Logística de suprimentos: como otimizar?

No comércio exterior, ‘logística’ é uma palavra de lei. Sem ela, as chances de problemas aparecerem são altíssimas. É através dela, inclusive, que o controle é feito para que tudo saia como planejado. Uma boa gestão nesta área, pode impactar diretamente nos lucros ou gastos extras. Para evitar dor de cabeça, nós fizemos esse artigo sobre a logística de suprimentos e como otimizar o serviço.

O que é a logística de suprimentos?

A logística de suprimentos é a área responsável pelo planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem das matérias-primas, insumos e também dos produtos de uma empresa. 

Na cadeia logística, todos os métodos e processos ligados ao produto estão relacionados. Isso representa um dos conceitos mais importantes, já que está diretamente ligado ao processo como um todo: compra, planejamento, fornecimento, fabricação e gestão de estoque.  

Dentro da cadeia logística, temos a logística de suprimentos, que consiste na responsabilidade de promover a integridade dos produtos, gerenciar o deslocamento das mercadorias entre ponto de partida e chegada, monitorar a experiência do processo e, ainda, garantir que os prazos sejam cumpridos.

Faz parte do processo também assegurar que a empresa tenha todos os suprimentos necessários para a produção das mercadorias. Dado o momento, lugar e condições é importante que a logística de suprimentos faça com que não falte nada. 

O serviço é extremamente necessário para quem atua no comex, requer cuidado e atenção. Afinal de contas, qualquer falha pode trazer problemas durante o percurso e uma ‘bola de neve’ pode surgir. Sem o correto funcionamento, situações emergenciais, prejuízos e prazos não cumpridos podem surgir. 

Muitas vezes os termos são considerados sinônimos, mas é importante entender que, apesar das semelhanças, há diferentes objetivos, processos e vantagens de um para o outro. De forma geral, para entendermos:

Na cadeia de suprimentos:

  • Compras;
  • Plano de fornecimentos e de demanda;
  • Gestão de estoque;
  • Fabricação e;
  • Logística.

Já a logística de suprimentos:

  • Entrada de matéria-prima;
  • Armazenagem;
  • Transporte interno;
  • Logística interna e;
  • Saída de produto acabado.

Como funciona?

O processo começa antes da compra das matérias primas. O ‘start’ é o estudo estratégico de fornecedores. Depois disso, e das necessidades alinhadas, os insumos são comprados. Na sequência,  o período de espera até que os itens comprados cheguem.

A logística de suprimentos consiste, principalmente, na análise detalhada de demanda de materiais, incluindo ainda o planejamento e previsão de chegada dos pedidos todos. Neste ‘combo’ de cuidados com a logística, não faltarão itens para o trabalho seguir. 

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Quais são as 3 etapas da logística de suprimentos?

A logística de suprimentos é dividida em três etapas para funcionar adequadamente. São eles:

  • Entrada – quando a matéria prima chega e é encaminhada para algum estoque ou almoxarifado;
  • Processo da mercadoria – é nessa fase que é feita a transformação da matéria prima em determinado para produto para que, depois, seja vendida e;
  • Entrega – momento em que, após os demais processos, o produto chega para o cliente / destino. 

Com a logística de suprimentos funcionando de forma organizada, seguindo cada etapa com cuidado e levando em consideração os prazos, gastos desnecessários são evitados e decisões mais ágeis são tomadas.

Qual a importância da logística de suprimentos?

Como essa logística, especificamente, é a principal responsável por alinhar toda a produção de itens e produtos que serão feitos/ entregues, a importância dela é das grandes! É preciso tratar a logística de suprimentos com prioridade, já que faz toda a diferença. 

Sem uma boa gestão na logística de suprimentos, pode haver paralisação na produção, falta de mercadorias, excesso de gastos com compras de última hora ou mesmo atrasos nas entregas dos pedidos. Todas essas falhas comprometem a reputação do negócio e a qualidade do que é ofertado. 

Benefícios

A logística de suprimentos funcionando de maneira organizada e otimizada resulta em vários benefícios. Abaixo listamos os principais para que você entenda a importância desse processo:

  • auxílio na organização e estruturação;
  • facilidade com a padronização e estruturação de processos;
  • facilitação do trabalho de colaboradores e menos risco de acidentes no espaço devido ao uso inadequado de produtos;
  • mais agilidade e produtividade de cada setor e do processo como um todo;
  • otimização dos recursos, a fim de reduzir perdas e prejuízos e;
  • transformação do armazenamento de matéria-prima e outros insumos em um espaço mais adequado para a função.
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como implementar uma logística de suprimentos eficiente?

É possível otimizar a logística de suprimentos, a fim de um modelo mais eficiente. Basta implementar algumas ferramentas que vão ajudar nesse objetivo. Pensando nisso, e para ajudar com seu negócio, separamos alguns pontos de atenção para o investimento:

  • Criação de KPI’s para avaliação de desempenho operacional: com isso é possível acompanhar os resultados. É importante priorizar métricas de satisfação e fidelização e, através dos formulários, é possível ter essas avaliações. 
  • Constante análise e melhoria: através dos KPI’s, as análises são feitas de tempos em tempos para que seja mudado o necessário e melhorado o que for preciso. Pontos importantes para melhorar a logística.
  • Implementação de softwares e tecnologias: com as ferramentas necessárias, é possível usar as novas tecnologias a favor do estoque de suprimentos, da empresa, atendimento… 
  • Mapear os processos da empresa: o mapeamento é necessário desde o começo da produção até a entrega.  Assim, é possível identificar quais são os pontos fortes e fracos para otimizar.
  • Treinamento de funcionários de todas as áreas: com a instrução dos setores produtivos através de treinamentos, é possível integrar a empresa toda, principalmente entre a cadeia de suprimentos e logística

Quais os desafios?

Uma série de atividades fazem parte da logística de suprimentos. Deu pra perceber, né? E, claro, que no meio de tudo isso, alguns desafios aparecem pelo caminho… 

  • Cadeia de fornecimento: entre as empresas, existem aquelas que dependem de fornecedores internacionais, mais uma desafio que surge. Afinal de contas, é preciso levar em consideração a distância e burocracia envolvidas no processo de compra dos suprimentos. Ainda temos as barreiras alfandegárias, que traz tarifas e quotas que aumentam o tempo de chegada dos produtos e os custos de entrega.
  • Rastreabilidade e visibilidade: na logística de suprimentos, problemas com esses dois setores podem se transformar em uma pedra no sapato das empresas, prejudicando e até comprometendo a cadeia de suprimentos e logística. Se não é possível rastrear o item ou ver o que está acontecendo, não há também como resolver possíveis problemas de forma rápida, por exemplo. 
  • Sincronia de processos: é preciso sincronia para que tudo funcione bem. Com os diferentes processos da cadeia e da logística coordenados e funcionando – da produção até a entrega – as chances de dar errado são bem baixas. Entretanto, os problemas precisam ser driblados. 
  • Tecnologia e inovação – uso de inteligência artificial, analytics, sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e até de rastreamento por RFID são recursos trabalhosos, mas também essenciais para otimizar a logística de suprimentos. São um desafio de inovação para contornar possíveis problemas
  • Resiliência – Ao longo do percurso, é preciso criar uma cadeia de suprimentos resiliente. Imprevistos, como pandemia, greve ou paralisações, por exemplo, acontecem e é preciso saber lidar com as adversidades que comprometem o serviço como um todo. Uma abordagem integrada, colaborativa e a adoção de tecnologias inovadoras pode ser a saída mais eficiente. Justamente por isso, é preciso estar atento a todos os processos que envolvem o setor. 

Como otimizar?

Nada é tão bom que não possa melhorar… Uma logística de suprimentos eficiente está alinhada com novas ferramentas tecnológicas que facilitam o cumprimento correto e eficaz dos processos. Então, para otimizar o serviço é preciso estar conectado aos recursos tecnológicos. 

Além da inovações tecnológicas, para mais eficiência, é fundamental ainda que as empresas ‘façam o dever de casa’ e sigam por caminhos mais práticos e que podem fazer a diferença no serviço do dia a dia, como:

  • Aprimoramento do controle de estoque;
  • Controle dos fornecedores;
  • Integração dos elos das cadeias de suprimento;
  • Melhoramento dos processos internos;
  • Otimização da previsão de demandas e;
  • Padronização e automatização dos processos.