Pode parecer que estamos falando de algo atual, mas, há muito tempo, não existem países que sobrevivem apenas com matérias primas e produtos “puramente” nacionais. Dessa maneira, uma das principais formas que a importação se coloca é a de nacionalização de produtos ou mercadorias.
Mas o que é esse processo? Ao longo deste artigo, você vai conferir os principais pontos desse assunto. Como:
Boa leitura!
Todo o processo de importação se divide em:
A nacionalização de produtos ou mercadorias acontece na terceira etapa, quando a importação for feita de maneira definitiva (ou seja, o produto ficará no Brasil e não será importado novamente).
Em poucas, nacionalização de produtos ou mercadorias é tornar nacional algo que foi importado de outros países.
Basicamente, o processo a libera para que o importador consiga utilizá-la em território nacional, seja para revender, modificar, uso próprio ou como base de outro produto.
Eles se diferenciam do produto nacional, que é totalmente produzido e modificado em território brasileiro. Além disso, os impostos que incidem sobre eles são diferentes também.
Para realizar a nacionalização de produtos ou mercadorias, é necessário seguir alguns passos:
Para realizar a nacionalização de mercadorias, é necessário:
O produto nacionalizado terá como tributos a serem pagos:
Como dissemos anteriormente, são inúmeros os benefícios da nacionalização de mercadorias. Aliás, é impossível pensar numa economia sem esse mecanismo de comércio exterior. Podemos listar alguns, como: