5 motivos para começar sua gestão de dados

O ambiente em comércio exterior é feito de trocas densas de informações, gerando grande um volume de dados, potencializados a partir da internet. Atualmente, o desafio está em organizar as informações utilizando a gestão de dados para tomar uma decisão assertiva em um ambiente competitivo. 

Trata-se de administrar os dados do começo ao encerramento de um negócio, seja em nível estratégico ou operacional. Esse processo é possível a partir de um Data Driven, recurso no qual a empresa tem o domínio das informações que dizem respeito a ela e ao mercado do qual ela faz parte. 

Além da organização, existem algumas razões para fazer a gestão de dados em seu negócio. Assim separamos as 5 mais importantes a seguir. Confira: 

 

 

  • Transformação tecnológica dos negócios 

 

Com a chegada da tecnologia nos negócios é preciso pensar e agir de forma digital. Algumas ferramentas pensadas neste contexto utilizam o Big Data, a Computação em Nuvem e até mesmo a Inteligência Artificial para coletar, processar e apresentar os dados, facilitando o seu uso. 

 

 

  • Crescimento do volume de dados 

 

São inúmeras as operações nos processos de importação e exportação, e no contexto da globalização, as informações não param de surgir. É preciso estar preparado para o crescimento das informações, com acesso a maior número de fontes disponíveis para o seu negócio. 

 

 

  • Segurança no acesso das informações 

 

Além de estar preocupado com o volume de dados, é preciso levar em conta a segurança dos dados obtidos. É importante estabelecer critérios para a validação de origem, atualização e procedência das informações para a checagem de confiabilidade para a empresa. 

 

 

  • Otimização dos processos 

 

Os dados, a nível organizacional, possibilitam melhorar processos operacionais, diminuindo o tempo de execução, otimizando erros, aprimorando atividades e elevando resultados. 

 

 

  • Transparência nas operações 

 

A automação dos processos de análise elimina a dependência de terceiros participantes. Entretanto é preciso estar ligado quanto às questões fiscais e tributárias, a fim de evitar erros e problemas ao longo das transações. 

 

Agora que você já sabe porque a gestão de dados é tão importante, que tal começar a sua agora? Conheça a solução Big Data da LogComex e saiba como nós podemos te ajudar!