de analytics do comex

Obtenha uma visão aprofundada do mercado de exportação, identifique oportunidades e mantenha-se por dentro do volume das mercadorias exportadas. Com o Shipment Intel, você tem acesso a insights valiosos que certamente impulsionarão suas operações de exportação.

LogManager – Monitore seus embarques com precisão e eficiência

Acompanhe seus contêineres em tempo real com a poderosa combinação de inteligência artificial e machine learning do LogManager. Desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro, tenha total previsibilidade e controle sobre sua operação exportadora.

Fortaleça sua estratégia com as informações do NCM Intel Exportação 

Analise os países que mais adquirem o produto da NCM desejada e estude o mercado de forma eficiente. Acesse informações cruciais em poucos cliques, incluindo prováveis compradores, variação do valor FOB exportado, países de destino, volume de exportações, modais de transporte e muito mais!

Com o NCM Intel Exportação você não só analisa as operações do mercado como também toma decisões mais assertivas. Analise profundamente seu segmento, visualizando com quem os países estão negociando, assim como os preços praticados, as rotas e volumes por operação.

Explore novas possibilidades com informações atuais e assertivas do mercado. Aprimore sua estratégia prospecção de novos clientes internacionais baseando suas buscas em potenciais segmentos, novos países, preço FOB, NCMs e produtos exportados.

Vamos juntos alavancar sua estratégia de exportação?

Preencha o formulário na página e solicite sua demonstração totalmente gratuita hoje mesmo para ver na prática como, juntos, podemos aliar os recursos tecnológicos de nossas ferramentas com os esforços da sua empresa e, com isso, desbloquear e alavancar seu processo de internacionalização por meio da exportação.