Entenda a importância do rastreio de cargas, suas vantagens e o papel da tecnologia

Rastreio de cargas e sua importância no comércio exterior

A logística nacional já não é um processo fácil, mas quando se trata de uma mercadoria vinda do exterior, fica ainda mais complexa. Para garantir um processo seguro e eficiente é preciso um gerenciamento adequado e minucioso. Com esse propósito, as empresas estão aderindo a novas tecnologias como o rastreio de cargas, conhecido também por tracking.

Esse tipo de serviço permite maior controle e confiabilidade no processo, além de agilizar e reduzir seus custos.

Afinal, com o rastreio de cargas é possível acompanhar todo o transporte da mercadoria e tomar decisões mais rapidamente. Ou seja, é mais uma inovação tecnológica que vem facilitando o dia a dia da logística internacional.

Leia mais: O que é a logística internacional? Como funciona?

Certamente, a logística internacional diz respeito à criação de valor para os clientes, pois um bom gerenciamento logístico reflete em entregas mais rápidas e confiáveis. E para agregar valor ao serviço é necessário que as empresas estejam sempre implementando novos processos e tecnologias.

Para saber mais sobre como melhorar o seu processo logístico das suas cargas internacionais continue a leitura!

Rastreio internacional: qual a importância?

O rastreio de cargas permite o monitoramento da mercadoria por todo o seu percurso, ou seja, você estará a par de tudo o que acontece com ela.

Isso inclui desde estar ciente do local onde a mercadoria se encontra até ser informado caso ocorra algum incidente com o transporte.

Estar inteirado sobre a situação da mercadoria em tempo real é essencial para um bom controle logístico das suas cargas internacionais.

Afinal, com o rastreio de cargas é possível identificar mais rapidamente qualquer problema e agilizar a tomada de decisão. Consequentemente, o monitoramento da mercadoria traz maior assertividade e eficiência.

O tracking também auxilia na automatização e otimização de tarefas, melhorando o desempenho dos processos e reduzindo custos.

Além disso, com esse serviço a os despachantes aduaneiros e comissárias de despacho podem aumentar sua credibilidade e conquistar a confiança do cliente. Pois ele traz maior exatidão em previsões, evita falhas e facilita a resolução de problemas.

Como a tecnologia contribui para o rastreio internacional de cargas?

Claro que a tecnologia tem muito a contribuir com o rastreio de cargas, assim como já contribui para diversos processos no comércio exterior.

Afinal, o uso de tecnologia diminui a margem de erro e aumenta a qualidade do serviço.

Tecnologias com foco no rastreamento de cargas são extremamente promissoras porque permitem o acesso a todas as informações relacionadas à logística internacional e aduaneira, incluindo transbordos e remoções específicas.

Com a ajuda de soluções focadas no agrupamento de informações integradas ao GPS, os softwares de monitoramento em geral costumam não desapontar.

Na prática, o software de monitoramento fornece alertas e atualizações sobre o status da carga e notificações em caso de atrasos ou intercorrências.

Além disso, o sistema gera relatórios que revelam insights estratégicos, como avaliação do melhor trajeto e otimização do espaço.

Lembrando que quem não acompanha as inovações tecnológicas do mercado acaba ficando para trás e perdendo clientes, já que estes vão sempre escolher o fornecedor que lhes trará mais benefícios.

Benefícios de um software de rastreio de cargas

O rastreio de cargas não existe apenas para o acompanhamento do transporte. Há muitos outros benefícios que sua empresa pode obter com o uso de um software de rastreio. Como, por exemplo, agilizar os processos aduaneiros e reduzir seus custos.

Leia também: Como o tracking aduaneiro ajuda a reduzir custos?

O sistema de rastreamento de cargas permite visibilidade de ponta a ponta de todo o processo de forma completamente online.

Além disso, provê uma visão centralizada dos embarques, de modo a não perder nenhum detalhe. Enfim, é visível o quanto o software de rastreio de cargas é uma ferramenta essencial para um bom controle da logística internacional e aduaneira.

Confira abaixo outros benefícios do rastreio de cargas:

Permite o acompanhamento em tempo real

O acompanhamento da carga em tempo real permite que todos os setores envolvidos no embarque tenham maior visibilidade de todo processo.

Isso porque com o software é possível saber desde o momento em que a carga saiu do porto de embarque até a previsão de chegada no destino.

Com toda certeza essa maior visibilidade dos embarques aumenta a confiabilidade no transporte. Pois, ao utilizar uma ferramenta que auxilia no acompanhamento das cargas, a empresa poderá informar ao cliente o local da mercadoria em tempo real e fornecer previsões mais precisas de chegada ao destino.

Melhora e agiliza o processo de decisão

O processo de tomada de decisão costuma ser difícil e pode ou tomar muito tempo ou fazer a empresa correr riscos altos.

Porém, a visualização dos embarques de forma integrada torna possível mapear os processos, analisar o desempenho de cada etapa e tomar decisões mais rápidas e embasadas de maneira precisa.

Por certo, o software de acompanhamento de carga traz maior segurança no momento de tomada de decisão, em virtude de este transmitir informações mais acertadas e transparentes sobre o transporte.

Permite a antecipação de problemas

Com o software também é possível se antecipar aos possíveis problemas, pois este informa caso ocorra qualquer alteração na rota traçada ou variação no tempo de entrega previsto.

Assim, a equipe operacional ganha tempo hábil para resolver a situação e continuar com o embarque sem maiores atrasos.

Ou seja, o sistema de rastreio de cargas auxilia na resolução de problemas com maior agilidade e precisão.

Da mesma forma, com todas essas informações em mãos, é mais fácil se preparar para receber a mercadoria. Além de poder se antecipar com os processos aduaneiros de liberação da carga e evitar custos adicionais.

Rastreie suas cargas internacionais com LogTracking

O LogTracking é uma solução da Logcomex voltada ao monitoramento dos embarques marítimos e aéreos com informações atualizadas em tempo real.

A plataforma 100% em nuvem permite a gestão completa dos embarques dos seus clientes de forma eficiente, com o acompanhamento de KPIs aduaneiros e antecipação de possíveis riscos da sua operação de supply chain.

Dentre os status atualizados na plataforma em tempo real, estão:

  • Carga manifestada
  • Carga descarregada
  • Presença de carga
  • Registro de DI
  • DI desembaraçada
  • Carga retirada do recinto

Obtenha status detalhados dos embarques e gerencie a sua operação com autonomia, segurança e eficiência. Fale com os nossos especialistas e saiba mais!

Conheça tudo sobre o despacho aduaneiro brasileiro

A Logcomex, analisando todas as informações disponíveis do setor, preparou o Panorama do Despacho Aduaneiro, trazendo as principais informações do mercado. Quer ler o material na íntegra gratuitamente? Então preencha o formulário abaixo!