Estatisticas de comercio exterior e dados de importação brasileira

Estatísticas de comércio exterior: como encontrar dados de importação e exportação no Brasil?

Para melhorar sua estratégia de comércio exterior, é necessário entender as estatísticas de comércio exterior e saber como encontrar dados de importação e exportação no Brasil.

Neste artigo, vamos entender mais sobre esses dois conceitos e maneiras de buscar dados confiáveis para trabalhar com o comércio exterior. Acompanhe.

Você irá conferir:

Por que usar dados e estatísticas de comércio exterior?

Todos aqueles que trabalham com o comércio exterior precisam acompanhar o cenário, entender o que está acontecendo no país, no mundo e quais as principais estatísticas envolvendo importação e exportação. Essas duas palavras representam muito no comércio exterior e na economia. 

Por isso, é importante que os profissionais saibam buscar informações e dados do comércio exterior em fontes seguras. Assim, é possível ter um investimento mais assertivo, com menos riscos de prejuízos e dores de cabeça. 



Para que essas transações internacionais sejam realizadas, uma série de protocolos precisam estar em dia. Além disso, existem diversas taxas, especificações e sistemas que exigem cadastros para que o importador/exportador possa trabalhar

Leia mais: “Portal Único Siscomex: o que é? Quais são as mudanças?”

Resumidamente, as estatísticas de comércio exterior ajudam a:

Nova call to action
  • Retratar e avaliar o movimento comercial do país com o mundo;
  • Permitir análises históricas do comportamento do intercâmbio comercial; 
  • Ajudar na tomada de decisões de diretrizes econômicas; 
  • Possibilitar planejamentos e análises de dados importantes para o desenvolvimento do comex.

Bases de dados públicos do comércio exterior

Para aqueles que buscam se aventurar e investir no comércio exterior, algumas informações importantes e estratégicas. Esse compilado de especificações estão disponíveis em diferentes plataformas. 

Comex Stat

Comex Stat é uma plataforma onde não é necessário nenhum tipo de cadastro e também não há limitações para utilização dos filtros. As consultas podem ser feitas em três diferentes idiomas e o acesso pode ser feito em computadores, tablets ou celulares

Com ele, é possível acessar dados gerais que vão contribuir com a assertividade de decisões dentro do comércio exterior, como os maiores exportadores, quais os principais produtos, o destino dessas exportações e também importações. Pela plataforma é possível exibir relatórios com essas produtividades. 

Comex Vis

A Comex Vis é a plataforma para visualização de dados do comércio exterior. O usuário vai selecionar um tema e, então, terá acesso detalhado a um gráfico interativo sobre as principais estáticas  relacionadas ao tópico escolhido. Entre as opções para visualização estão dados referentes a país, blocos econômicos e municípios

MDIC

MDIC é a sigla para Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, órgão federal que tem a missão de formular, executar e avaliar políticas públicas para a promoção da competitividade. Através do portal é possível ver ainda programas voltados ao cenário do comércio exterior e exportações brasileiras. Além da legislação pertinente ao setor. 

Dados.gov.br

Esse é o Portal Brasileiro de Dados Abertos, onde estão concentradas informações extraídas do Siscomex para a composição da balança comercial brasileira e onde é possível acessar divulgações estatísticas promovidas pela Secretaria do Comércio Exterior. Os dados são atualizados e divulgados mensalmente contendo informações detalhadas sobre importações e exportações. 

É possível ainda acompanhar informações sobre a Balança Comercial e Estatísticas de Comércio Exterior, onde o Governo Federal mantém as informações atualizadas. 

Produtos mais importados no Brasil

O atual cenário econômico que vivemos no Brasil reflete diretamente nos produtos importados. Abaixo, um compilado dos dez produtos mais importados no país e que, de janeiro a novembro de 2021, movimentaram um valor de US$ 34,6 bilhões na balança comercial do país.

Entre os produtos mais importados no Brasil estão:

Leia mais: “Principais produtos importados pelo Brasil”

Produtos mais exportados no Brasil

Atualmente, o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking das maiores economias do mundo e, para 2022, a projeção é de subir uma colocação, saltando para a 12ª colocação. Essa alta também está ligada diretamente com as exportações e a movimentação dela na economia.

Entre os produtos mais exportados no Brasil estão:

  • minério de ferro e seus concentrados, exceto as piritas de ferro ustuladas;
  • soja mesmo triturada, exceto para semeadura;
  • óleos brutos e de petróleo;
  • circuitos impressos com componentes elétricos ou eletrônicos montados;
  • outros aviões e outros veículos aéreos, de peso superior a 15000 kg;
  • outros açúcares de cana;
  • carnes desossadas de bovino, congeladas;
  • pastas químicas de madeira, à soda ou a sulfato, exceto pastas para dissolução;
  • bagaços e outros resíduos sólidos, da extração do óleo de soja e
  • café não torrado, não descafeinado, em grão.

Leia mais: “Principais produtos exportados pelo Brasil: dados e estatísticas”

Tenha dados de importação e exportação aprofundados com a Logcomex 

Ao buscar por importação e exportação, todos estão à procura de informações confiáveis, qualidade, facilidade e uma busca assertiva. A Logcomex tem plataformas voltadas para análise de movimentações desses segmentos, juntando diferentes dados como embarques marítimos e aéreos, despacho aduaneiro e cotações dos principais itens.

Com o Search da Logcomex, você consegue encontrar informações poderosas sobre dados e estatísticas de importação brasileira.

Conheça mais detalhes! Preencha o formulário abaixo e saiba mais informações.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa!

1 comentário em “Estatísticas de comércio exterior: como encontrar dados de importação e exportação no Brasil?”

  1. Pingback: Importação de plástico: como importar? Veja estatísticas do mercado em 2022

Comentários encerrados.