Nesse dia da avicultura, confira dados da exportação brasileira de frango e aves

Dia da Avicultura: dados da exportação brasileira de frango e aves

A produção e exportação de frango impactam a economia nacional de maneira positiva e é por isso que os investimentos neste segmento não param, afinal o Brasil é líder global em agronegócio e é preciso de muito trabalho para manter esta posição de destaque. 

Pensando nisso (e para comemorar o dia da avicultura), ao longo deste artigo compartilharemos insights valiosos para empresas e investidores do setor avícola. Tenha uma boa leitura!

Como é a avicultura no Brasil? 

A avicultura brasileira se destaca como uma das atividades, certamente, mais importantes do agronegócio em nosso país.  

Hoje, o país responde por cerca de 15% de toda a carne de frango produzida no mundo e por mais de 40% das exportações globais. Além disso, a cadeia produtiva do frango gera milhares de empregos no Brasil e movimenta bilhões de dólares ao ano.  

Não é à toa que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne de frango. 

O clima tropical é favorável para a criação de aves e há muita terra disponível para plantar grãos como milho e soja, usados para ração animal.

Além disso, os produtores brasileiros investiram pesado em tecnologia de ponta, manejo eficiente e medidas sanitárias rígidas para as aves.

As granjas brasileiras são supermodernas, com aviários climatizados e processos automatizados. 

As aves são cuidadosamente melhoradas geneticamente para ganhar peso e converter ração em proteína de forma eficiente, ao passo que os protocolos sanitários rigorosos previnem e controlam doenças. 

Por fim, o Brasil conquistou mercados muito exigentes na Europa, Ásia e Oriente Médio.  

Como se desenvolveu a avicultura brasileira? 

A criação de frangos no Brasil era pequena e operada com pouca técnica até as décadas de 1960 e 1970, quando o setor deu um salto gigantesco. Isso porque, com apoio do governo da época, novas tecnologias e técnicas modernas de criação começaram a ser adotadas pelos produtores brasileiros. 

Entre as mudanças, buscou-se raças mais produtivas de outros países e práticas avançadas de nutrição, sanidade e automação passaram a ser usadas nas granjas.

Na década de 1970, com o aumento da renda dos brasileiros, a demanda por proteína animal cresceu rapidamente. O frango virou uma alternativa barata e nutritiva frente à carne bovina e suína. 

Assim, grandes empresas surgiram e aumentou-se muito a escala de produção, integrando pequenos produtores rurais.

Em seguida, granjas automatizadas se expandiram rapidamente, e a genética das aves melhorou bastante. Tudo isso fez a oferta interna de frango decolar. 

Em pouco tempo, essa expansão acelerada transformou o Brasil, que saiu de um papel de importador, para ser um dos maiores exportadores globais de carne de frango.

Hoje, o setor responde por mais de 25% de toda a receita gerada pelo agronegócio do país, mostrando sua importância para a economia brasileira. 

Leia também: Agronegócio: dados da importação e exportação brasileiras

Qual é o cenário atual da avicultura no Brasil? 

A avicultura brasileira é reconhecida mundialmente por sua excelência e alto nível de competitividade. As principais empresas do setor têm estrutura e capacidade de produção enormes, dominando o mercado interno e atendendo a uma demanda internacional cada vez maior por frango brasileiro. 

De acordo com a pesquisa IBGE realizada em 2022, o Brasil hoje é o segundo maior produtor global de carne de frango, atrás apenas dos Estados Unidos, e também é o maior exportador mundial.  

O relatório indica que no ano de 2021/2022, o país produziu cerca de 13 milhões de toneladas de carne de frango e exportou mais de 4,5 milhões de toneladas. 

O setor é dominado por grandes companhias verticalizadas, que controlam todo o processo de produção integradas com milhares de produtores rurais.  

Elas investem pesado em alta tecnologia e operam com enorme escala para manter custos baixos. 

As granjas brasileiras têm aviários high-tech que alojam até 500 mil frangos por vez. A genética aprimorada faz com que os frangos atinjam peso ideal para abate em apenas 45 dias. 

Outra vantagem do Brasil é que nossas aves são super saudáveis, livres das principais doenças que afetam “rebanhos”, ou bandos, em outros países. Protocolos rígidos de biosseguridade mantêm o país praticamente livre da gripe aviária. 

Esse cenário coloca o Brasil como líder global da avicultura, como mencionamos anteriormente. A tendência é de continuidade do forte crescimento, impulsionado por ganhos de produtividade e acesso a novos mercados externos. 

Futuro da avicultura brasileira 

A avicultura do Brasil tem tudo para expandir ainda mais sua participação no mercado global. Nossos produtores têm expertise no setor e conseguem se adaptar bem às demandas do mercado. Além disso, o clima tropical favorece o bem-estar e a produtividade das aves. 

O Brasil deve seguir como protagonista global da avicultura nas próximas décadas.  

As exportações tendem a crescer bastante, porque países populosos como China, Oriente Médio e Sudeste Asiático estão consumindo cada vez mais proteína animal, como o frango brasileiro. 

As granjas nacionais estão constantemente adotando inovações em automação, manejo, nutrição e biosseguridade. Isso deve aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade do frango produzido aqui. 

Novos investimentos em melhoramento genético igualmente trarão aves mais eficientes na conversão alimentar, com menos impacto ambiental. E, nesse sentido, a sustentabilidade será uma grande vantagem do frango brasileiro. 

A expertise do Brasil em sanidade aviária também é crucial, porque doenças como a gripe aviária afetam rebanhos em várias partes do mundo. Tudo indica que o nosso status sanitário invejável abrirá novos mercados para a carne de frango nacional. 

Cenário da exportação de carne de frango 

O Brasil é um gigante na exportação de frango. Nossas aves estão presentes em mais de 150 países, consolidando o Brasil como maior exportador mundial dessa proteína. 

Em 2022, foram embarcadas 4,8 milhões de toneladas de carne de frango brasileira, gerando US$ 9,7 bilhões de receita. Os principais destinos são China, Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita e União Europeia. 

Essa liderança se deve aos maciços investimentos em sanidade aviária, melhoramento genético das aves e tecnologias avançadas de produção.

As granjas brasileiras trabalham, em larga escala, com automação impressionante e custos altamente competitivos. 

O reconhecimento do frango brasileiro é mundial por sua saborosa carne, macia e suculenta. Nosso clima tropical favorece o bem-estar e o rápido desenvolvimento das aves.

Além disso, os rigorosos controles sanitários garantem total segurança alimentar do produto exportado. 

Mesmo enfrentando algumas barreiras sanitárias pontuais devido a surtos de gripe aviária, o Brasil tem conseguido diversificar cada vez mais seus destinos de exportação, reduzindo riscos. Países asiáticos e do Oriente Médio lideram as importações. 

A expectativa é, certamente, de continuidade do expressivo crescimento das exportações, com a abertura de novos grandes mercados consumidores em países em desenvolvimento.

Afinal, com sua excelente qualidade e custos competitivos, o Brasil se consolida como maior fornecedor global de carne de frango. 

Dados da exportação brasileira de frango e aves

Atualmente, a exportação brasileira de frango e aves é a 7ª no ranking das exportações totais (de janeiro a julho de 2023), representando uma participação de 2,84%.

Sendo que as principais NCMs exportadas foram as seguintes:

Principais NCMs da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex
Principais NCMs da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex

Números gerais da exportação 

No total, o Brasil exportou +US$ 55 milhões em carne de frango e aves, representando +2 milhões de toneladas. 

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a variação do FOB representou um aumento de 7,6%, enquanto que em peso exportado, o crescimento foi de 9,9%. Além disso, o preço também caiu 2% em relação a 2022.

Em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a julho de 2023), os números representam um aumento de 7,6% no valor FOB e 9,9% no peso exportado.

Principais países compradores

A exportação brasileira de frango e aves é direcionada, principalmente, para a Ásia, especialmente China, Japão e Coreia do Sul. 

Sendo que a tendência é que aumente ainda mais a compra com este destino, uma vez que o Japão derrubou sua restrição à importação de carne de frango brasileira.

Outros compradores em destaque estão localizados no Oriente Médio, mais especificamente nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita e no Iraque.

Principais países de destino da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex
Principais países de destino da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex

Principais UFs exportadoras

A exportação brasileira de frango e aves se concentra, em sua maioria, na região Sul do Brasil —  sobretudo no Paraná.

Principais UFs da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex
Principais UFs da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex

Principais URFs

A principal porta de saída da exportação brasileira de frango e aves, sem surpresa, é o porto de Paranaguá. Seguido por Itajaí, porto de São Francisco do Sul, porto de Santos e porto do Rio Grande. 

Principais URFs da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex
Principais URFs da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex

Principais modais de transporte

Em se tratando de modais de transporte da exportação brasileira de frango e aves, o principal é, disparado, o marítimo

Principais modais da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex
Principais modais da exportação brasileira de frango e aves. Fonte: Logcomex

Confira mais dados com o Logcomex NCM Intel

Quer mais dados da exportação brasileira de frango e aves? Preencha o formulário abaixo e agende já uma demonstração do NCM Intel Expo da Logcomex e confira informações como:

  • Prováveis compradores e exportadores
  • Variação do Valor FOB exportado
  • Principais países de destino
  • Volumetria de exportações
  • Modais de transporte utilizados
  • Ranking de unidades de desembaraço
  • Lista dos estados exportadores por NCM
  • Detalhes estratégicos das operações.