Saiba o que é, com funciona e como o Ano Novo chinês afeta a economia chinesa e o comércio internacional

Como o Ano Novo Chinês impacta o comércio exterior?

Trabalhar com comércio exterior envolve uma série de acompanhamentos e atualizações que vão além de conhecer os processos aduaneiros. Calendários e feriados, por exemplo, devem ser acompanhados de perto, pois impactam diretamente a rotina dos agentes atuantes na área. E o mesmo nível de atenção deve se dar às datas comemorativas de outros países, como é o caso do Ano Novo chinês.

Essa data demanda uma atenção imprescindível, afinal a China é o maior parceiro comercial do nosso país. Diferentemente do Brasil, onde as empresas operam de forma reduzida nos feriados, indústrias e fornecedores chineses geralmente interrompem seu funcionamento e só retomam após o hiato do feriado.

O que é o Ano Novo chinês?

O Ano Novo Chinês é a comemoração da passagem de ano de acordo com o calendário lunar, que se segue na China em vez do gregoriano. Nele, a virada do ano ocorre após a orbitação de 12 ciclos da lua, ou a primeira Lua Nova depois do solstício de inverno. Este período equivale a cerca de 354 dias, o que dá aproximadamente 12 meses. 

Contudo, por não estar sincronizado às estações do ano — que se baseiam na rotação da Terra ao redor do Sol — a cada três anos acrescenta-se um mês extra ao calendário chinês. O feriado é de três dias, assim é comum empresas fecharem completamente por uma semana a partir da véspera da virada (a Semana Dourada ou Golden Week).

Quais são os 12 animais do calendário chinês?

Os 12 animais do calendário chinês são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Analogamente, cada ano recebe o nome de um desses animais, respeitando exatamente esta sequência. Além disso, também se atribuem cinco elementos: água, metal, terra, fogo e madeira. 

Assim, existem 60 combinações diferentes de animais e elementos, criando um ciclo de 60 anos que também possui vasta comemoração na Golden Week China. Essa cultura de atribuir nomes de animais aos anos está diretamente relacionada com as crenças tradicionais chinesas — mais especificamente com o budismo.

Origem da nomenclatura animal do calendário chinês

Segundo a religião, após definir como se deveria seguir o calendário, Buda convidou os animais para uma festividade. Mas, somente os doze mencionados acima compareceram. O rato foi o que chegou primeiro, ao convencer o Boi a deixá-lo subir em sua cabeça para atravessarem juntos o rio (o último obstáculo da corrida).

Mesmo se atrasando por causa do rio, o Tigre alcançou o Rato e o Boi, garantindo o terceiro lugar. Logo após, em quarta posição, chegou o Coelho, se agarrando a um tronco que foi arrastado pelo sopro do Dragão (que precisou apagar o incêndio antes da corrida) até a linha de chegada. Buda agraciou o Dragão com o quinto lugar por ter ajudado o Coelho. 

O Cavalo, que estava a ponto de chegar em sexto lugar, perdeu sua posição para a Serpente, que deslizou entre suas patas e passou na sua frente. Já o Carneiro, o Macaco e o Galo se juntaram em um barco para atravessar o rio e, dessa forma, ficaram com a oitava, nona e décima posições, respectivamente. Por fim, o Cachorro chegou em décimo primeiro pois preferiu se refrescar na água do rio.

Enquanto isso, o Porco ficou tão ocupado com o banquete que só apareceu quando a corrida já tinha acabado, ficando dessa maneira em décimo segundo lugar. Finalmente, com o propósito de agradecer a participação dos animais que responderam ao convite e compareceram, Buda decidiu homenageá-los nomeando os anos com seus nomes.

O que significa ser o ano do dragão?

O dragão é um ícone tradicional chinês associado à fortuna, não sendo concebido como uma criatura malévola, ao contrário de certos mitos de outras tradições pelo mundo. Ele é valorizado como um símbolo de vigor e êxito. Na tradição chinesa, é considerado uma entidade justa e generosa, um emblema de sorte e um portador de prosperidade.

Como o Ano Novo chinês impacta a economia da China?

Como explicamos, o Ano Novo Lunar e a Semana Dourada compõem uma semana muito importante para todos os chineses. Tanto que comércios, indústria e muitas empresas ficam inoperantes durante esse período. Ainda que o feriado oficial ocorra durante três dias, é comum que os trabalhadores reservem seus dias de férias para aproveitar a semana inteira.

As famílias viajam grandes distâncias para se juntar e comemorar o Ano Novo Chinês. Também é um período efervescente para o turismo do país, devido aos festivais, desfiles e o Festival das Lanternas. Nas zonas rurais, também é um marco econômico que demarca o início do plantio de arroz — um dos principais produtos de consumo interno e exportação do país.

Como o Ano Novo chinês impacta o comércio exterior e a logística internacional?

A China é uma superpotência econômica internacional, com uma atuação forte nos setores industriais e comércio de tecnologias. Dada a importância do país para as balanças comerciais, quem negocia com fornecedores chineses ou mesmo exporta para o país precisa fazer um planejamento minucioso para não perder datas.

As empresas de lá, como dissemos, não costumam aceitar demandas, nem as indústrias seguem nas linhas de produção no feriado. A retomada das negociações, fluxos aduaneiros e produção ocorre só depois da Semana Dourada. Ou seja, é preciso planejar a gestão de estoque para antecipar ou postergar remessas para depois do término do recesso. 

Por exemplo, um dos produtos mais importados da China para o Brasil são equipamentos de telecomunicações, como celulares e seus acessórios. Assim, varejistas que atuam nesse segmento do comex devem conversar antes da chegada da data com seus fornecedores para entender se será necessário reorganizar o destino de recursos.

Prepare-se para o Ano Novo Chinês com a Logcomex

Durante o Ano Novo Chinês, é comum que empresas chinesas interrompam suas atividades, o que pode resultar em riscos de desabastecimento, atrasos e multas para empresas que dependem de suas operações. No entanto, com as soluções da Logcomex, as empresas podem mitigar esses riscos de várias maneiras:

Gerencie fornecedores 

A Logcomex oferece ferramentas para monitorar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos, incluindo fornecedores chineses. Isso permite que as empresas identifiquem previamente os fornecedores que fecharão durante esta peak season e tomem medidas preventivas, como antecipação de pedidos ou busca por alternativas de fornecimento.

Planeje-se antecipadamente

As soluções da Logcomex permitem às empresas planejar suas operações com antecedência em ocasiões como, por exemplo, a Semana Dourada. Os recursos de previsibilidade ajudam as empresas a identificar padrões sazonais de demanda e ajustar suas estratégias de produção e estoque para evitar desabastecimento durante o feriado.

Automatize processos

A automação de processos oferecida pela Logcomex agiliza e simplifica várias atividades rotineiras, reduzindo o tempo necessário para lidar com documentos e procedimentos alfandegários. Isso permite que as empresas processem seus pedidos com mais eficiência antes da chegada do feriado, reduzindo o risco de atrasos.

Gerencie riscos

As soluções da Logcomex incluem recursos avançados de monitoramento e gerenciamento de riscos, que ajudam as empresas a identificar e mitigar potenciais problemas operacionais antes que se tornem crises. Isso inclui alertas automáticos sobre atrasos de embarque, problemas de documentação ou mudanças nas políticas aduaneiras, muito úteis para épocas como as da Semana Dourada.

Quer ver na prática como as soluções Logcomex podem te ajudar a planejar suas estratégias considerando épocas sazonais, mantendo sua produção ativa e livre de atrasos, desabastecimento e demais prejuízos devido aos feriados internacionais? Clique aqui e preencha o formulário na página para agendar sua demonstração totalmente gratuita!