• Setembro 11 2023

O que é TIPI? Como consultar?

Blog By

Logcomex

Inegavelmente, no comércio exterior, não tem como falar em importar ou exportar produtos sem pensar em imposto. Afinal, as taxas estão sempre presentes. Assim, automaticamente, para quem trabalha nesse nicho, a TIPI já vem em mente. Isto é, uma tabela que é responsabilidade do Governo Federal, com diferentes seções e alíquotas específicas para cada item. Parece complicado, por isso é o nosso tema do artigo de hoje.

O que é TIPI?

A TIPI é um guia que lista produtos e as taxas de IPI aplicáveis a cada um durante a comercialização.  Regulamentada pela Receita Federal do Brasil, a tabela cuja sigla significa Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, segue o Sistema Harmonizado e é baseada na Tabela de NCM para categorizar os produtos. 

A tabela da TIPI é extensa, com mais de 450 páginas, e está em constante atualização. Você pode consultá-la na íntegra aqui

Leia mais: Impostos de Importação: saiba quais são os tributos aduaneiros

Por que a tabela TIPI é importante?

A TIPI é importante porque fornece orientação sobre as taxas de IPI aplicadas a produtos. Além disso, não seguir ou preencher incorretamente esse documento pode resultar em cobranças extras e penalidades, como multas, impostas pela Receita Federal Brasileira. 

A tabela, baseada na Nomenclatura Comum do Mercosul, pode afetar operações nacionais e internacionais, exigindo que empresas do comércio exterior acompanhem as atualizações, pois as reclassificações podem impactar a legislação tributária estadual.

Leia mais: Saiba como reduzir custos na importação com estas 13 dicas básicas

Quais são os TIPI?

Atualmente, a tabela da TIPI é dividida em 21 seções diferentes e é feita através do sistema harmonizado de designação e decodificação de mercadorias.

Leia mais: Entenda a importância da correta classificação fiscal de mercadorias

Antes de mais nada, é importante observar que quando a tabela menciona ‘Ex’ na descrição de um produto, isso indica uma exceção que foge da regra. 

Além disso, a Tabela da TIPI é segmentada com base na importância de cada produto, sendo que itens essenciais têm alíquota zero de imposto, beneficiando a população.

Segue lista:

Tabela TIPI

  • SEÇÃO I – ANIMAIS VIVOS E PRODUTOS DO REINO ANIMAL
  • SEÇÃO II – PRODUTOS DO REINO VEGETAL
  • SEÇÃO III – GORDURAS E ÓLEOS ANIMAIS OU VEGETAIS; PRODUTOS DA SUA DISSOCIAÇÃO; GORDURAS ALIMENTÍCIAS ELABORADAS; CERAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL
  • SEÇÃO IV – PRODUTOS DAS INDÚSTRIAS ALIMENTARES; BEBIDAS, LÍQUIDOS ALCOÓLICOS E VINAGRES; TABACO E SEUS SUCEDÂNEOS MANUFATURADOS
  • SEÇÃO V – PRODUTOS MINERAIS
  • SEÇÃO VI – PRODUTOS DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS OU DAS INDÚSTRIAS CONEXAS
  • SEÇÃO VII – PLÁSTICO E SUAS OBRAS; BORRACHA E SUAS OBRAS
  • SEÇÃO VIII – PELES, COUROS, PELES COM PELO E OBRAS DESTAS MATÉRIAS; ARTIGOS DE CORREEIRO OU DE SELEIRO; ARTIGOS DE VIAGEM, BOLSAS E ARTIGOS SEMELHANTES; OBRAS DE TRIPA
  • SEÇÃO IX – MADEIRA, CARVÃO VEGETAL E OBRAS DE MADEIRA; CORTIÇA E SUAS OBRAS; OBRAS DE ESPARTARIA OU DE CESTARIA
  • SEÇÃO X – PASTAS DE MADEIRA OU DE OUTRAS MATÉRIAS FIBROSAS CELULÓSICAS; PAPEL OU CARTÃO PARA RECICLAR (DESPERDÍCIOS E APARAS); PAPEL OU CARTÃO E SUAS OBRAS
  • SEÇÃO XI – MATÉRIAS TÊXTEIS E SUAS OBRAS
  • SEÇÃO XII – CALÇADO, CHAPÉUS E ARTIGOS DE USO SEMELHANTE, GUARDA-CHUVAS, GUARDA-SÓIS, BENGALAS, CHICOTES, E SUAS PARTES; PENAS PREPARADAS E SUAS OBRAS; FLORES ARTIFICIAIS; OBRAS DE CABELO
  • SEÇÃO XIII – OBRAS DE PEDRA, GESSO, CIMENTO, AMIANTO, MICA OU DE MATÉRIAS SEMELHANTES; PRODUTOS CERÂMICOS; VIDRO E SUAS OBRAS
  • SEÇÃO XIV – PÉROLAS NATURAIS OU CULTIVADAS, PEDRAS PRECIOSAS OU SEMIPRECIOSAS E SEMELHANTES, METAIS PRECIOSOS, METAIS FOLHEADOS OU CHAPEADOS DE METAIS PRECIOSOS (PLAQUÊ), E SUAS OBRAS; BIJUTERIAS; MOEDAS
  • SEÇÃO XV – METAIS COMUNS E SUAS OBRAS
  • SEÇÃO XVI – MÁQUINAS E APARELHOS, MATERIAL ELÉTRICO, E SUAS PARTES; APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE SOM, APARELHOS DE GRAVAÇÃO OU DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E DE SOM EM TELEVISÃO, E SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
  • SEÇÃO XVII – MATERIAL DE TRANSPORTE
  • SEÇÃO XVIII – INSTRUMENTOS E APARELHOS DE ÓPTICA, DE FOTOGRAFIA, DE CINEMATOGRAFIA, DE MEDIDA, DE CONTROLE OU DE PRECISÃO; INSTRUMENTOS E APARELHOS MÉDICO-CIRÚRGICOS; ARTIGOS DE RELOJOARIA; INSTRUMENTOS MUSICAIS; SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
  • SEÇÃO XIX – ARMAS E MUNIÇÕES; SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
  • SEÇÃO XX – MERCADORIAS E PRODUTOS DIVERSOS
  • SEÇÃO XXI – OBJETOS DE ARTE, DE COLEÇÃO E ANTIGUIDADES

Como está a tabela TIPI atualmente?

Em 2022, o Ministério da Economia implementou mudanças na Tabela TIPI 2022 com o intuito de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 35% para a maioria dos produtos fabricados no Brasil. 

Isso foi feito a fim de cumprir uma decisão judicial que buscava preservar a competitividade dos produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

As modificações incluíram também um aumento na redução de impostos para automóveis, equiparando-os aos demais produtos industrializados. 

Essas medidas foram criadas com a finalidade de estimular a produção, aumentar a competitividade da indústria e impactar positivamente o Produto Interno Bruto (PIB) do país. 

Dito isso, vale destacar que as mudanças implementadas em 2022 continuam em vigor em 2023.

Leia mais: Base de cálculo Imposto de Importação (II), alíquotas e como calcular

Breve histórico

Em 2022, de fato várias mudanças significativas ocorreram na Tabela TIPI. Primeiramente, em março, o decreto nº 710.985 invalidou o decreto nº 10.919/2022 e estabeleceu regras para a redução de alíquotas, incluindo observações sobre devoluções fictícias. 

Já no mês de abril, o Decreto Nº 11.047 entrou em vigor, alterando o Decreto Nº 10.923/2021 e anulando o Decreto Nº 10.979/2022. 

Especificamente no dia 28 de abril, o Decreto Nº 11.052 zerou a alíquota da NCM 2106.90.10, mas foi posteriormente suspenso em parte. 

No mês seguinte, em maio, o ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO RFB Nº 2 ajustou a Tabela da TIPI de acordo com as mudanças nos NCMs e alíquotas do IPI. 

Passando da metade do ano, em julho, o Decreto nº 11.158/2022 promoveu redução de 35% no IPI e adicional de 18% para 24,75% para automóveis. 

Já em agosto, o Decreto nº 11.182/2022 manteve a redução de 35% no IPI, preservando a competitividade da Zona Franca de Manaus. 

Por fim, em novembro, a versão 3.40 foi lançada, ajustando a tabela de NCM a partir de 01/01/2023 de acordo com resoluções gecex nº421 e nº 413, adicionando 17 novos códigos e removendo 6. 

Houve também atualizações na Tabela de NCM ao longo do ano, com inclusões e exclusões de códigos. Sendo eles:

  • Adicionados – 3923.90.10 | 3923.90.90 | 9018.39.25 | 9403.20.10 | 9403.20.90; 
  • Removidos – 3923.90.00 | 9403.20.00.

Qual a última tabela TIPI?

A publicação mais recente da tabela foi finalizada em 2022 e ela passa a valer como referência também para 2023. 

Como consultar a tabela TIPI?

Se você quer saber como consultar  TIPI, já adiantamos que é simples: basta acessar o site da receita federal, a responsável pelas atualizações das informações. Também é possível consultar a tabela no site do governo federal.

Como baixar a tabela TIPI atualizada? 

É só entrar no site do Governo Federal Brasileiro, acessar e fazer download neste link.

Saiba tudo sobre impostos de importação

A Logcomex tem um conteúdo completo e exclusivo que ensina tudo o que você precisa saber sobre cada um dos impostos envolvidos na operação de importação. Preencha agora mesmo o formulário abaixo e faça já o download do material gratuito para acessá-lo na íntegra.