O que é canal Melancia na Importação? Como resolver?

É difícil importar no Brasil e um dos exemplos mais clássicos dos obstáculos enfrentados por importadores é o Canal Melancia na Importação. 

Antes de tudo, caso esse termo seja novo para você, é preciso entender do que se trata e por que esse canal de parametrização recebe esse nome, não é?  

Vamos explicar o que é o Canal Melancia, como funciona na prática e como resolvê-lo. Para entender mais, é só continuar lendo esse artigo!

O que é Canal Melancia na Importação? 

Antes de falarmos do Canal Melancia, é necessário relembrar anteriormente como é feito o processo de parametrização junto à Receita Federal. São 4 os canais previstos:  

  • Verde: liberação automática; 
  • Amarelo: conferência documental; 
  • Vermelho: conferência documental e física;  
  • Cinza: conferência documental, física e procedimento especial de controle aduaneiro. 

Leia mais:  Como funciona a parametrização na Importação?

Porém, mesmo não existindo oficialmente, utilizamos a expressão “Canal Melancia” quando a Declaração de Importação (DI) parametrizou em Canal Verde, mas no momento de sua liberação foi solicitada conferência documental e física — a mesma etapa que ocorre nos Canais Vermelho e Cinza.  

Ou seja, Verde por fora e Vermelho por dentro. Por isso Canal Melancia.

§ 2º A DI selecionada para Canal Verde, no Siscomex, poderá ser redirecionada para outro canal de conferência aduaneira durante a análise fiscal quando forem identificados indícios de irregularidade na importação — IN 680/2006 Art. 21, § 2º

O que acontece na prática? 

Na prática, o Canal Verde é pura alegria para o importador e para o Despachante Aduaneiro que efetuou o registro da DI.  

Porém, o processo se transforma em uma bela dor de cabeça ao ser necessário informar ao Importador que sua DI irá passar por conferência documental e física, mesmo depois de ele ter sido avisado que tinha parametrizado em Canal Verde. 

Isso acontece porque, no Siscomex, quando a DI será parametrizada em Canal Verde, a informação que aparece no sistema é de “Análise Fiscal”.  

No entanto, a confirmação do Canal ocorre em horários específicos de acordo com a URF em que sua carga está, e após este período é que roda a atualização do sistema

Nestes casos de “análise fiscal”, o Despachante já espera que o desembaraço automático se concretize no período seguinte, entretanto, a Receita Federal (RFB) pode alterar o status para Canal Vermelho, frustrando as expectativas da liberação automática. 

Por que o Canal Melancia acontece? 

Para entender melhor o Canal Melancia, é preciso voltar ao tempo: no início de 1997, quando foi criado o Siscomex Importação.  

Ele trouxe grandes mudanças para todos os envolvidos e criou a parametrização na Importação, um mecanismo em que o sistema faz o gerenciamento de riscos e seleciona os canais de parametrização. 

Porém, após algum tempo, a Receita Federal decidiu que a fiscalização na ponta (local onde se encontra a carga) poderia interferir na parametrização de canais das DIs. 

Com isso, quando o Siscomex parametriza uma DI para Canal Verde, sempre haverá o risco de a fiscalização redirecionar para o Canal Vermelho.

A Receita Federal pode fazer isso? 

Sim. O que acontece é que não é possível afirmar que a Importação direcionada para o Canal Verde seja automaticamente liberada, não tendo nenhuma etapa de conferência aduaneira, até que se tenha certeza absoluta disso.

Importadores regulares e com operações habituais — ou seja, dentro da rotina de produtos, NCM, valores, sem histórico de erros e/ou multas — são aqueles que oferecem pouco ou nenhum risco aduaneiro. 

Esse perfil de Importador é contemplado com o Canal Verde na grande maioria de suas operações. 

Contudo, como mencionado na legislação anteriormente, está permitido ao fiscal destinar a outro canal de parametrização diferente do encaminhado pelo Siscomex.  

Normalmente, os motivos desse acontecimento são: 

  • Indícios de irregularidade na Importação; 
  • Indícios de fraude; 
  • Problemas no Radar (cadastro do Importador);  
  • Denúncia. 

É possível que também aconteça a mudança no canal de parametrização quando há ocorrência de problemas com o órgão anuente (MAPA, INMETRO, etc). Sim, pode vir deles a solicitação de alteração de Canal.  

Um exemplo prático ocorre quando a DI já tem Canal Verde, mas ainda não ocorreu a inspeção do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o que torna provável a mudança de parametrização.

Como resolver um Canal Melancia? 

O Canal Melancia é nada menos que um Canal Vermelho:

Vermelho, pelo qual a mercadoria somente será desembaraçada após a realização do exame documental e da verificação da mercadoria 

No Canal Vermelho, a DI passará pela conferência documental e conferência física.  

Neste momento, é importante ter um fornecedor de confiança, pois é na conferência física que se verifica todos os detalhes da mercadoria — ou seja, é nela que haverá a comparação com aquilo que foi informado nos documentos. Por fim, analisa-se se ambos estão em conformidade com o que consta DI

Se tudo estiver certo, o Desembaraço será concedido.  

O tempo de duração desse o ato administrativo vai depender de diversos fatores, tais como a estrutura do recinto aduaneiro, disponibilidade de auditor-fiscal e do analista-tributário da Receita Federal, entre outros fatores e procedimentos a serem aplicados na carga. 

Além disso, em breve teremos a mudança para DUIMP. Até o momento tudo indica que o Canal Melancia deixará de existir, mas será possível saber mais nos processos do dia a dia. 

Diminua os riscos e otimize os processos na Importação

Estudar seu mercado permite não apenas que os importadores encontrem novas oportunidades de negócio, mas também que seja possível otimizar os processos e diminuir os riscos da atividade.

Encontrar fornecedores de confiança, por exemplo, é um desafio para muitos importadores. Com a análise de concorrentes, é possível diminuir a dificuldade desse desafio.  

A plataforma da LogComex é uma ferramenta poderosa de inteligência e que pode trazer superpoderes ao seu negócio.

Quer saber como usar informações estrategicamente no comércio exterior?

Informações estão disponíveis em todas as áreas e no comércio exterior não é diferente. Por isso, a Logcomex preparou um guia sobre como usar informações estrategicamente no comércio exterior para desenvolver fornecedores, usar regimes cambiais especiais e calcular market-share. Preencha o formulário e faça download agora!