Saiba como a inteligência artificial beneficia a logística internacional

O futuro da logística internacional está na Inteligência Artificial

Agilidade na tomada de decisões, proatividade, resiliência, redução dos tempos de ciclo, operações otimizadas. O uso da inteligência artificial na logística internacional veio para ficar e fará grandes ondas nos próximos anos.

Estimativas apontam que os gastos globais com plataformas IIoT alcancem US$ 12,44 bilhões em 2024, atingindo uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 40% em sete anos.

O que faz sentido, já que no mundo digital conectado de hoje, maximizar a produtividade reduzindo as incertezas é a principal prioridade em todos os setores — incluindo o comex. 

Além disso, as crescentes expectativas de proatividade e eficiência operacional enfatizam ainda mais a necessidade de alavancar as proezas da inteligência artificial (IA) nas cadeias de suprimentos e na logística internacional.

Leia também: A visibilidade e o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos

Inteligência Artificial na logística internacional

A IA na logística internacional pode fornecer os poderosos recursos de otimização necessários para um planejamento de capacidade mais preciso, previsão aprimorada de demanda, produtividade e redução de custos.

Aliás, a pandemia e as interrupções subsequentes demonstraram o impacto dramático das incertezas nas cadeias de suprimentos e estabeleceram a necessidade de planos de contingência inteligentes para ajudar as empresas a lidar com essas incertezas da maneira certa.

Mas a IA é a resposta? O que a IA pode significar para as empresas enquanto lutam para colocar sua cadeia de suprimentos e logística internacional de volta nos trilhos? Vamos descobrir.

Leia também: Comércio internacional: como a visibilidade impulsiona seus resultados?

Vantagens da inteligência artificial na logística internacional

Ao implementar a inteligência artificial na logística internacional, é possível aprimorar a tomada de decisão prevendo a formação de gargalos e imprevistos

Vejamos algumas outras formas como a IA beneficia a logística internacional e a cadeia de suprimentos:

Visibilidade ponta a ponta

Com a complexa rede de cadeias de abastecimento que existe hoje, é fundamental ter visibilidade completa de toda a cadeia de valor de abastecimento com o mínimo de esforço. 

Nesse sentido, uma plataforma automatizada orientada por inteligência artificial — como a fornecida pela Logcomex — oferece insights valiosos e dados estratégicos, além de trazer previsibilidade para toda a operação. 

Tudo isso a partir de dados em tempo real.

Leia também: Visibilidade: a chave para uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente

Tomada de decisão ágil, proativa e inteligente

Uma plataforma para logística internacional orientada a inteligência artificial baseia decisões importantes, permitindo previsões assertivas e aplicação eficiente de ações corretivas e preventivas.

Ela também revela possíveis implicações em vários cenários em termos de tempo, custo e receita

Gerenciamento preciso de estoque

Um gerenciamento de estoque preciso garante o fluxo correto de itens dentro e fora do depósito. 

Em outras palavras, ajuda a prevenir o excesso, inadequação e falta inesperada de estoque. 

Dessa forma, a inteligência artificial contribui reduzindo prejuízos causados por atrasos de cargas, interrupção da produção e ruptura de estoque

Eficiência de armazém

Um armazém eficiente é parte integrante da cadeia de abastecimento e da logística internacional.

Nesse sentido, ferramentas baseadas em IA podem ajudar na automação oportuna de processos manuais e repetitivos na logística internacional. 

Assim, mais que economizar tempo valioso, os esforços de automação orientados por IA reduzem a concentração de esforços da equipe em tarefas não estratégicas.

Redução de custos 

Este é um benefício dos sistemas de inteligência artificial para logística internacional que simplesmente não pode ser ignorado. 

Afinal, com ela as operações inteligentes automatizadas funcionam sem erros por mais tempo, reduzindo a incidência de falhas humanas

Além disso, por meio de recursos como alertas personalizados automatizados que avisam sempre que uma carga está em risco, os prejuízos financeiros são reduzidos.

Leia também: Como obter redução de custos na cadeia de suprimentos?

Insights analíticos acionáveis

Várias empresas hoje carecem de insights acionáveis ​​importantes para conduzir decisões estratégicas que atendam às expectativas do mercado atual com velocidade e agilidade

Nesse sentido, ferramentas munidas de IA conseguem filtrar grandes quantidades de informações para identificar padrões. E isso em uma escala muito maior do que é possível com os sistemas convencionais.

Permitindo, assim, a obtenção de insights analíticos acionáveis. Como, por exemplo, números dos indicadores da sua operação, comparação com demais players e identificação de pontos de melhoria.

IA na cadeia de suprimentos: um futuro cheio de promessas

A Gartner prevê que “a ascensão da IIoT permitirá que as cadeias de suprimentos forneçam serviços mais diferenciados aos clientes, com mais eficiência”.

Assim, conforme as empresas da logística internacional mudam seu foco de produtos para resultados, os modelos de negócios tradicionais se tornarão antiquados e completamente obsoletos. 

Além disso, com as cadeias de suprimentos globais fortalecendo suas raízes, as pressões competitivas forçarão as empresas a extrair cada grama possível de custo de suas respectivas operações. 

Com todas essas influências ocorrendo simultaneamente, estamos prestes a ver uma mudança de paradigma de inteligência reativa simples para sistemas preditivos, adaptativos e de aprendizado contínuo que orientam melhores decisões para melhorias contínuas usando machine learning e inteligência artificial na logística internacional.

Por fim, a IA pode semear a tão necessária agilidade e precisão na otimização da cadeia de suprimentos. Também pode desencadear um aumento transformacional nas eficiências operacionais e da cadeia de suprimentos e uma diminuição nos custos em que tarefas manuais repetitivas podem ser automatizadas.

Inteligência artificial para impulsionar sua logística internacional

Através de tecnologia de ponta, IA e machine learning, a plataforma de visibilidade de cargas em tempo real da Logcomex gera estimativas precisas da chegada até a entrega da sua carga.

Sendo que a inteligência artificial da nossa plataforma é a primeira da América Latina preparada para otimizar sua gestão de estoques e logística internacional.

Com ela você pode:

  • Ter visibilidade de ponta a ponta da sua cadeia de suprimentos em tempo real, sendo a única onde você pode usar o nº de BL, contêiner, booking, AWB, house, master, CTE e CNPJ para monitorar suas cargas nos modais marítimo e aéreo
  • Gerir os riscos da sua logística internacional
  • Automatizar processos manuais repetitivos.

Além disso, nossos algoritmos ajudam na redução de custos e riscos da sua operação na logística internacional.

Confira como a Logcomex te ajuda a planejar e monitorar sua operação de ponta a ponta com eficiência e visibilidade:

Planeje, monitore e tenha visibilidade avançada de toda a sua cadeia de suprimentos