Saiba as vantagens da tecnologia para a cadeia logística

Quais são as vantagens da tecnologia na cadeia logística?

A cadeia logística está em constante evolução, afinal a tecnologia avança cada vez mais rápido e, assim, ajuda a criar soluções para todos os setores. Em pouco tempo, o uso de recursos tecnológicos se tornou fundamental nesta cadeia. Principalmente devido à preocupação com o prazo de entrega de produtos e mercadorias. 

Preocupação que, nos dias atuais, não é apenas um diferencial, mas sim uma exigência do mercado. Afinal, é importante que todos os processos sejam feitos com a maior transparência e coerência. Sem esquecer que acelerar os processos não significa fazer tudo “de qualquer jeito”. Os avanços precisam beneficiar — e não o contrário.

Cadeia logística e a tecnologia

Neste sentido, não é de hoje que a tecnologia tem ganhado espaço no segmento. Alguns exemplos disso são o uso de código de barras, a implementação de plataformas de visibilidade e o uso estratégico de um sistema para controle de estoque. Recursos que trazem muito mais praticidade para o dia a dia e controle de toda cadeia.

Porém, o que se observa agora é uma grande mudança: a tecnologia tem se tornado o centro dos processos produtivos. O que transforma esse segmento em uma espécie de transporte do futuro. Esses avanços acabam beneficiando todas as áreas da cadeia logística, tornando-a mais precisa, rápida e eficaz:

Importância e vantagens da tecnologia na cadeia logística

É praticamente impossível fazer entregas seguras e eficientes sem automação — sejam serviço de rastreamento de veículos, sistema de gerenciamento de riscos, sem contar as ferramentas que oferecem visibilidade operacional. Graças à tecnologia é possível melhorar o desempenho, os resultados, e, sobretudo, a lucratividade da empresa.

Neste contexto, a inovação deve ser a premissa das empresas. Isso porque a tecnologia traz soluções para diversos processos antes manuais. Como, por exemplo, a digitalização de arquivos, tornando esse processo muito mais simples. Evitando, assim, pilhas e mais pilhas de papéis — que muitas vezes podem acabar se perdendo em meio às pastas e gavetas, além de ter um maior índice de erro.

Essa inovação tecnológica minimiza os custos, reduzindo falhas e retrabalhos, otimizando, com isso, toda linha produtiva da cadeia. Até mesmo a realização de um planejamento estratégico se torna mais fácil por meio do desenvolvimento de software de automação comercial, por exemplo, que permite prever como serão todos os processos da cadeia.

A importância da visibilidade

Ao se obter uma visibilidade da operação em tempo real, podendo acessar todos os dados de forma precisa e confiável, é muito mais simples definir os planos de crescimento. Sem contar toda agilidade — tanto no armazenamento e movimentação, quanto nas entregas em todo o serviço de transporte — usando as melhores rotas, tornando as viagens mais rápidas e seguras.

Além das formas de condução dos caminhões, o acompanhamento das viagens, os acessos às informações da operação. Aspectos que comprovam como a tecnologia é importante. Toda implementação dos sistemas tecnológicos para o gerenciamento de operações e transportes, aumenta a comunicação entre os envolvidos.

Com isso, tornando até mesmo uma gestão de frota de veículos leves funcional e eficiente. Afinal,  é possível diagnosticar os problemas de forma remota, aumentando deste modo a efetividade nas entregas e a satisfação do cliente. Pois, com menos danos, avarias, extravios, atrasos e custos mais baixos, a experiência proporcionada é superior.

Desafios da tecnologia na cadeia logística

Como tudo o que é novo, pode demorar um pouco para que as empresas se adaptem a aplicar a tecnologia à esta cadeia. Além de enfrentar alguns desafios na hora de implementar essas mudanças, que promovem as inovações necessárias. Sabemos que, mesmo com a transformação digital, às vezes fica difícil romper com os modelos tradicionais.

Afinal o funcionamento do processo tradicional já é familiar, gerando certo comodismo. Mas, é preciso se abrir para o novo e — por mais que existam desafios e diversos obstáculos — é muito importante (e de grande valor) que a implementação da tecnologia seja feita nas empresas. Falando em desafios, entre os principais, podemos citar a falta de infraestrutura para que essa implementação tecnológica seja feita.

Bem como a falta de recursos e, principalmente, a carência de incentivos à modernização das empresas, a utilização de modelos de gestão tradicionais e hierárquicos. Esbarrando, também, no pouco conhecimento sobre o assunto. Por outro lado, os benefícios da tecnologia se sobrepõem a estas dificuldades, fazendo com que sua implementação valha a pena apesar de tudo.

Ferramentas tecnológicas para cadeia logística

Entenda um pouco melhor como funcionam as práticas de tecnologia nas cadeias logísticas, que devem ser adotadas em seu negócio. A saber, elas envolvem aspectos como o rastreamento de cargas, relacionamento com o cliente, a gestão eficiente de estoques, o controle de processos e o gerenciamento de transporte.

Rastreamento de cargas

Em um cenário onde se tem acesso a milhares de dados em tempo real, aumenta a necessidade de saber instantaneamente todas as informações das mercadorias. Por isso, para as empresas é vital ter um mecanismo de rastreio de cargas — sobretudo das que estão fora do país. Assim é possível lidar melhor com problemas como atrasos das cargas internacionais. Este tipo de monitoramento permite:

  • Melhor gerenciamento de riscos: previsibilidade de complicações e possibilidade de proteger a mercadoria quando ainda há tempo de tomar uma ação
  • Redução de custos: ao saber quando existe alguma complicação com antecedência, é possível evitar custos adicionais com armazenagem extra e demurrage
  • Tomada de decisão: com informações em tempo real disponíveis para toda a equipe relacionada com a cadeia logística, compras e envolvidos no controle de importações, a tomada de decisão de todos os departamentos se tornam mais estratégicas.

Entre outras inúmeras vantagens decorrentes da decisão de usar a tecnologia a favor da sua empresa em toda a sua cadeia logística. Além disso, também é importante pensar no deslocamento das cargas em território nacional. Neste contexto, é possível utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, o rastreador via GPS, os monitores e a telemetria.

Relacionamento com o cliente

A logística na cadeia de suprimentos possui contato estreito com o cliente, pois sua função é todo o processo de entrega dos produtos. Nesse sentido, torna-se interessante usar o Customer Relationship Management (CRM) — por meio do qual pode-se entender as necessidades dos clientes, garantindo maior satisfação, e tornando-o o centro dos processos da empresa.

Gestão de estoque

A gestão de estoques é vital para um bom funcionamento da cadeia logística, pois entradas e saídas erradas causam prejuízos e comprometem a experiência do cliente. Nesse contexto, uma solução viável é o Warehouse Management System (WMS), que permite analisar os volumes e, assim, ter uma melhor gestão do espaço. Ele evita perdas no estoque, aumentando a eficiência nos prazos de entrega.

Gestão de multas

Esse é um processo ainda pouco praticado no mercado logístico, porém, vem ajudando muitas empresas. Fazer a gestão de multas em uma plataforma automatizada, ajuda os gestores de frota a economizarem tempo e dinheiro. Isso faz com que a operação do dia a dia da sua frota seja muito mais produtiva.

Alguns dos benefícios de aplicar a gestão de multas nas frotas são: Economia de até 40% em multas; Fazer identificação de Condutores automatizada; Ter controle de CNH dos motoristas; Aumentar a produtividade da equipe.

Controle de processos

Etapa crucial na cadeia logística internacional, ela controla todos os setores — sobretudo considerando que seus impactos afetam todo o planejamento. Para otimizá-lo, pode-se utilizar o Enterprise Resource Planning (ERP) — sistema integrado que permite analisar todos os processos internos. Assim, todos os envolvidos podem se adequar aos prazos e solicitar informações, facilitando a comunicação entre os setores.

Gerenciamento de transporte

Outra prática para se atentar na cadeia logística é focada em toda tecnologia do uso de sistemas de gerenciamento de transporte (Transportation Management Systems —TMS). Com ele, você tem um maior controle da produtividade de todas as frotas da empresa. Utilizando essa solução, é possível analisar todos os dados estatísticos apontando as melhores soluções para gerenciá-las, como:

  • Verificação do tempo de transporte
  • Faturamento e custos com a atividade
  • Valores de fretes
  • Rotas a serem realizadas
  • Planejamento estratégico.

Investir em tecnologia é o caminho

Lembre-se: a tecnologia surgiu para tornar todos os processos mais rápidos e precisos, evitando problemas, que antes eram comuns em toda cadeia logística. Justamente por isso, ela tende a crescer cada dia mais no setor. Assim, é importante sempre atentar e buscar formas de otimizar todo o processo logístico, incorporando inovações ao negócio.

Afinal uma logística inteligente é essencial— e não somente para fazer uma empresa crescer, como também para ajudá-la a acompanhar todas as tendências do mercado, sair na frente dos seus concorrentes, aumentar seu lucro e, com isso, conseguir conquistar clientes satisfeitos. Ou seja, quem investe em tecnologia só tem a ganhar.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido útil para sua operação. Faça dele seu guia e siga nossas orientações para conseguir utilizar, da melhor maneira possível, a tecnologia unida à gestão da cadeia logística. Nota: esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como aumentar o volume de fretes no transporte aduaneiro?

A Logcomex tem um material exclusivo que ensina tudo que você precisa saber para aumentar seu volume de fretes no transporte aduaneiro. Preencha o formulário abaixo para conferir: