Saiba o que são regimes cambiais!

Estatísticas do Comércio Exterior: como conseguir dados de importação e exportação do Brasil?

O Brasil é um dos principais países quando se fala de importação e exportação, movimentando muito a balança comercial. Além dessa importância, junta-se a isso o fato de que a legislação do Comex brasileiro é uma das mais complexas e completas do mundo. Por isso se faz necessário ter acesso a estatísticas do comércio exterior no país, conhecendo bem dados da importação e exportação do Brasil

Mas quais são as melhores fontes para esses dados? Ao longo deste artigo, vamos trazer para você as principais bases para você conseguir melhorar sua estratégia de exportação e importação.

Para que servem estatísticas de comércio exterior?

As estatísticas, como um todo, servem para você alinhar sua estratégia e seguir caminhos mais assertivos pautados em dados.  Com eles, você consegue responder perguntas como:

  • Qual o volume exportado? 
  • Quais os principais mercados? 
  • Como tem sido a evolução da comercialização internacional nos últimos 20 anos? 
  • Quais as principais NCMs importadas e exportadas?

Assim, você consegue ter uma atuação precisa e conseguir melhores resultados.

Onde conseguir estatísticas do comércio exterior e dados da importação e exportação brasileira?

Existem muitas ferramentas de Big Data. Porém, cada uma especializada em uma área, um tipo de produto ou ainda uma vertente do comércio exterior. Conheça abaixo algumas ferramentas populares no mercado.

MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

O MDIC dispõe de dados por NCM ou município da empresa exportadora/importadora, captados para a construção da balança comercial brasileira, além de tabelas de correlações de códigos e classificações.

ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários

O ANTAQ exerce o controle das operações de recebimento, processamento e divulgação de dados dos portos organizados e das instalações portuárias, através do Sistema de Desempenho Portuário. Visa aperfeiçoar, documentar e esclarecer dúvidas relacionadas à movimentação de cargas nos portos e instalações portuárias.

XENETA 

O Xeneta é um Big Data alemão, que fornece informações sobre taxas de fretes negociados com os armadores, dos contêineres para monitoramento, análise e definição de metas; além de comparativo de preços da concorrência e análise de mercado, para otimizar a compra de frete. 

SISCODI 

Sistema de Consulta de Distâncias: Desenvolvido pela Diretoria de Transporte e Mobilização, para consulta de distâncias. 

MARINE TRAFFIC

O Marine Traffic atua com o rastreio “em tempo real” dos navios, utiliza os dados transmitidos pelo Sistema de Identificação Automática (AIS). O sistema emite, regularmente, informações como a posição global dos navios e suas velocidades para outras embarcações, que estejam a um curto alcance. Além disso, ele envia os dados a estações de controle de tráfego, em terra, também conhecidas como VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações).

DADOS.GOV.BR

O Portal Brasileiro de Dados Abertos segmenta os relatórios por área de atuação das empresas, desde exportação, passando por indicadores da Balança Comercial, até importação. Além disso, os formatos são variados, sendo possível baixar os relatórios em CSV, JSON, PDF entre outros, que facilitam a integração com o sistema do consumidor. https://goo.gl/8UQ7wD

Logcomex 

A Logcomex une todos esses dados em uma única plataforma. Além disso, ela oferece automação, integração e processamento dos embarques mapeados e integrados com centenas de fontes distintas. Obtenha informações preciosas em tempo real, e entenda profundamente o mercado de comércio exterior no Brasil.

Contrate uma Big Data que traz segurança e agilidade no update das informações. LogComex, informações em tempo real.

Quer saber como usar informações estrategicamente no comércio exterior?

Informações estão disponíveis em todas as áreas e no comércio exterior não é diferente. Por isso, a Logcomex preparou um guia sobre como usar informações estrategicamente no comércio exterior para desenvolver fornecedores, usar regimes cambiais especiais e calcular market-share. Preencha o formulário e faça download agora!