Agente de cargas: saiba como otimizar sua operação com nossas dicas e com a ajuda da plataforma Logcomex.

Agente de cargas: saiba como otimizar sua operação!

O agente de carga é um profissional especializado em planejar, organizar e executar operações logísticas, garantindo o transporte seguro e pontual de cargas nacionais e internacionais. Com profundo conhecimento das normas e procedimentos aduaneiros, ele é responsável ​​por cada detalhe do transporte, desde a coleta da carga até a entrega final, proporcionando segurança e comodidade aos clientes. 

Seja no transporte de cargas pequenas ou grandes, o agente de carga oferecem a experiência e os recursos para atender às necessidades específicas de cada negócio.

ecursos para atender às necessidades específicas de cada negócio.

Porém, para realizar suas atividades com total eficiência, o agente de carga precisam atentar para alguns pontos — que vão fazer toda a diferença para oferecer um serviço de qualidade superior, se destacando da concorrência e, assim, obtendo vantagem competitiva.

Continue a leitura e confira quais são esses pontos.

Leia mais: Entenda por que contratar um agente de cargas

Quem é o agente de carga?

Um agente de carga é um intermediário logístico especializado em gerenciar e coordenar a movimentação de mercadorias. Esse profissional faz a ligação entre o embarcador (empresa que embarca a mercadoria) e o transportador. Garantindo, assim, a eficiência e a segurança do processo de movimentação da carga. 

O principal objetivo dos agentes de carga é fornecer aos clientes uma experiência tranquila e eficiente. Além de, é claro, garantir que as mercadorias sejam entregues com segurança, no prazo e de acordo com os requisitos da respectiva empresa. 

Portanto, os agentes de carga desempenham um papel fundamental na escolha do meio de transporte ideal e na análise criteriosa das rotas mais adequadas. Isso tudo para determinar a opção de transporte mais rentável. 

Em outras palavras, com amplos contatos e parcerias com fornecedores de vários modais de transporte, o agente de carga se esforça para fornecer soluções precisas e equilibradas para relações de tempo e custo de transporte

custo de transporte

Seja por via terrestre, marítima, aérea ou ferroviária, esses especialistas usam seus conhecimentos e conexões no setor de logística para encontrar soluções sob medida para garantir que as mercadorias sejam transportadas de forma eficiente e econômica.

Papel do agente de carga no comex

Os agentes de carga desempenham importante papel no comércio exterior (Comex), facilitando os processos logísticos envolvidos no transporte transfronteiriço de mercadorias. Eles oferecem conselhos e informações sobre regulamentos e procedimentos alfandegários específicos de cada país. 

Além disso, também verificam se os documentos para o desembaraço estão de acordo com a regulamentação. Os agentes de carga são responsáveis, ainda, ​​pela seleção e contratação de transportadoras e meios de transporte considerando os requisitos de custo, tempo e frete. 

Outras atribuições importantes do profissional no comex são o gerenciamento de remessas intermodais sob demanda, monitoramento de embarques em tempo real e fornecimento de atualizações de localização e status da carga

Quando ocorrem eventos inesperados, entram em ação para resolver problemas e gerenciar contingências para minimizar o impacto.

Os agentes de carga são, portanto, parceiros estratégicos que simplificam o transporte de mercadorias no comércio exterior e garantem eficiência, segurança e compliance.

Funções de um agente de carga — e como a Logcomex otimiza cada uma delas

Os agentes de carga são responsáveis ​​por várias tarefas. Como, por exemplo, organizar o transporte, contratar transportadoras, planejar rotas, fornecer os documentos necessários para o desembaraço aduaneiro e supervisionar o transporte até o destino final.

Sua experiência inclui conhecimento de regulamentos, procedimentos alfandegários, gerenciamento de estoque e logística internacional.

Assim, o negócio de um agente de carga inclui uma ampla gama de atividades relacionadas ao gerenciamento e coordenação do transporte de mercadorias. Aqui estão algumas das principais funções:

Plano de logística

Os agentes de carga são responsáveis ​​por planejar e organizar o transporte de mercadorias. Levando em consideração fatores como tipo, quantidade, condição, custo e requisitos de clientes específicos das mercadorias.

As soluções da Logcomex apoiam o plano de logística dos agentes de cargas permitindo uma visão dos principais modais utilizados (NCM Intel/Shipment Intel) das melhores rotas (Shipment Intel/LogManager).

Escolha do transporte

Analogamente, os agentes de cargas selecionam o meio de transporte mais adequado, como rodoviário, aéreo, marítimo e ferroviário. Sendo que, para tanto, se baseiam nas características da carga e nas necessidades do cliente.

Aqui, as soluções Logcomex contribuem da mesma forma que vimos no tópico anterior:

  • Detalhando os principais modais utilizados (NCM Intel/Shipment Intel)
  • Apresentando as rotas mais usadas na importação (Shipment Intel/LogManager).

Otimização de rotas

Os agentes de carga pesquisam e determinam as rotas mais eficientes para o transporte de mercadorias. Isso, é claro, considerando fatores como distância, infraestrutura, restrições de tráfego, custos e prazos.

Nesse sentido, o LogManager contribui apresentando as rotas mais ágeis e baratas do mercado, a partir do cadastramento de embarques marítimos. O Shipment Intel também contribui fornecendo uma visão das rotas mais estratégicas

Consignação da transportadora

Os agentes de cargas garantem a qualidade e segurança de seus serviços negociando com transportadoras confiáveis ​​e qualificadas para assegurar o transporte eficiente e seguro das mercadorias.

Com o Shipment Intel, da Logcomex, agentes de cargas conseguem encontrar transportadoras ideais para transportar cada tipo de contêiner, pesquisando por rota.

A Logline, por exemplo, usou esta solução da Logcomex para suprir sua demanda de embarques de isotanks (contêineres redondos contendo líquido).

Embarques estes que já estavam mais de um mês parados quando a empresa decidiu usar a Logcomex para encontrar uma transportadora adequada para atendê-los e dar finalmente sequência ao processo.

Documentação e formalidades aduaneiras

Os agentes de cargas lidam com todos os documentos necessários para o desembaraço aduaneiro, como licenças, certificados, registros e declarações alfandegárias. Além disso, garantem que as remessas cumpram os regulamentos e procedimentos alfandegários.

Aqui, o LogManager também contribui, viabilizando a antecipação de documentações e pagamentos de encargos, reduzindo o tempo do desembaraço aduaneiro.

Além disso, a plataforma informa quais documentações estão faltando, reduz a perda de prazos aduaneiros e fornece um workflow completo com todos os passos de cada embarque.

Aliás, com o novo CCT Aéreo começando a valer a partir do dia 2 de agosto, os agentes de cargas aéreos também terão que transmitir os dados dos seus embarques de acordo com os padrões da Associação Aérea de Transporte Interacional (Internacional Air Transport Association — IATA).

Nesse sentido, a Logcomex também é de grande utilidade com sua nova ferramenta gratuita: o LogconnectCCT, uma solução sem limitação de uso que irá apoiar os agentes de cargas aéreos a transmitir e gerenciar a documentação dos embarques com praticidade e segurança.

Rastreamento e monitoramento

Durante o trânsito, os agentes de cargas precisam rastrear as remessas, monitorar o andamento e fornecer atualizações sobre o local e o status de cada remessa sob sua responsabilidade.

Com o LogManager, agentes de cargas podem monitorar todos os seus embarques em uma única ferramenta.

A plataforma contempla mais de 25 eventos diferentes durante a jornada do embarque — desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro. Garantindo, assim maior previsibilidade nas operações.

Gerenciamento de emergência

Em caso de imprevistos como atrasos, reencaminhamento ou problemas com a remessa, os agentes de cargas precisam agir rapidamente para resolver o problema e minimizar o impacto, mantendo os clientes informados de quaisquer incidentes.

Com o LogManager, os agentes de cargas gerenciam suas operações de forma personalizada por cliente com mais agilidade, flexibilidade e segurança — já que a ferramenta:

  • Dispara notificações automáticas sobre embarques com atraso na liberação aduaneira
  • Envia alertas de CE mercante manifestadas no dia
  • Encaminha avisos sobre retenção de armador (BL)
  • Notifica os agentes de cargas sobre cada embarque, de forma personalizada.

Assim, o gerenciamento de emergência se torna mais proativo, minimizando efeitos negativos e prejuízos à operação.

Estas são apenas algumas das muitas tarefas que os agentes de carga executam. Sua experiência e conhecimento do setor, quando combinados à uma solução completa e inteligente como a Logcomex, garantem que os processos logísticos sejam executados com eficiência, segurança e dentro dos prazos estabelecidos. 

O que é preciso para otimizar o serviço de agenciamento de cargas?

Para otimizar o serviço de agenciamento de cargas, é necessário considerar alguns aspectos importantes — nos quais a plataforma Logcomex também oferece apoio:

Visão estratégica

Os agentes de carga devem ter uma visão estratégica para identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções eficientes.

O objetivo é analisar as necessidades dos clientes, acompanhar as tendências do mercado e adaptar-se às mudanças nos requisitos logísticos.

Usando a plataforma Shipment Intel, da Logcomex, os agentes de cargas podem usar as informações detalhadas fornecidas pela solução para entender profundamente seu mercado de atuação. Bem como identificar novas oportunidades de negócios, prospectando novos clientes.

Enquanto que o NCM Intel fornece a oportunidade de os agentes de cargas desvendarem o mercado do trading, identificando novos nichos, além de entender o perfil ideal de cliente para o seu negócio.

Com a solução, é possível fazer análises completas de todos os produtos importados, além de:

  • NCM
  • Classificação fiscal
  • Marca
  • Tendências
  • Cidades e países de origem.

O que proporciona uma visão profunda de todo o mercado.

Por fim, o LogManager com sua inteligência artificial poderosa traz os principais insights para impulsionar a operação dos agentes de cargas. Oferecendo, para tanto, informações seguras e assertivas para basear tomadas de decisão mais estratégicas.

Conhecimento dos modais

Um agente de cargas deve ter amplo conhecimento de diferentes tipos de transporte — tanto o rodoviário, como o marítimo, o aéreo e o ferroviário.

Afinal, é importante entender as características, vantagens e limitações de cada modal de transporte para selecionar a melhor opção para cada carga e rota.

Aqui, tanto o NCM Intel quanto o Shipment Intel trazem informações sobre os principais modais da importação.

Resiliência e capacidade de gerir crises

O transporte de cargas pode enfrentar desafios e imprevistos, como atrasos, cancelamentos e problemas climáticos.

Por isso, um agente de carga eficiente deve ser resiliente e ter habilidades de gerenciamento de crises para lidar com situações adversas, encontrar soluções alternativas e minimizar o impacto nas operações.

Nesse caso, os agentes de cargas podem contar com o LogManager para se atualizar eventos que tenham potencial de prejudicar os embarques a tempo de tomar ações proativas para reduzir maiores impactos negativos — operacionais e financeiros.

Para tanto, a ferramenta dispara diretamente no e-mail alertas automáticos sempre que uma carga está em risco e atualizações automáticas de cada evento envolvendo o embarque. Desde a logística internacional, até o desembaraço aduaneiro.

Atenção constante

As transferências sempre requerem atenção dos agentes de cargas aos mínimos detalhes. Assim, é importante monitorar de perto as operações, acompanhar o andamento da remessa, garantir a documentação adequada e manter uma comunicação clara e regular com clientes e parceiros relevantes.

Neste contexto, o LogManager garante o monitoramento totalmente automatizado e em tempo real dos embarques. Inclusive, disparando atualizações em tempo real de cada movimentação da carga.

Parceria com um NVOCC experiente

NVOCCs (Non-Vessel Operator Common Carriers) são empresas especializadas na consolidação e gestão de fretes marítimos.

Dessa forma, construir uma parceria forte com um NVOCC experiente e confiável traz benefícios significativos. Incluindo acesso a serviços mais competitivos, expertise regulatória específica e maior eficiência operacional.

Nesse sentido, a plataforma Shipment Intel da Logcomex fornece aos agentes de cargas a oportunidade de encontrar armadores por origem e destino, formando parcerias mais estratégicas e lucrativas.

Enfim, combinar visão estratégica, conhecimento de modais, resiliência, cuidado contínuo e parcerias estratégicas permite que agentes de carga otimizem serviços. Possibilitando, assim, o fornecimento de soluções logísticas eficientes e confiáveis ​​sob medida para as necessidades dos clientes.

Soluções Logcomex que otimizam a operação dos agentes de cargas

Como vimos ao longo do artigo, a Logcomex oferece várias soluções para otimizar a operação dos agentes de cargas e impulsioná-los em direção à vantagem competitiva. São elas:

LogConnect CCT

Com o intuito de ajudar os profissionais de transporte de mercadorias no procedimento de envio de informações de embarques aéreos para o CCT Aéreo do Portal Único e simplificar o acompanhamento dessas informações, a Logcomex criou o Logconnect CCT: uma plataforma online, segura e fácil de usar.

Com essa plataforma, a partir do Certificado Digital de Pessoa Física no formato A1 é possível realizar a transmissão dos documentos dos embarques aéreos de importação de acordo com o padrão IATA.

Isso permite aumentar a eficácia de seus processos e reduzir o tempo necessário para a liberação aérea das importações.

Conheça o Logconnect CCT e saiba como otimizar as transmissões e o acompanhamento dos documentos dos embarques aéreos.

NCM Intel

Proporciona análises completas de todos os produtos importados, viabilizando a descoberta de novos nichos de atuação e perfil de clientes ideais — favorecendo a:

  • Redução de custos
  • Análise da classificação fiscal
  • Comparação dos custos
  • Maior agilidade para tomadas de decisão baseadas em dados

Para saber mais sobre o NCM Intel e tudo o que ele pode fazer pela eficiência no agenciamento de cargas, preencha o formulário abaixo e agende já sua demonstração.

Shipment Intel

Disponibiliza informações detalhadas que ajudam a entender profundamente o mercado de atuação e identificar novas oportunidades de negócios. Isso tudo através análise de rotas mais competitivas, origem e destino dos embarques e mais:

  • Prospecção inteligente de clientes
  • Monitoramento estratégico de mercado
  • Ampliação da presença no market-share
  • Elaboração de propostas de vendas mais atrativas e com maiores chances de conversão.

Preencha o formulário abaixo e conheça a plataforma da Logcomex que desbloqueia o diferencial competitivo em seu agenciamento de cargas:

LogManager

Os recursos de IA e Machine Learning desta que é a maior plataforma de visibilidade avançada em tempo real da América Latina, permitem o controle e rastreamento de todos os embarques dos agentes de cargas em um só lugar.

Com ele, os agentes de cargas podem monitorar +25 tipos de eventos diferentes durante a jornada de seus embarques — da logística internacional ao desembaraço aduaneiro. Tendo, com isso, maior previsibilidade em sua operação.

  • Análise da movimentação de mercado
  • Compreensão do potencial de mercado
  • Identificação de armadores por origem e destino
  • Descoberta e qualificação de mercado internacionais.

Agende uma conversa com um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo e entenda como o LogManager otimiza e impulsiona seus processos:

Comentários encerrados.