Saiba mais sobre a importação de carros antigos

importação-de-carros-antigos-2020

Saiba mais sobre a importação de carros antigos

Para os colecionadores e apaixonados por carros, os veículos de décadas anteriores são considerados clássicos e, por isso, estão presentes em muitas das listas de desejos de consumo. A importação de carros antigos acaba sendo a solução para a realização desse sonho.

Atualmente, a importação de carros usados não é autorizada no Brasil, porém, os veículos antigos são uma exceção à regra. De acordo com a lei, é preciso que o carro tenha mais de 30 anos desde a data da sua fabricação para que ele seja considerado antigo.

Mas, o que é necessário para a importação desses veículos? E, ainda, quais são os números de importação para os modelos mais cobiçados? Neste artigo do Blog da Log, você vai ter a resposta para essas e outras perguntas! Vamos lá?

Como funciona a importação de carros antigos?

O processo de importação de veículos no Brasil é repleto de tributos e trâmites. Para os veículos antigos, a situação não é diferente: o prazo mínimo para que esse automóvel seja trazido a território nacional gira em torno de três meses. 

Além disso, é esperado que o valor desse automóvel fique bem acima daquilo que é pago quando ele é adquirido em seu país de origem. 

A NCM correta para a importação vai depender do modelo a ser comercializado, porém, sob a posição 8703 (Automóveis de passageiros e outros veículos automóveis principalmente concebidos para transporte de pessoas), é possível observar algumas variações mais comuns:

  • 8703.24.10: automóveis de até 6 passageiros com motor de explosão e com cilindrada superior a 3.000 cm3;
  • 8703.24.90: automóveis para mais de 6 passageiros com motor de explosão e com cilindrada superior a 3.000 cm3.

Para que a importação seja possível, é necessária anuência do Ibama — que irá analisar se o veículo já possui autorização do LCVM (Licença para Uso da Configuração do Veículo ou Motor) — e do Decex — que vai avaliar as condições comerciais, como por exemplo se o veículo se enquadra na categoria descrita.

Carros antigos: números de importação

Para que você possa entender melhor sobre o volume e tendência de importação desses produtos, realizamos uma pesquisa em nossa ferramenta de inteligência para a importação e coletamos dados sobre veículos antigos. Olha só:

De janeiro de 2020 até dezembro de 2020, a importação desses automóveis movimentou mais de 1,17 milhões de dólares, divididos em 86 registros. Esse valor representou 11% a menos que o ano anterior. 

O pico de importação de carros antigos foi o mês de janeiro, que movimentou $ 244 mil dólares em valor FOB:

importação-de-carros-antigos-tendência-2020-logcomex

Gráfico de tendência para a importação de carros antigos de janeiro a dezembro de 2020. Fonte: Search, Logcomex.

Observando o ranking de países de aquisição para as importações, é possível perceber que Estados Unidos ocupa o primeiro lugar, logo seguido da Alemanha:

importação-de-carros-antigos-países-de-aquisição

Ranking de países de aquisição para a importação de carros antigos no ano de 2020. Fonte: Search, Logcomex.

Para importar os veículos, o modal mais utilizado foi o marítimo, que apresentou mais de 97% dos registros:

modais-de-transporte-importação-de-carros-antigos

Modais de transporte para a importação de carros antigos em 2020. Fonte: Search, Logcomex.

Já se tratando das unidades de desembaraço para as mercadorias, o Porto de São Francisco do Sul ocupou o primeiro lugar como ponto de entrada dos veículos no Brasil:

unidades-de-desembaraço-importação-de-carros-antigos

Ranking das unidades de desembaraço para a importação de carros antigos. Fonte: Search, Logcomex.

Modelos mais importados em 2020

Entre os 86 registros de importação realizados de janeiro a dezembro do ano anterior, é possível ver o nome de diversas marcas clássicas e que fazem parte do sonho de consumo de muitos amantes de carros: Jaguar, Ferrari, Cadillac, Bentley, Porsche…

Porém, analisamos a descrição dos registros de importação — uma possibilidade oferecida pela plataforma da Logcomex — e observamos quais foram os modelos mais importados. Preparamos o  TOP 5 para você conferir:

Porsche 911

Produzido desde 1964, o Porsche 911 tem sido modificado e reinventado. Em seu ano de lançamento, o automóvel contava com 4 lugares e motor com seis cilindros. 

porsche-911-importação

Ford Mustang

Com seu primeiro protótipo apresentado em 1962, o Ford Mustang foi inspirado no avião de caça americano P-51 Mustang. 

ford-mustang-importação

Nova call to action

Cadillac Eldorado

Esse clássico conversível de porte grande começou a ser fabricado em 1953 e contava com motor V8 OHV de 5.4 Litros 331 in³. Até hoje é muito cobiçado por colecionadores.

Chevrolet Corvette

A primeira das sete gerações do famoso Chevrolet Corvette teve início em 1953 e era equipada inicialmente com motor de 235 polegadas cúbicas(3.859 cm³) e seis cilindros em linha.

chevrolet-corvette-importação

Austin Seven

Sendo o mais antigo da lista, o Austin Seven foi produzido inicialmente em 1922 e contava com motor de quatro cilindros em linha com válvula lateral de 696 cc.

austin-seven-importação

Tenha acesso a dados do mercado de importação

Todos os dados de importação mostrados nesse artigo foram retirados do Search, uma plataforma de inteligência para a importação desenvolvida pela Logcomex. 

Nela, é possível realizar consultas por NCM, descrição do produto, provável importador, país de aquisição e muitos outros filtros.

Ter acesso a dados do mercado vai levar sua estratégia de importação para outro patamar. Saiba mais sobre as possibilidades que a Logcomex pode oferecer para o seu negócio.

Nova call to action