Confira 5 motivos para começar a analisar o mercado de importação HOJE

Conheça 5 motivos para analisar o mercado na importação

Quem atua no mercado das importações enfrenta inúmeros desafios. Mas, o conhecimento de que a atividade do importador é desafiadora não é segredo para todos aqueles que fazem parte desse universo, não é? 

A questão, de fato, é entender como enfrentar os obstáculos de maneira mais ágil, tomando decisões mais assertivas sem perder o timing ideal. Muito mais que entender os processos e o beabá da importação, é extremamente importante estar de olho no mercado. Ou seja, às oportunidades e aos sinais que ele apresenta.

Para isso, analisar o mercado deve ser uma atividade presente no dia a dia dos importadores. O conceito dessa atividade não é difícil de entender, mas a compreensão de como aplicá-la de verdade ainda está em evolução no segmento.

Por que estudar o mercado na importação? Confira 5 motivos 

Antes de aplicar e abraçar a análise de mercado no seu negócio de importação, é interessante entender quais são as reais vantagens de desempenhá-la na sua estratégia. 

Por isso, fizemos uma lista de 5 bons motivos para começar agora! Olha só:

1)  Ajuda a identificar novas oportunidades de negócio

A importação gera diversas informações ao longo de seus processos. E, para identificar novas oportunidades, atentar a essas informações pode trazer conclusões muito mais assertivas. 

Mas como essas conclusões podem auxiliar o seu negócio a ter mais lucratividade? 

Para entender melhor, é preciso buscar saber quais são os seus diferenciais competitivos e também quais são os diferenciais da concorrência

Para isso, a análise do mercado é essencial e pode impulsionar o crescimento do seu negócio.

Leia também: Motivos para realizar a análise da concorrência

2) Promove a gestão e desenvolvimento de fornecedores

Um bom exemplo de aproveitamento das informações obtidas ao analisar o mercado para gerar novos negócios é a busca por fornecedores. 

Afinal, para reduzir os custos da importação e ter acesso aos melhores prazos, é muito importante realizar uma triagem e ter uma boa gestão de fornecedores.

Essa prática é essencial porque eles possuem um papel extremamente relevante na atividade de importação. 

Além disso, o acesso à matéria-prima de qualidade possibilita a realização de um serviço com qualidade. Consequentemente, o impacto desses critérios no trabalho do importador é enorme.

Por isso, estudar os fornecedores para o seu mercado e conhecer pode trazer uma grande vantagem competitiva.

3) Impulsiona a prospecção estratégia de novos clientes

A prospecção de clientes também se torna muito mais assertiva com a análise do mercado. Isso porque, com esse estudo, é possível compreender as reais necessidades do seu cliente e entender qual é o seu target.

Esse maior entendimento do mercado é viável com a realização de pesquisas. Aliás, esse processo pode ser muito mais simples com a utilização de uma plataforma de comex, que reúne informações relevantes. Como, por exemplo, quais são os produtos que estão gerando mais oferta e demanda. 

Assim, fica mais simples encontrar as empresas que demandam os produtos que você tem a oferecer e consequentemente realizar propostas mais competitivas para fechar negócio.

Leia também: Como ter mais assertividade ao prospectar clientes na importação

4) Contribui para a identificação de tendências de mercado

A análise de mercado possibilita uma compreensão muito maior sobre as variações do cenário econômico e, consequentemente, sobre as tendências do mercado

Além disso, observar os concorrentes é uma prática muito benéfica e que ajuda na descoberta de novas inclinações.

Igualmente, interpretando as ações externas e dos clientes é possível identificar padrões — e são eles que vão auxiliar a sua empresa a entender os direcionamentos que o mercado está seguindo. O que faz com que você não fique para trás nesse contexto. 

Leia também: Quais são as tendências para o futuro do comércio exterior?

5)  Favorece um processo de tomada de decisão mais assertivo

Você consegue acompanhar as variações que estão acontecendo na economia? É capaz de acompanhar as oscilações do mercado de importação? 

Caso a resposta tenha sido não, saiba que usar apenas o feeling para decidir o direcionamento estratégico envolve inúmeros riscos. Principalmente se tratando de tomar decisões para o seu negócio na importação.

Por outro lado, ao analisar seu mercado, você tem à mão as informações-chave que irão determinar a sua estratégia comercial. O que torna muito mais simples tomar decisões assertivas, concorda? 

Afinal, o acesso às informações sobre NCMs, preços de importação e classificação de mercadorias é essencial para fazer com que a escolha do seu direcionamento seja mais segura e baseada em fatos concretos.

Como fazer a análise de mercado na importação?

O primeiro passo é estabelecer uma cultura aprofundada de gestão da informação. A definição de KPIs — que são métricas para analisar e estruturar parâmetros de avaliação — também é essencial para o estabelecimento dessa cultura. 

Além disso, a utilização de uma plataforma tecnológica de importação possibilita a criação de relatórios e apresenta as informações em forma de gráficos. O que facilita muito a análise do seu mercado na importação. 

Como a Logcomex pode te ajudar a analisar seu mercado na importação?

A tecnologia tem um papel fundamental no fornecimento de insights práticos para fundamentar a tomada de decisões no mercado de importação.

Portanto, se você é importador e ainda não utiliza a tecnologia para facilitar o seu trabalho, não está aproveitando todo o potencial do seu negócio. 

Aliás, você sabia que a Logcomex tem a missão de criar soluções que ajudem a planejar o supply chain global — incluindo as importações? 

Nossa plataforma permite análises estratégicas do mercado de importação para basear suas decisões e aumentar seu poder de negociação em um mercado ultra competitivo.

Ao usar nossa solução de análise do mercado de importação, por exemplo, você consegue consultar:

Classificação fiscal: o que te ajuda a classificar corretamente seus produtos importados, evitando cobranças indevidas e encontre possíveis reduções nos custos de importação

Acesse informações pesquisando por NCM e valide sua classificação fiscal

Rotas alternativas para importação: o que facilita a identificação de novas rotas para mercadorias importados através de análises de lead time e custo do frete 

Analise as principais rotas da importação das suas principais mercadorias

Oportunidades de negociação: o que favorece a descoberta de oportunidades de importar e negociar com novos países, através do entendimento da média de preço do seu produto importado, facilitando também o controle suas margens e qualidade

Novas origens de produtos: otimizando a procura de novas origens de produtos através de informações de Preço FOB, detalhamento da NCM, frequências de operações e redução no tempo de desenvolvimento da sua cadeia de suprimentos.

Encontre novas oportunidades de negociação e origens de produtos
Encontre novas oportunidades de negociação e origens de produtos