Saiba como alcançar uma cadeia de suprimentos resiliente e como a Logcomex te apoia nesse processo

Como ter uma cadeia de suprimentos resiliente?

Você sabe o que é uma cadeia de suprimentos resiliente? 

Se partirmos do conceito físico de “resiliência”, trata-se de uma cadeia de suprimentos capaz de mitigar riscos e enfraquecer os impactos negativos de imprevistos. 

Só para ilustrar, um exemplo prático sobre o exercício da resiliência foi a crise sanitária global ocasionada pela doença Covid-19 e as respostas das empresas impactadas por ela. 

Através de estudos e investimentos, empresas do mundo todo se empenharam em ampliar a capacidade de amenizar os impactos decorrentes do lockdown com o objetivo de manter seus contratos nas condições pactuadas, mesmo diante da situação adversa enfrentada.

Veremos neste texto, portanto, o que é uma cadeia de suprimentos resiliente, suas características, seus benefícios e como adotar uma delas em sua empresa. 

O que é uma cadeia de suprimentos resiliente?  

Inicialmente, vamos entender o que é capacidade de resistência e de recuperação, segundo um estudo da Michigan State University

Capacidade de resistência 

A capacidade de resistência trata de protelar ao máximo as interrupções e reduzir seus impactos. 

Ou seja, como o nome sugere, é a capacidade de resistir aos problemas pelo maior tempo possível. 

Capacidade de recuperação 

A capacidade de recuperação, por outro lado, trata de contornar as interrupções. 

Normalmente, quando acontece uma interrupção, as empresas da cadeia de suprimentos passam por um período de estabilização antes de voltar aos resultados anteriores. 

Como medir a resiliência da cadeia de suprimentos? 

Pois bem, vamos entender como é medida a resiliência de uma cadeia de suprimentos. 

Antes disso, importante esclarecermos que interrupções e perturbações – naturais, biológicas, tecnológicas, políticas etc. – são fugas à normalidade da cadeia de suprimentos com origem externas. 

E, para medir como essas interrupções afetam a cadeia de suprimentos, Pesquisadores da Universidade NOVA de Lisboa criaram a teoria do “triângulo da resiliência”. 

Só para ilustrar, ele avalia a capacidade de resposta da cadeia de suprimentos tendo as seguintes informações: 

  • O eixo “desempenho” representa a gravidade da interrupção
  • O eixo “tempo” representa o tempo de recuperação de todos os envolvidos na cadeia e 
  • É traçado um triângulo a partir das duas informações e, quanto menor ele for, maior a capacidade de resiliência da cadeia de suprimentos da empresa. 

Inclusive, esse é um ótimo diagnóstico para as empresas que desejam avaliar e melhorar sua cadeia de suprimentos. 

Triângulo da resiliência. Fonte: Mecalux
Triângulo da resiliência. Fonte: Mecalux

Como funciona a resiliência na cadeia de suprimentos? 

Em seguida, vamos entender como funciona a resiliência na cadeia de suprimentos. 

Já sabemos que ela diz respeito à capacidade de responder rapidamente a imprevistos, mas como ela funciona? Quais práticas ela agrega à empresa? 

  • Criação de um bom planejamento, que otimiza a produção: é capaz de sincronizar as informações utilizadas e promove mais agilidade e previsibilidade
  • Uso de dados: os sistemas digitais que analisam informações conseguem organizar dados da empresa e identificar tendências e oportunidades
  • Diversificação de fornecedores e parceiros de produção: não mantém a empresa dependente de um único fornecedor, mas sim aumenta as opções disponíveis e 
  • Avaliação constante de estoque e capacidade: não é recomendável manter o estoque muito curto, então é importante realizar avaliações constantes. 

O que caracteriza uma cadeia de suprimentos resiliente? 

No geral, as características relacionadas a uma cadeia de suprimentos resiliente está relacionada ao esforço em minimizar riscos e planos de contingência. 

A seguir citaremos algumas características comuns de empresas que adotam uma cadeia de suprimentos resiliente. Acompanhe.  

Flexibilidade 

Primeiramente, falemos da flexibilidade. Essas empresas facilmente adaptáveis possuem a flexibilidade muito presente em todas as suas operações. 

Ou seja, seus serviços, como de transporte e de armazenamento, são maleáveis conforme as necessidades da empresa e de seus clientes. 

Visibilidade e previsibilidade 

Em segundo lugar, empresas com uma supply chain resiliente possuem visibilidade e previsibilidade

Isso significa que elas adotam mecanismos tecnológicos para prever possíveis impactos na sua cadeia de suprimentos e reagir rapidamente quando eles acontecem. 

Leia também: A visibilidade como chave para uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente

Sem dúvida, esse aumento de informações aumenta a assertividade da tomada de decisão como um todo. 

Gestão de riscos 

Em terceiro lugar, as empresas investem em uma boa gestão de riscos, que nada mais é que saber lidar com aqueles que surgem na operação. 

Isso garante, ademais, um bom posicionamento no mercado frente aos concorrentes, pois a empresa sabe contornar melhor os imprevistos. 

Com o LogManager da Logcomex, por exemplo, é possível fazer uma efetiva gestão dos riscos em sua cadeia de suprimentos. Afinal, a ferramenta dispara alertas preventivos diretamente em seu e-mail em casos de imprevistos com seus materiais importados/exportados.

Com isso, é possível se preparar para possíveis atrasos, providenciar a documentação faltante necessária para liberação das cargas e tomar demais ações proativas que permitem uma redução dos prejuízos. Como, por exemplo, interrupção da produção ou quebra de estoque por falta de insumos.

Relação com fornecedores 

Inegavelmente, manter uma boa relação com fornecedores é característica de uma empresa cuja cadeia de suprimentos seja resiliente. 

Isso é importante, pois permite que a empresa conheça, também, sobre a operação de seus parceiros e controle melhor seus pedidos e estoques

Assim, quando as adversidades surgirem, sua resposta será mais rápida. 

Diversificação 

A diversificação de fornecedores, de mercados e de formas de atuação está relacionada ao aspecto anterior, em certa medida. 

Isso envolve, por exemplo, aumentar a presença nos mercados nacionais e internacionais para ampliar suas opções e oportunidades. 

Condicionamento a interrupções 

Por fim, temos a capacidade de se adaptar a interrupções

Quando uma empresa lida com elas em momentos diferentes de sua atuação, ela se mantém flexível e resistente. Em outras palavras, ela se prepara para desafios maiores que podem surgir. 

Como vimos acima, aqui também o LogManager, da Logcomex, pode contribuir preparando as empresas para cenários de interrupção e fornecendo um histórico que aponta tendências a serem consideradas para evitar o problema.

Benefícios impulsionados pela cadeia de suprimentos resiliente 

Vejamos, enfim, os benefícios que uma empresa pode aproveitar por consequência da adoção de uma cadeia de suprimentos resiliente. 

Nós sabemos que, para isso, a empresa precisa destinar parte de seu orçamento, o que deixa muitos gestores com dúvidas sobre sua real importância. 

Contudo, a empresa precisa saber que buscar uma cadeia de suprimentos resiliente não é gasto, é investimento

Vamos entender quais são eles. 

Maior eficiência na operação 

Primeiramente, a empresa consegue melhorar a eficiência de sua operação

Quanto maior a resiliência, seu risco é menor e, portanto, há mais espaço financeiro para investir em inovação e crescimento

Segundo a Bain and Company, as empresas que buscam constantemente investir em uma cadeia de suprimento resiliente: 

  • Possuem ciclos de desenvolvimento de produtos até 60% mais curto
  • Expandiram a capacidade de produção em até 25%. 

Potencialização da produtividade 

Em segundo lugar, temos a potencialização da produtividade da empresa

Quando ela implementa e mantém uma supply chain capaz de se adaptar aos diferentes cenários, o gestor pode redistribuir as tarefas conforme as demandas e adversidades. 

Por conseguinte, a força de trabalho é mais bem distribuída, aumentando a produtividade. 

Diminuição de riscos 

Certamente, fato é que uma cadeia de suprimentos resiliente diminui os riscos e mitiga os prejuízos

Vale lembrar que estamos tratando de logística, uma área de muitos riscos e perdas para as empresas. 

E não é novidade que uma cadeia de suprimentos é construída por partes do mundo inteiro, o que aumenta a complexidade e exposição a riscos. 

Nesse sentido, são as ferramentas tecnológicas de uma cadeia de suprimentos resiliente que diminuem os riscos do processo logísticos. 

Como ter uma cadeia de suprimentos resiliente?  

Por fim, vamos apresentar algumas dicas para você que deseja implementar uma cadeia de suprimentos resiliente na sua empresa

Com o propósito de manter um supply chain resiliente, é essencial assumir uma estratégia de logística integral, que veremos com detalhes adiante.

Digitalize processos 

A digitalização de processos permite, por exemplo, acompanhamento em tempo real, aumento da rastreabilidade, mitigação de riscos e maior segurança da operação.

Entretanto, há um detalhe: devido à alta conectividade que existe atualmente, a empresa precisa contar com um sistema de segurança cibernético.

Além disso, é recomendável que se adote um software específico de gestão de cadeias de suprimentos para evitar perda de informações.

Faça um planejamento logístico prévio 

Em segundo lugar, ressaltamos a importância de se fazer um planejamento logístico prévio para garantir uma cadeia de suprimentos resiliente.

O planejamento, sem dúvidas, é o momento ideal para buscar formas de reduzir os custos e minimizar os riscos. Por isso, fazê-lo com rigor aumenta a qualidade e previsibilidade da sua operação.

Leia mais: Como obter redução de custos na cadeia de suprimentos?

Uma dica é incorporar ao planejamento um estudo das expectativas dos clientes e das ações e políticas da concorrência e dos fornecedores.

Implemente uma política de melhoria contínua 

Em terceiro lugar, destacamos o papel da implementação de uma política de melhoria contínua.

A saber, um exemplo de uma avaliação deste processo é:

  • Identificação dos problemas
  • Definição de prioridades e
  • Testagem de soluções.

Adotar essa prática, só para exemplificar, possibilita que a empresa esteja sempre se atualizando e eliminando gargalos.

Crie um plano logístico e de produção flexível

Por fim, saiba que sua empresa precisa criar um plano logístico e de produção flexível, que possibilita a rápida recuperação perante crises.

Isso significa que as etapas de fabricação e de logística devem ser fácil e rapidamente adaptáveis, conforme a necessidade da empresa.

Dessa forma, sua empresa estará mais preparada para enfrentar novos cenários e se recuperar perante crises.

A Logcomex apoia sua operação para uma cadeia de suprimentos eficiente

O LogManager — plataforma de visibilidade avançada em tempo real para operações de importação e exportação da Logcomex — apoia o alcance de uma cadeia de suprimentos resiliente porque resolve duas das maiores motivadoras da interrupção, a saber:

  • Falta de visibilidade: que impede a ação proativa em casos de imprevistos, agravando os prejuízos 
  • Falta de compreensão dos riscos que podem ocorrer: sejam eles financeiros, físicos ou econômicos. 

Para tanto, a ferramenta — que já é líder na América Latina — oferece recursos avançados de gerenciamento inteligente de riscos, incluindo:

  • Tracking em tempo real dos materiais importados/exportados
  • Estimativa de chegada das cargas
  • Alertas preventivos em casos de imprevistos
  • Visibilidade de ponta a ponta, abrangendo toda a sua operação de importação/exportação.

Como resultado, as empresas conseguem ter o controle necessário para alcançar uma cadeia de suprimentos resiliente. Além de evitar despesas extras e prejuízos como quebras na cadeia produtiva e rupturas de estoque.

Preencha o formulário abaixo e saiba todas as formas como o LogManager apoia sua operação para o alcance de uma cadeia de suprimentos resiliente, competitiva e pronta para enfrentar os desafios do supply chain global.