Entenda a importância de uma eficaz gestão de estoques na cadeia de suprimentos

A importância da gestão de estoques na cadeia de suprimentos

A gestão de estoques é uma das principais atividades da cadeia de suprimentos. Ela tem como objetivo garantir a disponibilidade dos produtos para atender às demandas dos clientes.

Nesse sentido, uma gestão eficiente é fundamental porque evita a falta ou excesso de itens. Além de proporcionar uma melhor utilização dos recursos e redução de custos

Basicamente, trata-se de um processo que envolve desde a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário, até a integração com outros setores e fornecedores. Dessa forma, é essencial para a cadeia de suprimentos e para o sucesso do negócio.

Nesse texto, mergulhamos no processo de gestão de estoques para ajudá-lo a otimizar os processos da empresa.

A gestão de estoques na cadeia de suprimentos é o processo que se ocupa de gerenciar o armazenamento e o fluxo dos produtos nas empresas.

É essencial para garantir que a quantidade certa de produtos esteja disponível no momento adequado e em locais apropriados. Isso ajuda a evitar a falta ou o excesso de estoque, maximizando a eficiência e reduzindo custos.

Contudo, para ter uma gestão de estoques eficiente na cadeia de suprimentos, é necessário estabelecer sistemas de controle e monitoramento. Assim, pode-se registrar o fluxo de entrada e saída dos produtos.

Com isso, é possível avaliar a demanda e prever quando os produtos precisarão ser reabastecidos.

A gestão de estoque também envolve a adoção de metodologias para organizar os produtos. Como, por exemplo, a utilização de códigos de barras, etiquetas de identificação e categorização por tipo ou data de validade.

Leia mais: Como ter um SCM eficaz no comex?

Qual a importância da gestão de estoques na cadeia de suprimentos?

A gestão de estoque é fundamental para o sucesso de qualquer empresa na cadeia de suprimentos. Afinal, trata-se da administração eficiente dos produtos, por meio do registro preciso do fluxo de entrada e saída de mercadorias. O que permite a otimização do uso dos recursos e a minimização da necessidade de investimentos. 

No entanto, muitas empresas ignoram a importância desse processo por não conhecerem os princípios básicos de uma boa administração.

Por isso é fundamental que a organização tenha uma gestão de estoque eficiente, que facilite as tomadas de decisões e minimize custos gerados pelo processo.

Além disso, investir em uma gestão de estoque bem planejada e organizada é um passo importante para potencializar a rentabilidade e a estrutura de negócios.

Aqui estão alguns benefícios importantes da gestão de estoques:

Atender com eficiência às demandas da produção

Atender com eficiência às demandas da produção é um dos principais benefícios de uma gestão de estoque eficiente na cadeia de suprimentos.

Afinal, quando a empresa possui um controle adequado do seu estoque, pode prever e programar a quantidade de produtos necessários para a produção. O que, como resultado evita atrasos e interrupções no processo produtivo.

Além disso, uma gestão de estoque eficiente na cadeia de suprimentos permite a identificação de gargalos no processo produtivo.

Por exemplo, se há uma alta demanda por um produto específico, mas o estoque está baixo. É possível priorizar a produção deste produto para atender a demanda dos clientes.

Aperfeiçoar o processo de compras

Outro benefício da eficaz gestão de estoques na cadeia de suprimentos é a possibilidade de aperfeiçoar o processo de compras da empresa.

Com um controle adequado do estoque, é possível prever as demandas de produtos e materiais, planejando com antecedência as compras e evitando aquisições desnecessárias.

Isso permite que a empresa reduza os custos de estoque e de armazenagem, além de evitar desperdícios.

Além disso, a gestão de estoque permite às empresas negociar melhores condições com os fornecedores, uma vez que têm um conhecimento mais preciso da sua necessidade de compra.

Com isso, é possível obter melhores preços e prazos de pagamento, reduzindo os custos de aquisição dos produtos.

Fornecer dados para indicadores

A gestão de estoques na cadeia de suprimentos também é fundamental para fornecer dados precisos para os indicadores da empresa. Especialmente aqueles relacionados ao ciclo econômico, operacional e financeiro. Veja o porquê:

Estabelecer e estimular o ciclo econômico

Ao estabelecer e estimular o ciclo econômico da empresa, a gestão de estoques na cadeia de suprimentos permite que a organização se adapte melhor às flutuações do mercado. Garantindo assim que tenha produtos em estoque para atender a demanda dos clientes em períodos de alta procura.

Além disso, a gestão de estoque também ajuda a prever as necessidades de compra, permitindo que a empresa se prepare para períodos de baixa procura, evitando o excesso de estoque.

Criar um ciclo operacional

Ao criar um ciclo operacional mais eficiente, a gestão de estoques na cadeia de suprimentos permite que a empresa reduza os custos e aumente a produtividade.

Isso porque, com um controle adequado do estoque, é possível evitar a falta de produtos ou a duplicação de pedidos. O que, por sua vez, melhora a eficiência da cadeia de suprimentos e, como já dito, evita desperdícios.

Definir melhor o ciclo financeiro ou de caixa

Por fim, a gestão de estoques na cadeia de suprimentos também ajuda a definir melhor o ciclo financeiro ou de caixa da empresa.

Isso porque permite às organizações calcular com mais precisão os custos de armazenamento e as despesas com aquisição de produtos.

Assim, a empresa pode reduzir os custos de estoque e aumentar o giro de estoque. Liberando, dessa forma, capital para outras áreas do negócio.

Benefícios da gestão eficiente de estoques na cadeia de suprimentos

Investir em uma gestão de estoque adequada na cadeia de suprimentos pode gerar inúmeros benefícios para uma empresa.

Além de garantir níveis adequados, a gestão de estoque ajuda a otimizar o uso dos recursos, evitando que produtos fiquem parados por muito tempo. Diminuindo com isso, ainda, a necessidade de investimentos.

Sem falar que, com uma gestão de estoque eficiente, é possível tomar decisões de forma mais ágil e assertiva, garantindo a continuidade das operações e maximizando a rentabilidade do negócio de diversos modos:

Redução de custos

A redução de custos é o principal benefício da gestão eficiente do estoque na cadeia de suprimentos. Afinal, com um controle preciso de entrada e saída de produtos, é possível evitar desperdícios e perdas. Garantindo, assim, que os recursos financeiros da empresa sejam investidos de forma mais inteligente.

Suporte para as compras

A gestão de estoque na cadeia de suprimentos pode fornecer um suporte valioso para as compras da empresa.

Isso porque, com um controle mais preciso dos níveis de estoque, é possível identificar a necessidade de aquisição de novos produtos com antecedência. Assim, evitando a falta de insumos e a necessidade de compras de emergência, que geralmente são mais caras.

Otimização da eficiência operacional

A otimização da eficiência operacional também é um benefício importante da gestão de estoque na cadeia de suprimentos.

Afinal, com um controle mais preciso dos produtos, a empresa pode melhorar seus processos de armazenagem, distribuição e produção. Garantindo, dessa forma, um fluxo de trabalho mais eficiente e reduzindo o tempo de espera dos clientes.

Melhor controle de fornecedores

A eficiente gestão de estoques na cadeia de suprimentos também resulta em melhor controle de fornecedores.

Isso porque, com um controle rigoroso do estoque, a empresa pode identificar quais fornecedores entregam os produtos com mais qualidade e pontualidade.

O que pode ser utilizado como um critério importante na hora de escolher fornecedores para novas compras.

Controle de custos e perdas

Por fim, a gestão eficiente de estoque pode prevenir perdas e prejuízos, já que permite identificar rapidamente produtos que estão vencidos, danificados ou obsoletos. Evitando, com isso, que eles sejam vendidos e gerem insatisfação dos clientes.

Além disso, com um controle mais rigoroso dos custos, a empresa pode evitar gastos desnecessários e manter um fluxo de caixa saudável. 

Indicadores da gestão de estoques na cadeia de suprimentos

Os indicadores da gestão de estoques são importantes para monitorar seu desempenho na cadeia de suprimentos e identificar possíveis problemas ou oportunidades de melhoria.

Confira os principais indicadores:

Giro do estoque

O primeiro indicador é o giro do estoque, que mede a velocidade com que o estoque é vendido e reposto. Um alto giro indica uma boa gestão, enquanto um baixo giro pode indicar problemas como excesso de estoque ou falta de demanda.

Ruptura de estoque

A ruptura de estoque é outro indicador importante, pois mede a frequência com que um produto fica indisponível para o cliente.

Uma alta taxa de ruptura pode indicar problemas de planejamento ou de suprimento de estoque.

On Shelf Availability – OSA

O indicador de On Shelf Availability (OSA) mede a disponibilidade do produto nas prateleiras, identificando as causas da ausência do produto. Portanto, também é fundamental para garantir a satisfação do cliente.

Perdas no estoque

As perdas no estoque também são uma métrica importante, pois representam uma perda financeira para a empresa. Essas perdas podem ocorrer por diversos motivos, como roubo, danos ou prazo de validade expirado.

Taxa de retorno

A taxa de retorno mede o número de produtos devolvidos pelos clientes. Essa métrica pode indicar problemas de qualidade ou insatisfação do cliente.

Tempo de reposição

Por fim, o tempo de reposição é um indicador que mede o tempo que leva para repor um produto no estoque.

Sendo que um tempo de reposição longo pode impactar negativamente a satisfação do cliente e reduzir as vendas.

Ao monitorar esses indicadores, a gestão de estoque pode identificar oportunidades de melhoria e agir proativamente para reduzir os custos e aumentar a eficiência operacional.

Como fazer a gestão de estoques com eficiência na cadeia de suprimentos?

A gestão do estoque com eficiência é fundamental para otimizar a produção e atingir todos os benefícios das estratégias de estoque para sua empresa.

Separamos algumas estratégias nesse sentido:

Observe a curva ABC

Uma delas é a análise da curva ABC, que permite a classificação dos produtos em relação à sua importância para o negócio.

Dessa forma, é possível focar em produtos de maior relevância e adotar uma estratégia diferenciada para cada grupo.

Tenha previsibilidade de demanda

Outra dica é ter previsibilidade de demanda, que pode ser alcançada através da análise de dados históricos de vendas e da projeção de demanda para períodos futuros.

Com isso, é possível evitar a falta ou excesso de itens no estoque, que pode gerar prejuízos financeiros para a empresa.

Evite falta ou excesso de itens

A falta ou o excesso de itens em estoque pode prejudicar o desempenho financeiro da empresa. Por isso, é fundamental encontrar um equilíbrio que permita atender às demandas do mercado sem gerar desperdícios.

Faça o inventário de materiais

O inventário é uma atividade que consiste em contar e registrar todos os produtos que estão em estoque. Essa prática é fundamental para identificar possíveis desvios e ajustar a gestão de estoque de forma mais precisa.

Integre o setor de estoque com outras áreas

A gestão de estoque deve estar alinhada com as demais áreas da empresa, como vendas, produção e finanças. Isso permite uma visão mais abrangente do negócio e facilita a tomada de decisões.

Tenha um processo bem definido na reposição dos produtos

É importante ter um processo claro e padronizado para solicitar, receber e armazenar novos produtos. Isso ajuda a evitar erros e perdas, além de otimizar o tempo e os recursos envolvidos.

Trabalhe com fornecedores confiáveis

Escolher fornecedores confiáveis e de qualidade é fundamental para garantir a disponibilidade e a qualidade dos produtos em estoque.

Além disso, estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores pode trazer benefícios adicionais, como melhores condições de pagamento e prazos de entrega mais favoráveis.

Principais erros (que devem ser evitados) na gestão de estoques na cadeia de suprimentos

Os erros comuns na gestão de estoque são grandes entraves à qualidade do trabalho da empresa. Afinal, um erro pode influenciar negativamente toda a cadeia de suprimentos, afastando o cliente e prejudicando a imagem do negócio e, consequentemente o faturamento.

Portanto, observar os principais erros é muito importante para evitar perdas desnecessárias.

Negligenciar a sazonalidade

O erro mais comum é a negligência em relação à sazonalidade dos produtos. Em outras palavras, não levar em consideração que a demanda pode variar de acordo com o período do ano ou eventos específicos. O que pode resultar em falta ou excesso de estoque.

Desvalorizar a negociação

Outro erro é desvalorizar a negociação com fornecedores, o que pode afetar negativamente a qualidade dos produtos ou os prazos de entrega. 

Desalinhamento com as mudanças da demanda

É muito importante ter alinhamento com as mudanças na demanda, evitando ficar com um excesso de produtos que não estão mais sendo procurados. Ou mesmo deixar de atender a demanda atual, produzindo desperdício de produtos.

Falta de integração com outros setores

A falta de alinhamento com as mudanças da demanda e a falta de integração com outros setores da empresa podem levar a problemas de comunicação e ações descoordenadas, levando ao erro de estoque.

Não investir em tecnologia

Não investir em tecnologia é um erro que pode impedir a empresa de acompanhar a concorrência e a evolução do mercado. Além de dificultar o gerenciamento eficiente dos estoques.

Nesse sentido, a adoção de soluções tecnológicas como sistemas inteligentes pode ajudar a evitar esses erros e aprimorar a gestão de estoque.

Leia mais: Como fazer o controle de Lead Time no supply chain

Tendências para a gestão de estoques na cadeia de suprimentos

A gestão de estoques é uma área que está em constante evolução, e algumas tendências têm surgido para otimizar o processo e melhorar a eficiência das empresas.

Separamos as principais delas pra você ficar por dentro e avaliar os próximos passos do seu negócio.

Big Data e Internet das Coisas (IoT)

O uso de Big Data e Internet das Coisas (IoT), que permite a coleta de uma grande quantidade de dados sobre o estoque e possibilita uma análise mais precisa sobre a demanda e a previsão de estoque.

Cloud computing

Por fim, a utilização da tecnologia de cloud computing para armazenar os dados do estoque vem se tornando cada vez mais comum. Isso permite o acesso aos dados em tempo real, além de possibilitar o trabalho remoto e a redução de custos com infraestrutura de armazenamento de dados.