O que é conhecimento de embarque?

O que é conhecimento de embarque?

18 de abril de 2019 Off Por Thaynara Oliveira

As atividades de importação e exportação de mercadorias incluem diversas etapas nos mais diferentes países. Antes do embarque da carga, é realizado a entrega da documentação que contém dados relevantes para a operação . Para saber mais, acompanhe o texto a seguir: 

O que deve conter no conhecimento de carga?  

O termo de conhecimento de carga é o documento de responsabilidade do transportador e deve conter: embarcador, consignatário, tipo e quantidade de itens embarcados, local de embarque e desembarque, dados do meio de transporte e valor do frete.

 

Tipos de conhecimento de carga existentes

O conhecimento de carga pode variar de acordo com o modal escolhido para o transporte, veja os formatos a seguir:

 

  • Conhecimento de embarque marítimo ou Bill of Landing  (BL)
  • Multimodal
  • Afretamento
  • Conhecimento de embarque aéreo (AWB, MAWB, HAWB)

 

Consignado X Endossado

O conhecimento de embarque pode ser emitido em mais de uma via, para controle do transportador e do importador responsável pela carga.

 

O embarque consignado pode ser a ordem (ou a ordem do embarcador), a ordem de alguém e consignado a alguém (geralmente ao importador).

 

No caso do embarque endossado, existe o endosso em branco (que implica em tornar o conhecimento ao portador e quem tiver sua posse pode reclamar a mercadoria) e o endosso em preto (endosso a alguém definido, em que somente este pode reclamar a mercadoria).

 

O conhecimento de embarque é um documento muito importante nos processos de comércio exterior para facilitar o transporte de carga. Conte com a LogComex para monitorar seus embarques em tempo real com Tracking Real Time e saia na frente!