Saiba tudo sobre a Golden Week China e descubra como preparar sua operação no comex para a Semana Dourada

Como a Golden Week China afeta o comex? Como me preparar?

Como um dos maiores e mais importantes mercados do mundo, a China enfrenta uma enorme pressão para manter um certo nível de produtividade e eficiência para manter a cadeia de suprimentos global lubrificada, funcionando e estável. De fábricas e armazéns a portos, terminais e muito mais, os trabalhadores chineses em todos os setores logísticos trabalham longas horas durante todo o ano para garantir a manutenção da rede de suprimentos em todo o mundo. Mas, duas vezes por ano, o maior exportador do mundo se permite uma pausa: na chamada Golden Week.

O que é Golden Week?

Para quem ainda não é muito experiente no comex, é comum não saber o que é a Golden Week. Em suma, é um feriado nacional chinês que impacta a cadeia de suprimentos mundial dada a grandeza das relações comerciais internacionais chinesas.

Há duas pausas de uma semana na China – uma em cada metade do ano. A primeira, conhecida como Semana Dourada do Ano Novo Lunar Chinês ocorre no início do ano em janeiro/fevereiro para dar às pessoas tempo livre para celebrar o Ano Novo Chinês.

A segunda — a Semana Dourada do Dia Nacional da China — faz parte das comemorações do dia nacional do país e acontece em outubro, bem no meio da alta temporada de embarques.

Dada a influência da China no mercado global e no comércio mundial, esse intervalo — embora antecipado — tem o potencial de complicar as operações da cadeia de suprimentos e causar atrasos logísticos no mundo todo.

Quando é a Golden Week na China?

Outra dúvida que acomete os iniciantes no comércio global, sobretudo os que negociam com a China, é quando é a Golden Week 2023. Pois bem, o feriado acontece na primeira semana de outubro de cada ano para celebrar a fundação da República Popular da China. Em outras palavras, ocorre anualmente de 1º a 7 de outubro.

O que acontece durante a Golden Week?

Durante a Semana Dourada na China, os trabalhadores fazem uma pausa na agitação da vida. Multidões de viajantes lotam trens, ônibus, aeroportos, para chegar em casa para visitar suas famílias ou viajar.

Enquanto a China lida com a logística de viagens de seu feriado, o resto do mundo lida com o impacto que isso tem na logística da cadeia de suprimentos.

Ao longo da Semana Dourada, fábricas em todo o país fecham e a produção fica paralisada. Da mesma forma, nos portos e terminais, o trabalho e o pessoal são reduzidos ao mínimo.

Com as operações funcionando em uma pequena fração da velocidade total, os níveis de produtividade e eficiência diminuem e torna-se logisticamente impossível para exportadores e importadores fazerem seus produtos entrarem e saírem da China. Isso significa que toda a ação deve ocorrer antes do início das festividades.

Como a Golden Week afeta o comex?

Durante as semanas que antecedem a Semana Dourada, a China vive um frenesi comercial. A demanda por exportações chinesas aumenta significativamente, levando os armadores a anunciar cortes de serviço para acomodar essa corrida. 

Mesmo após o feriado chinês de uma semana, a capacidade limitada e os cancelamentos de viagens persistem, resultando em atrasos que podem durar meses se as mercadorias não forem movidas a tempo.

Os impactos se estendem globalmente, congestionando portos e aeroportos chineses. Isso leva a atrasos no carregamento e descarregamento de navios e no movimento de contêineres, causando um aumento nos preços do frete aéreo e ferroviário. 

Além disso, os efeitos se estendem aos países vizinhos, como Tailândia e Japão — com alto turismo chinês — que enfrentam aumentos consideráveis nos preços de serviços turísticos devido à demanda adicional.

A disparidade entre importações e exportações durante a Semana Dourada também leva a estratégias tarifárias distintas. Armadores maiores mantêm tarifas para evitar quedas, enquanto os menores reduzem suas taxas, levando a portos congestionados e atrasos nas cargas. Por isso, preparação cuidadosa e entendimento dessas dinâmicas tornam-se cruciais para evitar interrupções nas operações logísticas globais.

Como se preparar para a Golden Week?

Para garantir que suas remessas cheguem a tempo durante a Semana Dourada, é importante planejar. Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas preciosas sobre como se preparar para o feriado chinês:

Planeje com antecedência 

Comece a planejar a Golden Week com antecedência. Lembre-se de que muitas empresas vão fechar e o transporte será mais limitado, portanto, leve em consideração o tempo extra para que suas remessas cheguem.

Além disso, reserve com antecedência para garantir espaço. O ideal é que isso seja feito pelo menos três semanas antes. Esse é o tempo mínimo que você precisa para reservar sua carga com antecedência para garantir espaço. Dada a alta demanda e a luta por espaço, ou você faz a reserva o mais rápido possível ou vai ter de pagar um alto custo para garantir um lugar.

Considere tipos de contêiner alternativos

Como o tipo de contêiner mais cobiçado, os contêineres de 20 pés costumam ser os primeiros a serem reservados. O que faz sentido, já que durante o período imediatamente anterior à Golden Week, a demanda geralmente supera a oferta. Assim, torna-se extremamente desafiador garantir um contêiner de 20 pés.

Como solução alternativa, considere outros tipos de contêiner, incluindo o contêiner de 40 pés. Mesmo que o espaço extra seja desnecessário, a menor demanda por 40 pés às vezes pode garantir melhores tarifas e disponibilidade.

Outros contêineres não padronizados, como os contêineres open top, flat racks e reefers, também podem ser difíceis de proteger, pois a disponibilidade já é escassa — mesmo durante as estações fora de pico.

Caso você trabalhe com esses contêineres fora do padrão, o ideal é reservar com antecedência para garantir a disponibilidade. Considere também outros equipamentos necessários para o transporte adequado do seu contêiner — como portões de elevação, rampas e demais equipamentos especiais.

Tenha um plano de contingência

Sempre se prepare para atrasos e tenha um plano de contingência em vigor. Afinal, uma vez que suas remessas estejam em trânsito, podem ocorrer atrasos imprevistos. Neste sentido, um plano de contingência vai ajudar a garantir que suas cargas cheguem no prazo, apesar dos atrasos. Seguir essas dicas ajudará você a evitar quebras em sua cadeia produtiva durante o feriado.

Como uma plataforma de data analytics pode te ajudar a se preparar para a Golden Week?

Com o Logcomex NCM Intel você tem acesso a informações estratégicas de todo o mercado, incluindo relatórios atualizados com base nas mercadorias importadas, rotas utilizadas, modais de transporte, valores de frete e ainda mais!

Assim, você tem uma visão detalhada do setor para analisar as importações e exportações realizadas no período e garantir um planejamento assertivo para a Golden Week, evitando atrasos e interrupções na sua operação.

Quer ver uma demonstração de como a ferramenta pode te ajudar a identificar tendências e sazonalidades e se preparar com antecedência, evitando atrasos e garantindo a fluidez de suas operações mesmo nos prolongados feriados chineses? Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Falar com um especialista! Preencha os campos abaixo!