Tal profissional é responsável por realizar o despacho aduaneiro, cumprindo todas as exigências relacionadas à esse processo. O despachante atua como representante formal de seu contratante (importador, exportador, viajante, etc.) diante à órgãos governamentais e/ou comerciais.

Para que um despachante aduaneiro possa representar uma empresa, o interessado deve conceder uma procuração. Além disso, o profissional deve obter um credenciamento específico do SisComex.

Algumas de suas principais atividades são:

  • Formular à declaração aduaneira, que apresenta à destinação das mercadorias transportadoras, exibindo o regime aduaneiro que deverá ser aplicado.
  • Preparar e emitir os documentos que servem como essência para realizar o despacho aduaneiro.
  • Concretizar termos de responsabilidade assumindo compromisso em manter a regularidade dos processos.
  • Verificar quais tarifas deverão ser pagas e providenciar o pagamento desses tributos.
  • Acompanhar as vistorias fiscais das mercadorias, quando necessário.

 

Qual a importância deste profissional para o comércio exterior?

O despachante aduaneiro é fundamental no comércio exterior. Nesse segmento, que conta com novidades constantes, os empresários costumam se sentir pávidos e com receio de se lançar no cenário mundial.

Por tal motivo, à atuação do despachante aduaneiro é de extrema importância para movimentar a economia e garantir boas oportunidades de negócio. Aliás, seus serviços conseguem possibilitar negociações internacionais mais seguras e simplificar todas as burocracias.

Além disso, as entidades governamentais também são beneficiadas com seu trabalho, pois obtêm maior controle sobre as transações realizadas.

O despachante aduaneiro é um dos profissionais mais ativos nos processos de comércio exterior.

Com o Tracking Real Time da LogComex você tem um workflow completo dos seus processos de desembaraço em tempo real!

Teste gratuitamente