Os portos têm um papel de grande relevância no Brasil e no mundo, onde aproximadamente 90% de todos os trâmites logísticos internacionais são realizados via modal marítimo. Sendo assim, contar com a automação nos portos é fundamental para manter o bom funcionamento do fluxo logístico.
Neste conteúdo, você vai entender a importância dos portos automatizados com tecnologias de ponta, o papel da transformação digital no setor portuário e muito mais.
Continue conosco!
Qual a importância do sistema portuário?
Os portos têm grande importância na movimentação de cargas no país. Tanto para a importação, quanto para a exportação, sendo o modal marítimo bastante utilizado para o transporte de mercadorias.
Além disso, gera empregos e movimenta a economia do país.
Para você ter uma ideia, somente no acumulado de 2022, os portos registraram 799,7 milhões de toneladas de cargas movimentadas.
Devido ao alto volume de transações, instituições públicas e privadas investem bilhões de dólares anualmente em tecnologia, buscando tornar seus portos automatizados. O que é fundamental para otimizar a capacidade e agilidade portuária.
Quais são as principais infraestruturas portuárias?
Os portos são construções voltadas ao atendimento das necessidades da navegação relacionadas à movimentação de cargas. Já o complexo portuário, compreende o conjunto de estruturas como:
- Ancoradouro
- Docas
- Cais
- Pontes e píeres de atracação e acostagem
- Armazéns
- Vias internas e aéreas de movimentação de cargas
- Centro de distribuição.
Existem três tipos de portos, de acordo com a sua localização geográfica. Confira:
Portos marítimos
São aptos a receber linhas de navegação oceânicas (tanto em navegação de longo curso, como em navegação doméstica), independente da sua localização geográfica.
Portos fluviais
Aqueles que recebem linhas de navegação destinadas a outros portos dentro da mesma região hidrográfica
Portos lacustres
Que recebem embarcações dentro de lagos, sem comunicação com outras bacias.
Os portos também são classificados em três categorias de acordo com a sua natureza:
- Granel sólido
- Granel líquido e
- Carga geral, conteinerizada ou não.
Uma das principais dores dos empresários que operam com comércio global refere-se justamente à complexidade e burocracia envolvidas no trâmite das documentações. E a consequente liberação das cargas.
Sendo assim, para lidar com tantas operações, é importante tornar os portos automatizados. Assim, atividades que são feitas de forma manual e repetitiva, são otimizadas com o apoio da tecnologia e as informações chegam com mais agilidade, segurança e assertividade para os gestores.
Como funciona a logística dos portos?
O modal marítimo representa 90% do transporte no comércio global e no Brasil a sua representatividade na exportação de cargas está em torno de 80%.
Como dá para perceber, o fluxo logístico é intenso. Por isso, todas as etapas da cadeia de suprimentos devem estar em harmonia para o bom funcionamento da operação.
Para que tudo saia dentro do esperado é importante compreender que a logística portuária envolve:
- Planejamento estratégico
- Escolha de fornecedores
- Escolha de rotas
- Booking
- Transporte
- Armazenamento
- Recebimento de produtos acabados ou insumos para fabricação.
Além disso, a boa gestão demanda uma visão global sobre todas as etapas da operação. Desde o transporte interno até o descarregamento do navio e desembaraço aduaneiro.
O que é automação portuária?
Agora, você deve estar se perguntando o que é automação portuária, não é verdade?
Calma que vamos explicar! A automação portuária nada mais é do que a implementação de tecnologias de ponta para tornar as operações mais ágeis, seguras e com informações precisas.
Existem soluções no mercado – como a automação da Logcomex – que permitem a centralização de todas as informações sobre os embarques em um único ecossistema. Além de informações atualizadas em tempo real sobre cada etapa da jornada do contêiner, favorecendo a disseminação dos portos automatizados.
No comércio exterior, tempo é ouro. Principalmente quando as operações estão sob alta demanda como o boom dos e-commerces e da balança comercial brasileira.
Por isso, tornar os portos automatizados é uma ótima opção para otimizar atividades, reduzir e evitar custos extras. Além de ampliar a capacidade de movimentação de cargas e manter os prazos em dia. Bem como permitir que as equipes foquem na estratégia e coloquem o cliente no centro do negócio.
Porto organizado
Você já ouviu falar em porto organizado?
É aquele que é aparelhado para atender a necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias. Sendo ele um porto automatizado ou não.
Em portos automatizados ou inteligentes, todas as máquinas e equipamentos são controlados remotamente por profissionais, em seus escritórios. Reduzindo, assim, 85% da mão de obra humana.
No comércio exterior sabemos que tudo que está parado é prejuízo, seja a carga ou o navio.
Através de automação e inteligência artificial é possível dobrar a velocidade da operação e do tráfego de cargas. Aumentando, dessa forma, a lucratividade dos portos.
Atualmente, os maiores portos do mundo são automatizados. Sendo que a maioria deles se encontram no continente asiático, em sua maioria China, Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.
A China, por exemplo, assumiu a liderança da implementação da tecnologia 5G, que possibilita uma uma comunicação mais rápida entre equipamentos portuários.
Além disso, com a Inteligência Artificial nos portos, é possível aliar a infraestrutura portuária com a redução do trabalho humano. O que permite uma drástica queda nos acidentes de trabalho.
Como saber se meu porto é digitalizado?
Embora estejamos falando sobre o papel da tecnologia na gestão dos embarques, você pode estar se perguntando se seu porto realmente é digitalizado.
Aqui estão alguns pontos que valem a reflexão:
- Seu porto possui muitos controles paralelos de informações?
- Perde prazos com frequência?
- Não tem visão estratégica sobre o que está acontecendo?
- Não tem previsibilidade sobre a chegada das cargas?
- Os colaboradores estão sobrecarregados e não conseguem compartilhar informações em tempo real?
Se você respondeu sim a estas perguntas, está na hora de transformar a sua operação com o apoio de tecnologia de ponta. Como o LogAutomation — solução da Logcomex voltada à automação.
Como o LogAutomation pode contribuir para a automação de portos e terminais portuários
Portos automatizados são mais eficientes e ágeis durante as operações, pois tem congestionamentos de carga reduzidos e espaços otimizados. Além de permitir o uso de dados e informações de forma mais estratégica.
Confira abaixo as vantagens da automação portuária:
- Sustentabilidade
- Menos gargalos logísticos e erros operacionais
- Melhor utilização das informações
- Segurança
- Redução de gargalos logísticos
- Diminuição de custos a longo prazo
- Ampliação da capacidade de movimentação de carga
- Mais performance empregando menos recursos — entre outros.