Descubra como uma empresa do ramo químico reduziu em 12% seus custos com armazenagem e demurrage

Logcomex ajuda empresa a reduzir em 12% custos com armazenagem e demurrage

Não é novidade que o comércio global é dinâmico. A novidade é o que pode acontecer caso a empresa importadora ou exportadora não esteja preparada para enfrentar as adversidades que se formam com rapidez no horizonte. Por isso, para lidar com esse desafio, mantendo o compromisso em manter a satisfação dos clientes, evitar a ruptura de estoque, aumentar a eficiência operacional, além de reduzir custos com armazenagem e demurrage, uma das maiores indústrias químicas do Brasil decidiu investir em tecnologia de ponta em suas operações de supply chain.

Nesse sentido, uma das soluções implementadas pela empresa foi a maior plataforma de visibilidade avançada da América Latina — da Logcomex. Ela foi selecionada pela empresa para a gestão dos seus embarques com informações mais eficientes e ágeis, atualizadas em real-time.

A empresa, uma das pioneiras do segmento químico, tem suas operações pautadas na produção e comercialização de uma ampla gama de produtos. Ela também possui uma média de 500 importações por mês, além de contar com um time de 60 colaboradores cuidando da gestão do supply chain.

Redução de atrasos na operação e custos extras com multas

O alto volume de embarques demanda um planejamento eficiente e previsível. Afinal, isso é fundamental para que a etapa de desembaraço aduaneiro e liberação da carga não impacte o fluxo logístico com atrasos e possíveis multas.

De acordo com o Time Release Study divulgado pela Receita Federal, o tempo médio de liberação da carga no modal marítimo é de 7,8 dias. Enquanto que, no modal aéreo, a média é de 5,8 dias.

Porém, pode-se reduzir ainda mais esse tempo médio com a entrega da documentação sem erros e dentro do prazo estipulado. Isso não só pelos agentes de carga, como também pelos importadores e exportadores. 

Além do alcance da eficiência operacional, outro ponto que inegavelmente merece atenção é a incidência nos canais de parametrização da Receita Federal.

“Um dos grandes desafios que estávamos enfrentando com certa frequência é relacionado com a incidência nos canais amarelo e vermelho no momento da parametrização da carga.  Aqui, a nossa gestão funcionava de forma analógica – podemos dizer assim – e isso acarretava em alguns erros e falhas no preenchimento de documentos que terminava parando a carga no momento da conferência. Isso gerava atraso na operação e muitas vezes custos extras com multas

Pelo menos é isso que comenta o Supply Chain Manager da empresa atuante na indústria química que optou por usar a Logcomex visando resolver este desafio.

Além do canal de parametrização, outro ponto comentado pelo profissional foi sobre a falta de previsibilidade operacional e o aumento de custos evitáveis.

O que pode ser uma das razões porque, segundo estudo da Gartner, 50% das empresas líderes globais investirão em soluções de visibilidade em tempo real.

Redução de custos com armazenagem e demurrage

Apesar das adversidades do mercado internacional — como o conflito no Leste Europeu que desencadeou uma crise energética com impacto na dinâmica dos preços, custos produtivos e logísticos — a cadeia produtiva do setor químico vem apresentando resiliência com a retomada de importações e exportações em grandes volumes.

Contudo, é fundamental ter atenção em cada etapa do fluxo para garantir uma melhor performance operacional com mais autonomia e menor custo

Para ajudar nesta missão, contar com uma plataforma SaaS, 100% em nuvem para gerenciar a operação de supply chain em 360º é a melhor saída.

Nesse sentido, o Supply Chain Manager da indústria química nos conta que, antes de iniciar o uso da plataforma de visibilidade de cargas em tempo real da Logcomex, sofria multas causadas principalmente por informações espalhadas em diferentes lugares.

“Por incrível que pareça, a gestão dos nossos embarques era feita de forma manual, em planilhas, documentos e até mesmo em e-mails utilizados como centralizador de informações, necessitando de várias pessoas envolvidas no processo, além de muito tempo para que uma informação fosse encontrada. O resultado? Desastroso. Já chegamos a pagar multa de demurrage em 30% dos embarques mensais porque não conseguimos controlar a utilização do contêiner e devolvê-lo a tempo.

Com uma média considerável de embarques mensais, o retorno sobre o investimento da empresa acabava por ser muito baixo. Principalmente devido às constantes multas ou gastos extras com armazenagem, falta de visibilidade sobre as rotas mais seguras e ágeis, além dos principais fornecedores.

A mudança de chave

Segundo o Supply Chain Manager da indústria química, após a implementação do LogManager foi possível controlar a situação. Ele conta que a empresa conseguiu reduzir em 12% os custos com armazenagem e demurrage usando a plataforma da Logcomex:

“Em 2022, a nossa empresa teve um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior. Apesar de estarmos vivenciando um momento incerto no cenário global agora em 2023 e sabermos que a nossa receita influencia 70% das movimentações internacionais, estamos focando na redução de despesas logísticas e multas, grandes fatores que influenciaram em nosso ROI. Portanto, o nosso foco está na eficiência operacional e sem tecnologias inovadoras e nova gestão destes processos, não alcançaremos o objetivo.”

O profissional explica ainda que o LogManager expandiu a forma de atuação da empresa:

“O processo de solução para tornar as nossas equipes mais eficientes e, com isso, alcançarmos o objetivo voltado à redução de custos logísticos, foi simples: criamos um processo junto com o LogManager e a equipe de Customer Success da Logcomex.

A solução encontrada

A solução encontrada foi a  integração do ERP da empresa com o processo de pedido emitido e recebimento do booking. O que permitiu a visualização da informação sobre o contêiner de ponta a ponta, até a saída do porto

A partir da notificação deste processo, houve o início da próxima etapa junto aos outros departamentos da companhia:

  • Produção/Logística/Financeiro/Setor Aduaneiro: com a utilização da I.A da Logcomex,  foi possível informar sobre a chegada das matérias-primas, trazendo previsibilidade e mitigando expectativas inexatas
  • Despachante Aduaneiro: agora, a empresa tem visibilidade sobre a data prevista de quando será manifestado o CE para agilização da documentação burocrática
  • Alertas: todos os contêineres da empresa agora possuem os alertas necessários para monitoramento de possíveis alterações de ETA
  • Manifesto da carga:  os processos foram otimizados com a verificação de documentações legais; disponibilidade de caixa para obrigações fiscais; aviso para as transportadoras; logística para o processo de estocagem; planejamento de linha de produção; forecast de estoque e pré-venda.

O resultado

Todas essas providências trouxeram um resultado surpreendentemente positivo, conforme nos conta o Supply Chain Manager da indústria química. Isso não só em redução de custos com armazenagem e demurrage, como em retorno sobre o investimento na plataforma da Logcomex:

“Com estes processos, reduzimos em 3 dias em média, a armazenagem das nossas cargas, além de conseguirmos reduzir 12% dos valores e multas de demurrage nos 3 primeiros meses de operação de 2023. Nosso ROI com o LogManager — plataforma da Logcomex — foi acima de 3.000% somente com estas reduções iniciais. É gratificante saber que existe uma empresa conceituada e focada em trazer soluções inteligentes para este mercado de supply chain que é tão dinâmico e competitivo.”

Conheça o LogManager

O LogManager é a maior plataforma de visibilidade avançada da América Latina voltada à gestão do supply chain de ponta a ponta, tanto na importação, quanto na exportação. 

A solução traz visibilidade avançada sobre o trânsito internacional com status atualizados em tempo real, controle sobre a demurrage e detention. Bem como redução de custos logísticos e aduaneiros, maior controle sobre a operação e engajamento dos players envolvidos.

Preencha o formulário abaixo e fale com nossos especialistas para descobrir como o LogManager pode transformar a maneira que a sua empresa faz negócios internacionais!