Demurrage de Contêiner, o que é e como a tecnologia pode evitar esse prejuízo?

Demurrage de Contâiner

Demurrage de Contêiner, o que é e como a tecnologia pode evitar esse prejuízo?

Quando se atua na área do Comércio Exterior e trabalha-se com Importações, é impossível esquecer de se precaver diante os prejuízos de cada processo, especialmente durante o período de embarque e desembarque de transportes marítimos.

Neste post falaremos sobre o prejuízo capaz de gigantes consequências financeiras: a Demurrage de Contêiner. 

As soluções comuns para evitar este prejuízo são conhecidas, por isso, focaremos em explicar o que é e como utilizar a tecnologia ao seu favor para monitorar e prevenir-se dela!

O que é a Demurrage de Contêiner na Importação?

Antes de se prevenir a respeito de qualquer coisa, você deve saber e compreender do que se trata.

Demurrage de Contêiner, também chamado de sobre estadia, é uma indenização com valor e condições prefixadas, referente ao período excedente de utilização, conforme acordado com quem negociou o frete, seja o Agente de Carga ou Armador (o proprietário do navio). 

Ou seja, a partir do momento em que acaba o período livre de Demurrage (Free Time), inicia-se o período de Demurrage.

E por mais que planeje e execute sua Importação com maestria, ela ainda estará sujeita a variados empecilhos que podem resultar em atraso e, por consequência, causar esse prejuízo, tais como: 

  • parametrizar em canal diferente de verde;
  • erro ou atraso no recebimento de documentos; e
  • greves ou fenômenos climáticos. 

Assim, como o contêiner é do Armador, que precisa dele de volta (o quanto antes) para utilizar nos próximos transportes, e para não depender da boa vontade do importador em devolver é que existe a Demurrage.

Contêiner não é embalagem!

É essencial entender que o contêiner é parte da embarcação e deve ser devolvido ao Armador vazio e em condições para ser usado em uma próxima viagem!

O valor que se paga pelo transporte marítimo em contêiner (FCL) considera o custo do bom uso do contêiner, logo, você não pode pegar emprestado e devolver com avarias (ao menos, não com novas avarias).

Até pode, mas a manutenção será cobrada de quem utilizou.  

O que é Free Time Demurrage (FT)?

Trata-se do prazo estipulado em acordo, tomado por escrito através de contrato, que o Importador terá para utilizar o contêiner sem que haja cobrança de Demurrage.

Esse tempo é mensurado em dias e sua contagem começa a partir do dia que o contêiner foi descarregado da embarcação.

É importante que o FT tenha prazo longo o bastante, em suma, para cobrir o tempo necessário no porto, despacho aduaneiro, transporte, desova do contêiner e sua respectiva devolução.

Como calcular o valor devido de Demurrage?

O cálculo da Demurrage depende de diversos fatores, porém podemos dividi-lo em 3 grupos, a fim de facilitar o entendimento: o tipo de contêiner, as condições acordadas ao contratar o frete e o tempo.

Tipo de contêiner

Em geral, quanto mais exótico é o tipo de contêiner que utilizar, menor será o FT e mais cara será o valor da diária de Demurrage.

Para o uso de contêineres simples, como o Dry Box, é bem comum conseguir mais de 20 dias de FT e seu valor de Demurrage é o menor de todos; diferente, por exemplo, de um container Flat Rack, cuja negociação para entre 15 a 20 dias de FT é um desafio e o valor da Demurrage supera em 3 ou 4 vezes o valor cobrado do Dry Box.

Além disso, também é importante saber que cada Armador e muitos Agentes de Carga possuem seus valores de FT pré-definidos, o que depende também de onde será descarregado o contêiner. 

Condições acordadas na contratação do frete.

Essas condições dos tipos de contêiner podem variar conforme seu poder de barganha.

O importante é entender que elas são negociáveis (desde que o faça antes da contratação do frete), se realmente precisa de 30 dias de FT, pode ser que o armador ou o agente de carga aumente o valor do frete ou a diária da Demurrage, pois há o risco também para quem vende.

Tempo.

Para calcular o valor devido de Demurrage é necessário saber:

  • o tempo que levou para devolvê-lo;
  • o tempo de Free Time; e 
  • o valor da diária de Demurrage.

O tempo que levou para devolver consiste na quantidade de dias contados depois da data que o contêiner foi descarregado no porto de destino, até sua entrega aceita no terminal de devolução.

Incluídos os dias da descarga e devolução.

Se, por exemplo, você levou 30 dias para devolver um container Dry-Box, para o qual tinha 25 dias de FT e a diária da demurrage era de USD40,00 por dia, há, portanto, um excedente de 5 dias.

5 dias x USD40,00 = USD200,00

Como a tecnologia pode ajudar a evitar a Demurrage de contêiner?

Vimos que Demurrage de contêiner é um assunto que envolve números, como datas e valores, do tipo perfeito para ser gerenciado por um sistema!

Aqui, na LogComex, visamos oferecer não apenas a assessoria para o processo de Importação, mas também a gestão de toda a parte documental necessária para a realização do transporte marítimo, assim como o acompanhamento desde o processo de embarque até o desembarque do produto.

Com as soluções Search e LogManager é possível obter um parâmetro do cenário de Importação – com informações competitivas, tendências de mercado e comparação de custos –, e uma orientação em todo processo de logística, além do oferecimento de um acompanhamento automatizado dos embarques, com todas as informações em um ambiente web seguro

Trabalhamos com a soma da atuação de uma boa equipe e da tecnologia e mecanismos para controle e acompanhamento de embarcações, para tornar possível evitar o Demurrage de Contêiner.