Saiba tudo sobre a licença flex

Licença flex: como afeta o processo de importação?

A modalidade de “licença flex” na importação é uma abordagem inovadora. Seu objetivo é agilizar e simplificar os procedimentos de importação de produtos, reduzindo a burocracia e promovendo maior eficiência nos processos comerciais internacionais. 

Essa abordagem busca flexibilizar os requisitos tradicionais de licenciamento. Permitindo que empresas realizem importações de determinados produtos com maior agilidade e dinamismo. Isso sem comprometer a segurança ou qualidade dos produtos que adentram o país. 

A licença flex se tornou uma alternativa estratégica para impulsionar o comex e fomentar a economia. Além de garantir que as empresas aproveitem oportunidades globais com maior eficiência. 

Neste contexto, exploraremos os principais aspectos e benefícios da licença flex importação e exportação.

O que é licença flex?

A licença flex propõe simplificar a rotina e reduzir custos de empresas que precisam de anuência para comercialização com outros países. Seja através da importação ou exportação. 

Desde o dia 28/06/2023, as empresas brasileiras podem contar com esse serviço. 

A mudança passou a valer com o Decreto 11.577, publicado no Diário Oficial da União. Este pode ser acessado e utilizado através do Portal Único do Comércio Exterior.

A licença substituirá centenas de documentos e também permitirá que apenas uma autorização seja utilizada para várias trocas comerciais internacionais. 

Consequentemente, essa unificação gerará mais agilidade e economia para as empresas que obtiverem o documento. 

Portanto, a licença flex vem para economizar tempo, custos e recursos das empresas através de uma unificação da sistemática. 

Leia mais: Quais as mudanças trazidas pelo Portal Único Siscomex? Descubra!

Como funciona na prática?

O objetivo da licença é facilitar a vida de quem trabalha com o comex e otimizar o serviço a curto e longo prazos. 

Por exemplo, uma empresa que importa células fotovoltaicas para o Brasil três vezes por semana. Ela gasta R$ 53,53 de documento para cada serviço e pode economizar mais de sete mil reais por ano, caso obtenha a licença. 

Além da agilidade em ter apenas um documento para o período todo, ao invés de um para cada importação. O que geraria 144 documentos diferentes.  

Pensando em uma licença flex com validade de quatro anos, a economia seria em torno de 30 mil reais. E evitaria a produção de mais de 570 documentos. 

O prazo é outra vantagem: com a autorização em mãos é possível dar continuidade no serviço. Podendo seguir com as negociações de forma direta, ao invés de esperar autorizações e liberações dos órgãos fiscalizadores a cada novo serviço. Ou seja, um prazo médio que varia de 15 a 35 dias. 

O decreto centraliza o preenchimento de formulários e a entrega de dados ou informações.

Isso será feito através do Portal Único de Comércio Exterior. Dispensando, assim, o importador ou exportador de esclarecimentos a diferentes órgãos ligados ao processo do comex. 

A medida regulamenta dispositivo da Lei 14.195 de 2021 e a implementação da mudança será gradual, conforme o MDIC. 

Vale a partir de hoje (1º de setembro de 2023) para exportadores e até 1º de março de 2024 para importadores. 

Como interfere no processo de importação?

Segundo publicação do Governo Federal, a inovação, formalizada com a inserção do artigo 5-A no Decreto 660/92, compõe o Novo Processo de Importação. Este vem sendo implementado no âmbito do Programa Portal Único de Comércio, projeto estratégico do Ministério da Fazenda e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Que é, aliás, cogerido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e pela Secretaria de Comércio Exterior. 

Na prática, o importador emite os licenciamentos através do módulo LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos). 

Além disso, ficarão associados aos produtos do Catálogo de Produtos das empresas. Podendo, assim, ser vinculados a diversas Duimp (Declaração Única de Importação), de acordo com as condições de cada licença. 

Logo, o Novo Processo de Importação (NPI) é o projeto de reestruturação, simplificação e desburocratização das importações brasileiras. 

Onde a licença flex não se aplica?

Mesmo sendo positiva, existem algumas situações que podem restringir o uso da licença flex. 

Segundo determinação do Decreto nº 11.577/2023, referente ao artigo 5ºA, as exceções são:

  • quando o órgão responsável pela licença ou autorização determinar que o risco é suficientemente elevado para demandar que cada operação de exportação ou de importação seja controlada por meio de licenciamento ou autorização individual;
  • quando houver determinação em lei ou em acordo internacional firmado pelo Brasil que imponha a obrigatoriedade da licença ou autorização para cada operação de exportação ou de importação;
  • quando as características específicas do produto ou da operação objeto de licença ou autorização demandarem que seja integralmente declarada em somente uma declaração única de exportação ou de importação;

quando, para a operação em questão, não houver disponibilidade de solução do Portal Único de Comércio Exterior para a emissão de licença ou autorização que ampare operações relativas a mais de uma declaração única de exportação ou de importação.

Conforme a normativa, órgãos e entidades públicas não poderão exigir o preenchimento de formulários ou apresentações de documentos, dados ou informações por qualquer outro meio que não o Portal Único de Comércio Exterior.

Vantagens da licença flex

A licença flex é uma importante ferramenta do Governo com foco em desburocratizar o comex brasileiro e aumentar a competitividade das empresas do setor. 

É uma iniciativa do Ministério da Fazenda e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio para simplificar e agilizar processos de importação e exportação. 

Abaixo separamos algumas de suas principais vantagens. 

Redução de custos

A nova medida anunciada pelo Governo possui esse pilar de sustentação, pois deverá substituir vários procedimentos padrões. Como, por exemplo, passar por vários órgãos e setores. 

Além de viabilizar, através de uma única medida, o que precisaria ser pago diferentes vezes por cada operação. 

Logo, menos custos por conta da centralização, poupando tempo e dinheiro para a empresa. 

Menos burocracia, mais flexibilidade logística

Com emissão baseada em prazos, quantidades ou valores das operações, a licença flex pode substituir centenas de documentos. Diminuindo, assim, custos. 

Além de permitir flexibilidade logística para realização de exportações e importações de forma consolidada ou gradual ao longo do tempo. 

Ou seja, através de uma normativa é possível substituir a emissão de dezenas de documentos para as várias operações. 

Agora, um documento possui prazo de validade e pode servir para diversas operações. Mais agilidade e flexibilidade no negócio. 

Uma só licença, várias vendas

Ainda segundo texto do portal GOV, também pode-se aproveitar a licença flex exportação para realização de mais de uma venda externa. 

Embora a maioria dos órgãos anuentes no comércio exterior não cobre taxas para autorizar exportações, a facilidade agiliza operações e diminui a carga burocrática.

Um caso em que se aplica a simplificação é a exportação de medicamentos de controle nacional. Esta requer autorização prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes da melhoria, a cada embarque, as empresas interessadas precisam apresentar registro do medicamento para ter sua exportação liberada pela Agência.

Com as novas regras, esses exportadores passaram a obter a autorização com validade de três anos. Tornando, assim, desnecessária uma nova análise pela Anvisa a cada transação.

A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destacou a importância da inovação: 

“Para o setor privado, custos e burocracia associados a taxas exigidas por órgãos anuentes constituem um dos entraves mais críticos ao comércio exterior. Com a Licença, além da redução de despesas com licenças, há a diminuição de outros custos com conformidade documental e armazenamento das cargas”.

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior MDIC

Centralização do Portal Único do Comex

Órgãos e entidades públicas só poderão exigir preenchimento de formulários ou apresentação de documentos/dados/informações pelo Portal Único de Comércio Exterior do Siscomex. Sem exceções. 

É a primeira vez que um ato normativo do governo federal apresenta prazos para centralização de requisitos burocráticos envolvendo transações comerciais externas do Brasil. 

Garantindo, assim, que o Portal Único do Comex seja interface exclusiva de contato entre governo e operadores privados para realização de exportações e importações.

Otimize suas importações e exportações com a Logcomex

Quer otimizar ainda mais seu processo de importação e exportação? Conte com as soluções Logcomex! Com elas você ganha agilidade e economia em seus processos, alavancando seus negócios no comex.

Se você atua na importação, clique aqui para conhecer nossas soluções para importadores.

Agora, se você trabalha com exportação, pode conhecer nossas soluções para exportadores neste link.