O Que é Uma Operação Back to Back?

Atuar dentro da cadeia logística é estar alerta às diversas oportunidades, algumas muito vantajosas porém pouco aproveitadas, como o back to back.

Nova Oportunidade No Comércio Exterior

A operação back to back vêm ganhando espaço na cadeia logística por ser flexível e fornecer inúmeras oportunidades. Em resumo, à mesma, se trata de uma operação triangular que baseia-se na aquisição de um produto no exterior por uma empresa sediada no Brasil, com o intuito de vendê-lo no exterior sem que passe por território nacional.

Porque Reduz Custo?

De todas as formas, à back to back se trata de uma operação cambial, até mesmo com a contingência de emissão de cartas de crédito. Como à mercadoria não dá entrada no Brasil, não há incidência de imposto como II, ICMS, IPI, ou PIS/Cofins de importação. No  entanto, é necessário cautela, pois parte da Receita Federal acredita que possa haver do cofins-faturamento.

No restante, há muitos benefícios, entre eles está à não obrigação de registros de licenciamento, como DSE, DDE, DI, DSIRE e LI. Assim como não há necessidade de emissão de notas fiscais, porém é preciso alguns documentos internacionais como fatura pro forma, fatura comercial, conhecimento de embarque e contrato de compra e venda.

Por que contratar empresas para medir operações como esta?

Outro ganho da operação back to back é à agilidade na prestação de serviços. Este, se reverte em economia com logística e satisfação do cliente. Ao realizar a contratação de intermediadores, potencializa-se as melhores características da operação ganhando com a experiência das equipe especializadas nas legislações dos países abrangidos, agilizando o desembaraço aduaneiro e garantido à segurança da casa.

Aliás com o agenciamento de contêineres, e possível reduzir custos também, selecionando à dimensão mais ideal para  seu tipo de carga ou optar pela consolidação de contêineres.