A importância de uma estratégia comercial para a internacionalização

A importância de uma estratégia comercial para a internacionalização

8 de maio de 2019 Off Por Thaynara Oliveira

Em um mercado cada vez mais volátil, ter uma estratégia comercial bem definida é um dos recursos para o aumento do lucro nos negócios. Além da questão financeira, ao estabelecer um processo, é possível se destacar frente a concorrência atingindo novos mercados e clientes. Veja a seguir como definir o seu método e prepare os negócios para a internacionalização:

 

Análise de Risco

Compreender a análise de risco envolve entender o posicionamento da empresa no mercado, o market share. Para isso estão disponíveis inúmeras ferramentas, sendo neste caso a mais comum a Análise SWOT. O SWOT permite identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Desta forma, fica mais fácil medir o potencial de crescimento e de que forma a solução ofertada pela empresa pode gerar novos resultados.

 

 

Definição da estratégia

Conhecendo as variáveis do negócio, chegou a hora de definir a estratégia comercial. Este recurso deve levar em conta o orçamento e o objetivo da empresa, que vai definir qual caminho seguir e onde se quer chegar. Isto incluir traçar metas de curto, médio e longo prazo, o orçamento disponível, bem como as ações que serão adotadas em cada um dos estágios do planejamento.

 

 

Preparação do produto

Muito mais do que ofertar o produto e/ou serviço para outros países, o processo de internacionalização exige a adaptação de tudo o que envolve o item a ser comercializado. Estamos falando de regulamentação, tradução do site e materiais de marketing, teste de qualidade, além das formas de logística e distribuição.

 

Preparação da organização

Outro ponto importante, que deve acontecer simultaneamente as outras etapas, é a preparação da organização. Isso diz respeito a adaptações de cultura, idioma e até mesmo regimento. Para isso deve ser realizado treinamento dos colaboradores, campanhas de marketing, programas de benefícios e outros recursos que possam familiarizar os colaboradores a nova realidade do negócio.
Gestão Financeira

 

Um dos aspectos principais de adotar uma estratégia comercial para internacionalização diz respeito a questão financeira. Além da revisão financeira e os indicadores de desempenho, é preciso analisar qual o período necessário para garantir a viabilidade de operação, além das fontes de investimento para a mesma, seja interna ou externa.
Após identificar os passos para o sucesso de uma estratégia comercial, conheça os benefícios e a possibilidades que a exportação pode oferecer para o seu negócio. A LogComex pode te ajudar neste processo com soluções personalizadas para a sua necessidade. Clique aqui e saiba mais sobre a nossa plataforma.